26/4/2023 07:05

'Trabalho e silêncio': Técnico do Remo veta 'festa', mantém pés no chão e conta estratégia para 'final' contra o Corinthians

Técnico do Remo, Marcelo Cabo conversou com exclusividade com o ESPN.com.br…

'Trabalho e silêncio': Técnico do Remo veta 'festa', mantém pés no chão e conta estratégia para 'final' contra o Corinthians

Depois de vencer o Corinthians no Mangueirão e abrir vantagem de dois gols contra o Corinthians, em confronto pela terceira fase da Copa do Brasil, o Remo agora visita o Timão. E a equipe de Belém-PA tentará buscar a classificação em plena Neo Química Arena, nesta quarta-feira (26), a partir das 21h30 (de Brasília).

E apesar da boa vitória conquistada diante de sua torcida, após uma boa atuação do Remo, que foi superior ao Corinthians durante os primeiros 90 minutos do confronto, o técnico Marcelo Cabo prega um clima de "silêncio e trabalho", visando a confirmação da vaga para as oitavas de final da competição. E, agora, ao invés de Fernando Lázaro, o técnico que estará do outro lado será Cuca, que comandará o seu segundo jogo à frente do Timão.

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, o técnico de 56 anos revelou quais foram as estratégias do Remo para largar na frente no confronto e contou as suas estratégias para o Leão Azul manter o nível de atuação da primeira partida e avançar. E para o clube, que não disputa as oitavas da competição desde 2003, a classificação será de suma importância.

"A gente preparou a equipe para ter uma performance do nível do adversário que iríamos jogar. Tivemos uma pausa de 12 dias, e entre essa pausa eu tive o clássico (contra o Paysandu) no domingo, e o Corinthians na quarta-feira. Fizemos uma preparação macro para os dois jogos. A gente ia preparando o modelo de jogo e também as nuances de cada equipe. Aí eu tive a segunda e a terça para poder, na véspera do jogo contra o Corinthians, fazer o ajuste fino, como a gente chama, em cima daquilo que observamos do Corinthians. Procuramos trabalhar em cima disso. E a gente jogava em casa, dentro do Mangueirão, praticamente a estreia do estádio, a volta do nosso torcedor para um jogo dessa magnitude. Sabíamos que teríamos que ser muito competitivos sem a bola e precisávamos ter coragem para jogar, para tentar vencer o Corinthians dentro de casa porque a gente sabe que é um jogo de 180 minutos. Vamos pegar o Corinthians na Arena, sabemos o quanto é difícil jogar contra o Corinthians lá e precisávamos primeiro vencer, e depois tentar fazer um placar que pudesse deixar a gente dentro da competição para almejarmos uma classificação", começou por dizer.

"Eu tenho o meu auxiliar técnico, que é o Gabriel Cabo, temos o nosso departamento de análise de desempenho, e pegamos todo esse tempo que o Corinthians ficou treinando, observamos os jogos das finais do Paulista, observamos a estreia do Corinthians na Libertadores. O Corinthians é uma equipe que tem uma avaliação muito grande dentro do próprio jogo de sistema e prima pelo jogo de toque de bola, de posse, joga apoiado. A equipe do Corinthians é muito difícil de enfrentar porque é uma equipe que tem um planejamento tático muito bem definido e muito bem executado. Sem contar com a individualidade de cada jogador, que nem precisamos ficar falando. Vamos disputar 180 minutos e para a gente poder ter êxito precisamos fazer o segundo 90 minutos melhor do que fizemos no primeiro, dentro da Arena", prosseguiu.

Ainda em relação ao jogo de ida, que teve gols marcados por Richard Franco e Muriqui para o Remo, Marcelo Cabo rechaçou um suposto "relaxamento" do Corinthians em campo e, que na verdade, a sua equipe saiu com a vitória por mérito próprio.

"Eu não falo em relaxamento. Um time do nível do Corinthians, dos jogadores do nível do Corinthians, não existe relaxamento. Eu acho que a gente, de uma certa forma, surpreendeu o Corinthians. Talvez tenhamos feito um dos nossos melhores jogos na temporada, não posso refutar que foi um jogo de excelência. Conseguimos jogar muito bem os dois tempos, conseguimos ser muito competitivos, estar muito concentrados. E o mais importante, quando retomávamos a bola, sabíamos como fazíamos com a bola, fomos um time bastante equilibrado na ação de defender e atacar. Quando a gente teve a bola, buscou o gol a todo o momento. Foi muito mérito do Remo, e não demérito do Corinthians. De uma certa forma surpreendemos o Corinthians da forma como atuamos naquele dia. As coisas se encaixaram, deram certo. Os setores da equipe estavam muito bem sincronizados, colamos em prática tudo o que treinamos e funcionou. Às vezes temos uma preparação similar à que tivemos contra o Corinthians, e as coisas não encaixam, não dá liga aquilo que a gente pensa. E, felizmente, no último jogo, contra o Corinthians, as coisas deram certo."

'Acreditar que é possível'

Tendo pela frente o Corinthians jogando em casa diante da sua numerosa torcida, Cabo sabe que a parte psicológica também é importante para este tipo de confronto. E, segundo o comandante do Remo, além das atividades do dia a dia em campo, os jogadores também estão sendo trabalhados psicologicamente.

"Vivemos um momento de finais de Estadual, jogamos as quartas antes do jogo contra o Corinthians, vamos ter o primeiro jogo da semifinal (do Paraense) e sabemos que precisamos ir bem no Estadual, mas também pensar na sequência do jogo contra o Corinthians. A gente tem tentado equilibrar ao máximo a carga dos atletas, as minutagens, para que possamos ter um time bem saudável, fisicamente e tecnicamente, diante do Corinthians. A gente trabalha (o psicológico), claro, sabemos que, para vencer uma equipe como a do Corinthians, precisamos estar mentalmente fortes, temos que estar muito concentrados para os jogos, nível de competitividade muito alto. É um jogo que você tem que ter atenção a todo instante, qualquer descuido a gente sabe que a qualificação dos atletas é muito relevante e podemos pagar por isso. A gente vem conversando, fazendo os jogadores acreditarem que é possível termos uma classificação", disse.

O técnico do Remo também descartou qualquer tipo de clima de "festa" pela emblemática vitória sobre o adversário paulista no Mangueirão e disse que pretende buscar a classificação através de muito trabalho e pés no chão. Cabo ainda reiterou a importância da generosa premiação para as pretensões do clube na temporada, sem esquecer da busca do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

"A parte esportiva é muito importante, caso a gente consiga alcançar essas oitavas de final da Copa do Brasil, financeiramente é de suma importância para o clube, e individualmente para cada profissional que aqui está. É muito importante você conseguir chegar a umas oitavas de Copa do Brasil, mas a gente precisa primeiro passar pelo Corinthians, vai ser difícil o jogo que temos na Arena, para poder, sim, buscar esse objetivo. E a gente sabe que o maior objetivo do Remo na temporada, isso tudo que a gente está trabalhando nesse início de temporada, de Estadual, Copa Verde, Copa do Brasil, é o acesso à Série B, por isso que foi formado esse elenco qualificado, a minha vinda para o Remo. As condições de trabalho que o presidente nos dá é para buscar o acesso para o próximo ano na Série B, que era o lugar de onde o Remo não deveria ter saído pela sua estrutura, organização, torcida. Mas chegar a uma oitavas de final da Copa do Brasil seria muito legal para o nosso trabalho", disse, comentando ainda que não houve qualquer tipo de conversa sobre um possível "bicho" (premiação) em caso de classificação contra o Corinthians.

"A conversa (sobre o bicho) já houve antes do início de cada competição. O presidente e o nosso diretor, Thiago Gasparino, já alinharam com o elenco, foi muito bem definido antes de qualquer competição. A gente já tem tudo definido antes das quatro competições que vamos disputar em 2023. Sabemos que é um plus, um bônus, e o nosso foco está no resultado esportivo."

Treinador do Remo concedeu entrevista ao ESPN.com.br

Por último, Marcelo Cabo ainda ressaltou a importância do atacante Muriqui, de 36 anos, para o atual elenco do Remo, sobretudo para os jovens que subiram da base, e lembrou que conhece o atleta desde os tempos em que trabalharam juntos no Madureira, no Rio de Janeiro.

"O Muriqui trabalhou comigo nas categorias de base do Madureira, em 2003, e depois cada um seguiu a sua carreira, e voltamos a nos encontrar aqui. Eu inclusive, quando fizemos o convite, liguei pessoalmente e conversei com ele, mostrei para ele qual era o planejamento, ele comprou a ideia, chegou aqui muito motivado. O Muriqui é um cara que se prepara muito bem no dia a dia, a condição atlética dele é muito boa. É uma referência, é um cara muito experiente junto com o Vinícius, nosso goleiro, são pilares que agregam aos mais jovens. Por exemplo, o nosso artilheiro da temporada é, supostamente, o reserva imediato do Muriqui, que é o Fabinho, que tem 8 gols na temporada. Ele deu uma declaração que todo dia ouve os conselhos do Muriqui, aprende com ele e tem crescido muito com ele. O Muriqui é um expoente, um cara muito importante nesse projeto. Você tiveram a oportunidade de assistí-lo diante do Corinthians, a performance dele, é um cara que tem nos ajudado muito aqui, tanto dentro quanto fora de campo. É um cara que comprou a ideia do trabalho aqui e está fazendo uma ótima temporada", concluiu.

Próximos jogos do Remo

Corinthians (F) - quarta-feira (26/04), 21h30 - Copa do Brasil

Cametá (C) - domingo (30/04), 17h - Campeonato Paraense (Semifinal)

São Bernardo (F) - quinta-feira (04/05), 21h30 - Série C



VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3861 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Paulo Moreira     

Remo.jogou muito eh verdade. Mas o Corinthians n jogou nada. Estava perdido em campo. Hj o minimo q espero eh entrega e q leve pelo menos pros penaltys. Apesar de achar q hj yuri desencanta e vai dar Corinthians 4x1 e vai Corinthians. Os gols; 2 yuri. 1 roger e 1 do fausto vera.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade