13/10/2022 15:56

Foi pênalti para o Corinthians? O que diz a regra sobre mão na bola

Foi pênalti para o Corinthians? O que diz a regra sobre mão na bola
O empate em 0 a 0 entre Corinthians e Flamengo na partida de ida da final da Copa do Brasil ontem (12) ficou marcado por um lance polêmico. Na segunda etapa, Mateus Vital cruzou na área e a bola bateu na mão de Léo Pereira, zagueiro do time carioca. O árbitro Bráulio da Silva Machado não marcou a penalidade.



Após a bola sair do gramado, Rodrigo D'Alonso Ferreira, árbitro responsável pelo VAR, analisou o lance e não recomendou a revisão para um possível pênalti. O lance gerou reclamações do lado corintiano. Após a partida, o técnico Vítor Pereira e o presidente Duilio Monteiro Alves criticaram a arbitragem pela não marcação da penalidade.

Diante da repercussão do lance, o UOL Esporte foi atrás do que diz a regra sobre mão na bola - ou bola na mão - estabelecida pela IFAB (International Football Association Board), órgão que regulamenta as leis do futebol mundial.

De acordo com a lei de n° 12 do documento atualizado para esta temporada, um toque de mão na bola é considerado falta se:

- "tocar deliberadamente a bola com a mão/braço, por exemplo movendo a mão/braço na direção da bola";

- "tocar a bola com a mão/braço quando isso cria uma volumetria de forma não natural. Um jogador é considerado como tendo o seu corpo em volumetria de forma não natural quando a posição da sua mão/braço não é consequência ou justificável com a sua movimentação corporal para aquela situação específica. Por ter a sua mão/braço em tal posição, o jogador corre o risco de a sua mão/braço ser atingido pela bola e ser penalizado".

A IFAB exemplificou os movimentos e posições corporais que podem originar uma infração caso a bola venha a tocar na mão ou braço de um jogador.

Apesar explicar as situações que podem ser consideradas infrações em lances que envolvem toque de bola na mão ou braço, o órgão estabelece que "Com a finalidade de determinar com mais clareza as infrações de mão na bola, o limite superior do braço coincide com o ponto inferior da axila. Nem todo o toque da mão/braço de um jogador com a bola é infração".



A decisão de Bráulio da Silva Machado em campo e não recomendação de revisão do lance por Rodrigo D'Alonso tem dividido opiniões entre ex-árbitros. A interpretação do movimento feito por Léo Pereira é um dos pontos de divergências.




Corinthians, Flamengo, Mão, Árbitros, Copa do Brasil


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3327 visitas - Fonte: uol.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Ontem quando assistia o jogo eu também achei que não foi pênalti, mas hoje assistindo o jogo aberto eas imagem vejo wue realmente foi pênalti o Corinthians foi roubado no pênalti e na falta de expulsão do jogador que gez três faltas gravíssima.

bruno ramos     

Além de falar que a bola foi desviada com o toque de mão, o Corinthians foi roubado!!!

bruno ramos     

A bola sobraria para juliano que estava na entrada da área, Além de

Regra bem confusa.por isso a tanta dificuldade de se aplicar a regra.se tivesse dado o penalte haveriam discussões tbm .a regra deveria ser mais clara pra nao haver divergência.a imagem ta ai mais ha interpretação diferente e isso nao pode acintecer mais no futebol.

Marcos Henrique     

Pênalti claro

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade