28/12/2021 09:03

Corinthians traça planos para impulsionar o marketing do clube em 2022

Timão planeja arrecadar R$ 111 milhões com patrocinadores na próxima temporada; dirigente do setor fala ao ge sobre ações que estão em pauta

Corinthians traça planos para impulsionar o marketing do clube em 2022
O marketing tem papel central nos planos do Corinthians para 2022. Com objetivo de aumentar a arrecadação, o clube planeja lançar um novo aplicativo, quer reformular o programa de sócios-torcedores e ampliar as ações na Neo Química Arena em dias em que o estádio não recebe jogos, com shows e serviços.



Os negócios tradicionais seguem sendo fundamentais para o clube, que prevê faturar R$ 111 milhões com patrocínios no ano que vem. Porém, o Corinthians também quer inovar em busca de novas receitas e, neste sentido, planeja o lançamento de sua própria plataforma de NFTs (sigla em inglês para token não-fungível). Tal tecnologia oferece uma espécie de "etiqueta" digital, que dá a cada produto, físico ou digital, uma identidade única, insubstituível e rastreável.


Para falar sobre os planos para 2022, o superintendente de marketing, comunicação e inovação do Corinthians, José Colagrossi, concedeu entrevista por e-mail ao ge. O executivo fez uma análise do primeiro ano de gestão do presidente Duilio Monteiro Alves e falou sobre os objetivos para o futuro. Confira abaixo.


Qual o balanço do seu primeiro ano à frente da superintendência de marketing, inovação e comunicação do Corinthians?

"Bastante positivo! Neste primeiro ano, implementamos a visão do nosso presidente, Duilio Monteiro Alves, para nossa superintendência. Nossas parcerias comerciais, incluindo patrocínios e licenciamentos, foram reestruturadas resultando numa valorização sem precedentes das propriedades do clube. Trouxemos um volume muito expressivo de dinheiro novo em ações digitais não associadas à exposição de marca no uniforme do clube. Conquistamos novos patrocinadores para outras modalidades, como futebol feminino, basquete e futsal. Reconstruímos a comunicação do clube aumentando, expressivamente, o engajamento com nossa torcida. Há muito ainda a ser feito, mas neste primeiro ano construímos os alicerces necessários para mais realizações nos dois anos restantes desta nossa gestão".


Em termos de inovação, o que foi feito e o que ainda vem pela frente?

"O lançamento do fan token do Corinthians foi um extraordinário sucesso. Também inovamos com conteúdo inédito, como o seriado “Acesso Total” e o videoclipe “Tropa do Corinthians”. Outra grande inovação foi o lançamento da camisa 3 celebrando nossas torcedoras, inclusive estreando o novo uniforme com nosso time feminino. Entretanto, as grandes novidades acontecerão no segundo ano da gestão quando iremos, por exemplo, lançar nossa plataforma própria de NFT, além de integrar a jornada física dos nossos torcedores com a jornada digital, criando uma experiência inédita que permita cada torcedor exercer sua paixão pelo Corinthians de várias maneiras, em qualquer momento e lugar. Esse projeto, que tem o nome de ONE CORINTHIANS, será um dos maiores legados da gestão Duilio".


Os contratos de patrocínio com Midea e Positivo acabam agora, no fim do ano. Serão renovados?

"Por política comercial, não discutimos detalhes de renovação de patrocínios publicamente. Apenas afirmo que ambas empresas são ótimos parceiros comerciais e que gostaria que continuassem nesta jornada conosco".


Qual espaço do uniforme será ocupado pela Taunsa, patrocinadora anunciada em dezembro?

"Anunciaremos em breve, mas muito importante afirmar que a parceria com a Taunsa vai muito além da exposição da marca no uniforme do clube. O acordo com a Taunsa, que foi liderado pessoalmente por nosso presidente, é histórico para nosso clube por diversos motivos. O volume de recursos que entrarão no clube nos próximos anos irá viabilizar diversos projetos estratégicos que reafirmarão a grandeza de nosso clube tanto no cenário doméstico quanto internacional".


Todas as propriedades do uniforme estão preenchidas ou ainda é possível agregar novos patrocinadores?

"Todas as propriedades de nossa camisa têm marcas contratadas, interessadas em renovar, ou novas marcas que querem iniciar um novo patrocínio. Entendemos que já temos propriedades de exposição suficientes em nosso uniforme, que entregam muito valor a nossos parceiros e que têm se valorizado muito, ainda mais quando associadas a novos formatos de se comunicar e engajar com o torcedor".


As contratações de Willian e Paulinho foram atreladas pelo clube ao apoio de patrocinadores. De fato, o dinheiro pago por essas empresas é "carimbado" e vai direto para os atletas? Ou é só uma forma de valorizar a importância dos parceiros na montagem de um time mais forte?

"As contratações de Willian e Paulinho foram viabilizadas pelo dinheiro novo vindo dessas novas parcerias comerciais estratégicas, e muito provavelmente não se concretizariam caso as parcerias não ocorressem, uma vez que foram elas que possibilitaram ao clube buscar os recursos previstos e necessários para tanto".


Sabemos que a arrecadação proveniente da parceria com o Banco BMG ainda está aquém do esperado. O que foi feito errado e o que ainda é possível fazer para tentar turbinar essa fonte de receita?

"Independentemente do que tenha ocorrido em seu inicio, posso afirmar que em 2021 os resultados vêm melhorando mês a mês e o ritmo de crescimento está bem mais próximo do que se esperava no começo".



2022 marca o aniversário de dez anos das conquistas da Libertadores e do Mundial. O Corinthians prepara ações para festejar tais títulos?

"São conquistas que marcaram nossa história e que merecem ser comemoradas, com certeza".


Quantos fieis torcedores adimplentes o Corinthians tem atualmente? Qual a meta para 2022?

"Esperamos passar de 80 mil neste final de ano, número que não atingimos há muito tempo. Temos uma meta muita ambiciosa para 2022 que será fruto da reorganização do programa Fiel Torcedor, em fase avançada de planejamento. Nossa visão é de que todo torcedor corintiano é, em sua essência, um Fiel Torcedor. Apenas temos que oferecer a cada torcedor um plano que faça sentido para sua realidade".


Quais ações estão planejadas para aumentar o quadro de sócios?

"Temos o melhor clube social do Brasil, mas, surpreendentemente, desconhecido pela imensa maioria dos torcedores e mesmo moradores da zona leste de São Paulo. Como vimos na recente campanha de novos sócios, 90% dos que visitam o Parque São Jorge acabam se tornando sócios em algum momento. Continuaremos criando ações tanto na mídia quanto presenciais para apresentar o Parque São Jorge às famílias que gostam de esportes, lazer, entretenimento e segurança, corinthianas ou não".


A campanha de divulgação do clube social surtiu efeito? Quantos novos associados o Corinthians angariou?

"A campanha ainda está em curso e já gerou muitas centenas de novos sócios".


Torcedores relataram dificuldades para comprar ingressos nesse ano. O que está sendo feito para solucionar estes problemas?

"Existem alguns aspectos que estão sendo trabalhados em relação a isso. Além de toda a reformulação pela qual o programa Fiel Torcedor passa, estamos trabalhando firmemente tanto na revisão dos modelos e formatos de meio de pagamentos quanto na tecnologia, incluindo toda reestruturação da plataforma de processamento de dados".


Quando o acordo com a Hypera Pharma foi anunciado, comentou-se que haveria uma grande farmácia na Arena. Por que isso não aconteceu? Qual a previsão?

"A implantação da farmácia atrasou, assim como outras ações previstas, por conta da pandemia, mas continua sendo a intenção tanto na Hypera quanto do clube que essa iniciativa se concretize".


O que o Corinthians planeja para 2022 para ampliar as receitas com a exploração comercial da Arena?

"Uma das maiores prioridades do nosso presidente é tornar a Neo Química Arena o centro vivo da paixão corintiana, uma cidade mesmo, com vida própria 24 horas por dia, sete dias por semana, independentemente do futebol. Já temos cinco novos contratos firmados com operações que serão implantadas e anunciadas muito em breve, além de outros contratos que estão em negociação ou em processo final de assinaturas. Nosso objetivo é dobrar a receita comercial (sem futebol) durante nossa gestão".



A Arena receberá shows no ano que vem? Já se sabe as datas?

"Estamos preparando um arrojado programa de shows para 2022 por meio de parcerias estratégicas com produtores musicais top em suas áreas. Posso adiantar que usaremos diferentes áreas da Neo Química Arena com essa finalidade. Esperamos poder anunciar as primeiras datas já no começo do ano".

#corinthians #timao #alvinegro #marketing #2022


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









4371 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade