4/7/2021 08:52

[ANÁLISE] Corinthians mostra evolução, mas precisar melhorar para não viver síndrome de empates

Aproveitamento de Sylvinho em 11 jogos é ruim, mas atuação contra o Inter foi boa

[ANÁLISE] Corinthians mostra evolução, mas precisar melhorar para não viver síndrome de empates
A apresentação do Corinthians diante do Internacional, em casa, na noite do último sábado, foi boa. Mas poderia ter sido melhor, não fossem os dois pontos deixados para trás no empate por 1 a 1 na Neo Química Arena, fruto de uma polêmica de arbitragem.



O Timão, que ainda sofre com a falta de alternativas ofensivas, viu mais uma noite de boas atuações de Gustavo Mosquito e Mateus Vital e a consolidação de uma fase menos problemática para Jô, o atual artilheiro da equipe, com seis gols na temporada.


Mas ainda falta a Sylvinho avançar de nível, transformar o que vem sendo feito de bom em resultados mais contundentes, para o trabalho deslanchar. São 11 jogos, com duas vitórias, seis empates e três derrotas. Um aproveitamento de 36%.


Polêmicas à parte

Lance mais discutido da rodada até o momento, o pênalti cometido por Jô em Victor Cuesta não refletiu o bom primeiro tempo do Corinthians, que foi aos vestiários com a derrota parcial, mas poderia tranquilamente ter aberto o placar antes, com Gustavo Mosquito.


O veloz ponta direita mais uma vez foi o protagonista do (começo) do jogo. Foram várias jogadas individuais – de cruzamentos até o típico lance de partir em velocidade, cortar para dentro e finalizar. Porém, como está em evidência, também foi caçado em campo.


Em praticamente todos os lances com a bola nos pés, Mosquito se viu cara a cara com uma marcação de dois ou três homens do Internacional. Foi o primeiro indício de que o Corinthians precisaria ser mais criativo para conseguir driblar a "Mosquitodependência".


A decepção ficou por conta de Vitinho e Roni. Ambos tiveram noite apagada e viram os concorrentes por posição entrarem melhor no jogo na etapa complementar. Araos deu mais suporte a Mateus Vital pelo lado esquerdo, e Luan participou do lance do gol de empate de Jô.


Recuperação de peças

Para os tais "links" de Sylvinho funcionarem, é preciso que as peças estejam a todo vapor. Pouco a pouco, o técnico tem recuperado jogadores importantes. Se Mosquito foi destaque na etapa inicial, Vital e Jô dominaram a etapa complementar.


O meia-atacante buscou insistentes jogadas pelo lado esquerdo, com 87% de precisão na troca de passes, sete chutes tentados e 100% de acerto nas oito tentativas de drible em 90 minutos. Deu bastante trabalho para a marcação colorada.



Já Jô foi de vilão a salvador da pátria. Os dois pontos perdidos poderiam ser três, mas não foram graças ao bom posicionamento do centroavante na grande área para aproveitar cruzamento de Fábio Santos com cabeçada de Luan e fazer no rebote. Oportunista e artilheiro.


O gol marcado fez com que Jô assumisse a artilharia da equipe na temporada e também a artilharia da Neo Química Arena ao lado do paraguaio Romero, com 27 gols.


Conexões

Somados os pontos já citados ao fato de que defensivamente o Corinthians tem bom comportamento com sua dupla de zaga João Victor e Gil, falta à equipe o diferente, o novo, o criativo. Algo que possa mudar o cenário de um jogo de marcação acirrada.


É um problema que pode ser resolvido com uma ou duas contratações de peso para o setor ofensivo, por jogadores que cheguem para vestir a camisa e jogar, mas que também passa pela necessidade de o técnico ter coragem para não desistir de mudanças.


Sylvinho começou sua trajetória no clube jogando sem um centroavante fixo, mas hoje vive boa fase em parte graças ao fato de ter mudado sua convicção e dado uma chance para um novo esquema.


Voltar Luan ao time titular? Colocar Marquinhos ao lado de Mosquito no ataque? Mexer no esquema? Liberar mais as descidas de Fagner? Trocar o posicionamento de Vital? Dar mais chances a Araos? Não dá para cravar a solução, mas é errando que se aprende (e se acerta).


Assim tem que ser: coragem para deixar de buscar as soluções mesmo que o mais fácil seja terminar no meio da tabela. Quem veste a camisa do Corinthians precisa ter ambição.



Corinthians em números

50,4% de posse de bola
10 finalizações certas
10 finalizações erradas
474 passes certos
44 passes errados
6 cruzamentos errados
16 cruzamentos errados
13 desarmes certos
3 desarmes errados

*Números do Footstats.

#corinthians #timao #alvinegro #analise #brasileirao #internacional


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3468 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

No momento, o Luan e o Araos, não deve ficar de fora, O Roni e o Vitinho fica para compor elenco.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade