O Corinthians tem enfrentado sérios problemas no ataque ao longo da temporada. Com a chegada de Vagner Mancini, o time melhorou o desempenho e conseguiu se acertar na defesa, mas teve dificuldades para aperfeiçoar o setor ofensivo em 2020.
LEIA TAMBÉM: Em busca da Libertadores, Corinthians tem sequência complicada na reta final do Brasileiro; veja os jogos
Porém, o Timão aproveitou o período de mais de duas semanas de treinamentos na virada de ano e começou 2021 com bons números no ataque. Em seis partidas disputadas, o Timão foi às redes em 11 oportunidades, o que ilustra uma média de quase dois gols por jogo. A equipe ainda conseguiu duas vitórias com folga neste período, goleando o Fluminense por 5 a 0 e batendo o Sport por 3 a 0.
O valor é bem superior ao da equipe no final de 2020, quando marcou 14 gols em 14 partidas sob o comando do atual treinador, totalizando uma média de um tento por partida. O resultado positivo com a maior margem aconteceu apenas no último confronto do ano passado, quando o Corinthians venceu o Botafogo por 2 a 0.
A melhoria no ataque tem como uma de suas principais razões as mudanças implementadas por Mancini. O comandante tem escalado a equipe de forma mais vertical e rápida nos últimos jogos, com a intenção de aumentar o volume ofensivo. As alterações surtiram efeito e o ataque alvinegro melhorou consideravelmente neste ano.
Outro fator determinante foi a chegada de Juan Cazares. Mesmo com pouco tempo de clube, o jogador se tornou a principal esperança ofensiva e já está entre os líderes do time em assistências e em participações em gol, segundo o site SofaScore. Além dele, Gustavo Mosquito cresceu de produção e deu sua terceira assistência na temporada na partida contra o Ceará.
Dessa forma, o Corinthians tem agora o ataque como trunfo para a reta final do Campeonato Brasileiro. Com cinco partidas a disputar na competição, a evolução ofensiva acontece em um momento essencial para o Timão conquistar a tão sonhada vaga na próxima edição da Libertadores.
Corinthians, Gols, Produção, 2021, Ataque, Timão