A meta do Corinthians no Campeonato Brasileiro é conseguir uma vaga à Copa Libertadores. O desejo de chegar à competição continental sem a necessidade de passar pelas fases preliminares foi praticamente sepultado por causa da derrota no Derby com o Palmeiras.
"Hoje, estamos mirando o G6. Acho que para chegar lá serão necessários mais 15 pontos, acredito eu", afirmou Vagner Mancini, logo depois da vitória corinthiana sobre o Sport.
Se o técnico estiver certo, a equipe terá de fazer mais do que fez no primeiro turno. Nas oito rodadas que restam para o Brasileirão chegar ao fim, o Corinthians terá pela frente a seguinte sequência: Red Bull Bragantino (casa); Bahia (fora); Ceará (casa); Athletico-PR (casa); Flamengo (fora); Santos (fora); Vasco (casa); Internacional (fora).
Contra essas equipes, neste Brasileirão, o Corinthians somou 14 pontos, ou seja, um ponto a menos do que a meta que Mancini acredita ser necessária. Foram vitórias em cima de Inter, Vasco, Athletico e Bahia, empates com Santos e Red Bull Bragantino e derrotas para Ceará e Flamengo. A atual fase do Corinthians, porém, é sinal de esperança.Para conseguir 15 dos 24 pontos possíveis nesta reta final de campeonato, o clube vai precisar atingir um aproveitamento de 62,5%.
Se no Brasileirão o aproveitamento do Corinthians é de apenas 50% dos pontos disputados, com Vagner Mancini à frente do elenco esse número sobe para 64,2%, mais do que o suficiente para somar 15 pontos.
Além disso, os quatro próximos adversários são contra clubes que estão abaixo do Corinthians na tabela. E nesses desafios que antecedem o encontro com o Flamengo, três jogos serão na Neo Química Arena. É a chance de arrancar. O Corinthians é o oitavo colocado na tabela de classificação, com 45 pontos, seis a menos que o Grêmio, que ocupa a sexta posição nesse momento.
Corinthians, Timão, Mancini