Em reunião na noite da última quinta-feira, a comissão eleitoral do Corinthians, presidida por Romeu Tuma Júnior, definiu as normas para as eleições que acontecerão no ginásio do Parque São Jorge, dia 28 de novembro.
LEIA TAMBÉM: Corinthians cai na tabela mesmo sem jogar e comentaristas analisam os riscos; assista
O pleito vai definir o presidente do clube para o próximo triênio. Duílio Monteiro Alves, Mário Gobbi Filho e Augusto Melo concorrem ao cargo.
Também haverá votação para a formação do novo Conselho Deliberativo.
O Corinthians contratou empresas especializadas para auditar os votos, prometeu instalar câmeras para filmar todo o processo e vai disponibilizar urnas especiais para associados de 60 a 79 anos de idade e àqueles acima de 80 anos de idade.
O clube vai exigir também que o protocolo de prevenção ao coronavírus seja respeitado. O não cumprimento desta orientação pode impedir o sócio de votar.
A votação vai acontecer das 9h às 17h e por meio de cédulas de papel.
Há um temor pelo clima de rivalidade entre as chapas. Apesar da promessa dos representantes das chapas e da cobrança da comissão eleitoral para que não haja violência, a Polícia Militar foi acionado para se fazer presente no local, além de seguranças particulares, que foram contratados e estarão no local.
Leia a nota oficial divulgada pelo clube nesta sexta:
Considerando a necessidade de se manter medidas sanitárias bem como o distanciamento social impostos em face da pandemia do novo Coronavírus, além de se respeitar as regras estipuladas pela Prefeitura do Município de São Paulo, esclarecemos a todos os associados, simpatizantes do Sport Club Corinthians Paulista e ao público em geral, o quanto segue:
- A Eleição no Sport Club Corinthians Paulista ocorrerá no dia 28 de novembro e o horário de votação será das 9h às 17h.
- Só terão acesso ao Clube os associados aptos a votar e serem votados, além das pessoas devidamente credenciadas que trabalharão no dia da Assembleia Geral.
- Os associados com idade igual ou superior a 60 anos, bem como aqueles com comorbidades, terão preferência para votar em qualquer horário.
- Não serão permitidas atividades esportivas, culturais ou sociais no interior do Clube no dia da eleição.
- Os candidatos e eleitores deverão usar máscaras desde o momento em que adentrem ao Clube até a sua saída. Também não será permitida a entrada no local de votação sem o uso de máscara de proteção facial.
- O Clube não fornecerá máscaras para eleitores, portanto traga a sua de casa. - Todas as seções eleitorais terão álcool em gel para que eleitores possam higienizar as mãos antes e depois de votar.
- Cada um dos Fiscais e Mesários terão um frasco de álcool em gel para uso individual, além de máscaras e viseiras plásticas.
- Eleitores e mesários serão orientados a manter distância mínima de 1 metro de outras pessoas. O eleitor, após higienizar as mãos com álcool em gel, deverá apresentar sua carteira de sócio e seu documento de identidade atual e válido aos mesários para conferência e os receberá de volta após assinar a lista de presença, votar e depositar a cédula na urna, quando então deverá novamente utilizar-se do álcool em gel para higienizar suas mãos novamente.
- Os mesários poderão solicitar que os eleitores desloquem momentaneamente a máscara de proteção individual a fim de proceder a identificação visual do eleitor.
- É recomendado que o eleitor leve sua própria caneta esferográfica para assinar a lista de presença e utilizar na hora da votação. A cor da tinta deve ser azul ou preta.
- Os associados que tiverem febre no dia da eleição ou que forem diagnosticados com o Covid-19 nos 14 dias anteriores, não deverão comparecer ao Clube.
- Não será permitida a entrada, venda e consumo de bebidas alcoólicas no interior do Clube no dia da eleição.
- Recomenda-se que após votar, os associados não permaneçam no Clube para que se evite aglomerações desnecessárias e proibidas pelas regras de distanciamento social impostas pelas autoridades públicas e sanitárias.
- É necessário que os associados tragam documento de identidade atual e válido com foto, além da carteira social do Clube com o número da matrícula, para agilizar e facilitar seu acesso e sua identificação.
- Deverá ser realizada a medição de temperatura no momento do ingresso no Clube, sendo que aqueles que apresentarem febre (temperatura = 37,8°C), serão orientados a não ingressar no Clube.
- Recomendamos que as pessoas que apresentarem tosse persistente, falta de ar, desconforto respiratório e gripe/resfriado, não ingressem no Clube.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos para termos uma eleição íntegra, segura, pacífica e na qual prevaleça a vontade soberana dos associados.
Corinthians, Eleições, Normas, Cuidados, Pq. São Jorge, Timão
Maioria dos sócios c direito a voto são tds idosos, q as vezes não sabem nem o que está acontecendo dentro do clube!
Eu gostaria de saber quais pessoas estão aptos a votar?