20/8/2020 09:40

Um democracia nem tanto corinthiana

Um democracia nem tanto corinthiana
Na última terça-feira, em Os Canalhas, entrevistamos o o ex-meio-campista Zenon, integrante do time do Corinthians entre 1982 e 1983, na Democracia Corinthiana. Zenon não foi um jogador qualquer. Vestiu a camisa 10 daquele emblemático grupo de jogadores que lutavam pela redemocratização do Brasil em meio à ditadura militar no time que contava com jogadores como Sócrates, Casagrande e Wladimir. Confesso que a entrevista me atormentou.



Durante a conversa, foram comuns expressões como 'fui um jogador completo', 'como eu, não havia ninguém', "fui muito diferenciado', 'sou o melhor comentarista de futebol do Brasil' e coisas do tipo. Em princípio pensei que aquilo tinha um tom gonzo, de brincadeira mesmo, como é o espírito de Os Canalhas.

Mas quando Zenon se recusou a pronunciar o nome de Telê Santana (ele ficou fora da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986, quando considerava que merecia ser convocado) percebi que a coisa era séria. "Esse cara não poderia ser nunca técnico da Democracia Corinthiana, porque a gente ia massacrar ele. A gente ia massacrar ele se ele fizesse parte daquele time da Democracia Corinthiana".

Não entendo como as pessoas podem se massacrar. Entendo menos ainda quando alguém que se diz representante de uma democracia pode querer massacrar, ainda que em sentido figurado, um colega de profissão. Porque essa ira contra Telê? Porque não o convocou? Mas a livre-escolha, a pluralidade, não são características da própria democracia?

Em certo momento, não aguentei, já suspeitando da resposta: - o que você acha do governo do presidente Bolsonaro?

"Ele baixou a inflação, ele deu empregos pra caramba para a população brasileira, ele deu oportunidades para todo mundo, não é corrupto. Não é corrupto, entendeu?" - me devolveu, em tom assertivo, o camisa 10 da democracia corinthiana. Confesso que fiquei ainda mais confuso neste momento, Zenon.

Mas quando perguntado qual seria seu próprio defeito, a dúvida se desfez: "Eu não tenho defeitos!" finalizou um Zenon que desconstruiu, ao menos em mim - a ideia da essência da democracia corinthiana. O tirano sobrevive dentro de cada um de nós. Mesmo nos melhores e mais democratas camisas 10.



Corinthians, Democracia, Timão, SCCP, Zenon


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









3468 visitas - Fonte: Lance

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Marcos Pereira     

O Zenon sem dúvidas foi um excelente jogador. Temos que lembrar que no time que ele jogou, foi praticamente carregado nas costas pelo Dr Sócrates e companheiros. Agora opinião é opinião. Depois do que ele falou, caiu muito no meu conceito de pessoa. Prefiro lembrar dele apenas como atleta.

Ivo Pereira     

Ser democrata é na verdade respeitar a opinião do outro, sendo ela qual for mesmo que vc não concorde.Se o jogador achar que deveria ser convocado o treinador tem o direito de escolher com que jogador quer trabalhar.vai Corinthians

Se quem publicou a matéria está questionando o Zenon por dizer que massacraria o Telê (que eu também concordo que não foi correto o argumento do Zenon, realmenta sai do que é uma democracia), por que vc questiona a visão dele (Zenon) sobre o governo atual, não que eu esteja defendendo o governo atual mas vc também está sendo antidemocrático.

Este cidadão se é quê pode chamar um verme asqueroso de cidadão morreu para este Corintiano de oitenta anos, viva SÓCRATTES

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade