Com a vitória sobre o Mirassol na Arena, o Timão chegou à sua quarta final consecutiva de Paulistão e vai em busca da quarta taça seguida. De desconfianças à quase rebaixado, o time de Tiago Nunes surpreendeu a todos nesse retorno e, além vencer todos os jogos até chegar na decisão, superou também a crise fora de campo. Situação semelhante na trajetória do título paulista de 2018 diante do Palmeiras, na casa do rival, e que inclusive, ambas as equipes podem se encontrar nesse ano.
LEIA TAMBÉM: NA RAÇA, É TIMÃO! Deixe sua mensagem para o TIME DO POVO que chegou em mais uma final de Paulistão!
O ano de 2018 começou para os corintianos com algumas incógnitas. O time havia perdido Jô, o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2018, e estava recebendo propostas pelos principais atletas do elenco. Com Fábio Carille no comando, o Corinthians terminou o Paulistão como campeão em cima do maior rival, o Palmeiras, no Allianz Parque.
Relembre como foi a trajetória do Timão naquele ano
O Corinthians terminou o Campeonato Paulista da época perdendo para a Ponte Preta, time que o Timão venceu na final de 2017. Na segunda rodada, entretanto, o clube conseguiu derrotar o São Caetano por 4 a 0, após grande jogo do meia Jadson.
Depois disso, o clube alvinegro conseguiu emplacar uma sequência de três vitórias. Incluindo uma sobre o São Paulo, por 2 a 1. Porém, o clube perdeu novamente em casa. para o São Bento, e fora, para o Santo André.
Contra o Palmeiras, ainda na fase de grupos da competição, a vitória por 2 a 0 mostrou a força do elenco em clássicos.
Na fase de mata a mata da competição, em meio à fase de grupos da Libertadores, o Corinthians teve dificuldades na quartas de finais. O time de Fábio Carille enfrentou o Bragantino, e perdeu a primeira partida por 3 a 2. O segundo gol da equipe, marcado por Pedrinho, facilitou um pouco a vida do clube, que venceu por 2 a 0 na Arena Corinthians.
Com emoção, o time de Rodriguinho, Jádson e companhia teve de enfrentar o São Paulo na semifinal. No primeiro jogo, um gol de Nenê deu a vitória ao Tricolor Paulista. Na Arena Corinthians, os mandantes estavam sendo eliminados até os acréscimos do segundo tempo. Rodriguinho aproveitou um escanteio e marcou o único gol da partida. Na cobrança de penalidades, a estrela de Cássio brilhou e o clube conseguiu uma vaga na final do estadual.
A final do Campeonato Paulista era uma das mais esperadas há anos. Corinthians e Palmeiras se enfrentariam na final do estadual. No primeiro jogo, o gol de Borja deu a vitória ao Palmeiras. O duelo foi marcado pela confusão envolvendo Clayson e Felipe Melo, antes do intervalo do primeiro tempo.
No segundo jogo, o brilho dos jogadores em decisões pelo clube ajudou Fábio Carille a conquistar o seu terceiro troféu em menos de um ano e meio como treinador. Após linda jogada de Mateus Vital, Rodriguinho finalizou e, contando com desvio de Victor Luiz, empatou o jogo no placar agregado.
No segundo tempo, Dudu caiu dentro da área e o juiz marcou a falta. O lance, entretanto, foi desmarcado, já que Ralf não havia encostado no atacante do Palmeiras. Pela demora da definição, o clube alviverde entrou, nos meses seguintes, diversas vezes no tribunal contra o jogo, alegando influência externa.
O jogo continuou e acabou terminando em cobranças de pênaltis. Cássio brilhou e Maycon teve o trabalho de marcar o gol que deu o título ao Corinthians.
Corinthians, Final, Paulistão, Trajetória, 2018, Palmeiras, Título, Timão