16/7/2020 19:12

Fiel sempre perto: Corinthians estuda outra inovação para os jogos sem torcida na Arena; veja qual

Timão testa tecnologia para levar imagem e som de torcedores para dentro do estádio

Fiel sempre perto: Corinthians estuda outra inovação para os jogos sem torcida na Arena; veja qual
Pela primeira vez na história, Corinthians e Palmeiras se enfrentarão, na próxima quarta-feira, sem a presença de torcedores no estádio. Porém, o Timão deu um jeito para driblar as medidas de distanciamento social e contar com a apoio da Fiel. Graças à tecnologia, o clube terá uma torcida virtual.



LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Quitar dívidas ou brigar por títulos: qual deve ser a prioridade do Corinthians no retorno das competições?


O Corinthians levará sons e imagens das casas dos torcedores para os telões e alto-falantes do estádio. Isso será feito por meio de salas virtuais, como as utilizadas para videoconferências, que se popularizaram durante a quarentena.

Nas últimas semanas, esse recurso já foi utilizado por alguns clubes europeus.

Porém, o Timão tem planos ainda mais ousados para o futuro. O clube negocia com uma empresa para instalar um telão de 200 m² no setor Leste da Arena para o Campeonato Brasileiro, que começa em 8 de agosto.

A IBM, empresa que desde o ano passado cuida do programa Fiel Torcedor e de soluções tecnológicas para a Arena, está envolvida no projeto.

O Corinthians acredita ser possível viabilizar o telão com pouco investimento, oferecendo exposição na mídia como contrapartida às empresas parceiras.

A ideia do clube é que o Paulistão sirva como uma fase de experiência, com poucos torcedores, e que a ação cresça no Brasileirão. Pelas projeções, será possível levar áudio e vídeo de centenas de torcedores para dentro da Arena a cada partida.

Para isso, testes já começaram a ser feitos nos últimos dias. O "delay" (diferença de tempo entre o acontecimento em campo e a reação dos torcedores) é um dos problemas que o clube precisa contornar. Uma comemoração de gol, por exemplo, pode levar até seis segundos para acontecer depois de a bola estufar as redes.

Por conta disso, é possível que o Corinthians use áudios pré-gravados em alguns momentos da partida. Esse recurso já havia sido utilizado no empate em 1 a 1 com o Ituano, no último jogo antes da paralisação do futebol.

A reportagem do GloboEsporte.com tentou contato com Caio Campos, superintendente de marketing do Corinthians, mas ele disse que não se pronunciaria sobre o assunto antes da assinatura do contrato com as empresas parceiras.



Na semana passada, Fabio Petrillo, responsável pelo setor de tecnologia do clube, afirmou que testava soluções técnicas para viabilizar a torcida virtual, enquanto o departamento de marketing cuidava das questões comerciais do projeto, mas que não poderia informar detalhes.


Corinthians, Inovação, Arena, Fiel, Torcida, Telão, Timão


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









3381 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade