Nos dias atuais, defender a democracia no Brasil tornou-se uma missão fundamental. Diante dos diversos ataques, ameaças e manifestações políticas contrárias à sua manutenção, que temos assistido periodicamente, a cada domingo, pedindo a volta da ditadura militar, da censura, do AI-5, fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo vindas de grupos minoritários, radicais e criminosos, não podem ser ignoradas ou ficar impunes, sem resposta. Por isso, grupos da sociedade civil organizada têm manifestado o seu posicionamento em defesa da democracia.
LEIA TAMBÉM: Situação do futebol: quais campeonatos já voltaram e quais retornarão em breve no futebol mundial? Confira
No último dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, pessoas de todo Brasil se mobilizaram através da Internet em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas, da saúde, emprego e renda. Já no dia 9 de maio um grupo de torcedores do Corinthians se reuniu na Avenida Paulista em ato público em defesa da democracia. O fato teve ampla repercussão nacional e gerou novas manifestações neste domingo (17/05), em João Pessoa-PB e em Brasília-DF. Novamente, torcedores corinthianos exibiram faixas em defesa da democracia.
Para quem não sabe, a história do Corinthians e da sua torcida é marcada por momentos como este, em defesa de direitos, igualdades e liberdades. Alguns desses momentos tiveram maior destaque, como o período da luta contra a ditadura militar, nos anos 70; e a época da Democracia Corinthiana, nos anos 80. Momentos em que atletas, torcedores e forças populares estiveram unidos por mudanças na sociedade brasileira.
Na capital paraibana, a FIEL João Pessoa, torcida organizada com 13 anos de história, esteve à frente desta manifestação pacífica, democrática e apartidária, neste domingo (17). Viadutos da cidade e o monumento da Praça João Pessoa foram os locais escolhidos para eternizar a mensagem: “
Democracia! Não ao autoritarismo e fascismo”. Na ocasião, apenas alguns integrantes da torcida foram convocados para participar deste momento histórico e simbólico, representando a tradição do clube alvinegro do Parque São Jorge. Clube que não é apenas de São Paulo, como querem alguns bairristas. É, e sempre será do Brasil inteiro, cada vez mais! O seu hino já diz isso: “
És do Brasil, o clube mais brasileiro”.
Enfim, a torcida corinthiana demonstra mais uma vez que está na vanguarda da luta democrática em nosso país. Em plena pandemia de um vírus mortal, que exige de todos o isolamento social, a coragem e bravura dos corinthianos serve de exemplo para muitas torcidas, torcedores e movimentos organizados. A união do povo brasileiro pela defesa e fortalecimento da democracia é essencial neste momento. Não podemos ignorar a história, nem a gravidade de alguns fatos atuais, como manifestações antidemocráticas.
Contra o Fascismo – Fascismo é uma ideologia política, econômica e social ultranacionalista e totalitária, caracterizada pelo poder ditatorial, repressão da oposição por via da força, e forte arregimentação da sociedade e da economia. Na Itália, onde teve sua origem, fez prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais, sendo representado por um governo autocrático e reacionário. Qualquer crítica ao governo era aniquilada mediante uso da violência e do terror. Aqueles considerados inimigos de um governo fascista eram punidos com prisão ou morte.
Corinthians, Torcedores, João Pessoa, Democracia, Manifestação, Política, Timão
Tem alguma coisa errada nessa matéria. SE FASCISMO É ISSO AÍ ENTÃO NÃO CABE ESSE RÓTULO EM NOSSO GOVERNO, QUE É TOTALMENTE NEOLIBERAL. ALIÁS COMO SEMPRE FOI A DITADURA BRASILEIRA. ''ESSE LAMBE BOTAS DOS AMERICANOS''!!! AFF...
Viva o Corinthians, viva o timão