Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians
Dentre as mudanças que o técnico Tiago Nunes tenta implementar no Corinthians, uma delas envolve não só o time profissional, mas sim todas as categorias. Após identificar problemas na transição da base para a equipe de cima, o comandante alvinegro quer criar uma linha sucessória no clube.
LEIA TAMBÉM: Tiago Nunes fica seriamente ameaçado de demissão
A ideia de Tiago Nunes é que cada categoria tenha definido quem são os melhores atletas de cada posição. E mais: o time sub-23 passaria a ter papel fundamental nesse processo, sendo o principal responsável por abastecer a equipe profissional quando necessário.
– O primeiro passo num processo de formação é ter uma linha de sucessão clara. Por exemplo: nós temos hoje dois laterais-direitos, o Fagner e o Michel. Quem é o próximo lateral-direito da linha de sucessão do clube? Eu não tenho clareza disso ainda. Porque o Corinthians no seu sub-23 não tem uma clareza ainda, ou não tinha, de qual é o sentido daquela equipe, que é um time de transição – explicou Tiago Nunes, ao "Bandsports", antes de completar:
– Não tem sentido ignorar a existência da categoria sub-23. Aconteceu no final do ano, subiram cinco ou seis jogadores do sub-20 direto para o profissional, sem ao menos saber quem está no sub-23. Minha preocupação é que haja uma linha de sucessão clara, os jogadores com maiores destaque no sub-20 estejam no sub-23 e os de destaque no sub-23 estejam no profissional.
Em reunião há algumas semanas, ficou definido que Osmar Loss, que voltou ao clube no início do mês como coordenador técnico das categorias de base, será um dos principais responsáveis por gerenciar esse processo.
Criada no ano passado, a categoria sub-23 praticamente não tinha relação com a sub-20, o que incomodou Tiago Nunes.
Segundo o treinador, essa desorganização constatada por ele retardou a promoção de jovens jogadores do Corinthians neste começo de ano:
– Se eu trouxesse o Gabriel Pereira, Xavier, Juan Oliveira, qualquer jogador do sub-20 sem olhar o sub-23 antes, eu faria mais do mesmo, ignorando que existe a categoria, descartaria os jogadores que ali estão e continuaríamos com o ciclo vicioso de emprestar jogador a toda hora.
Para que o sub-23 seja mais útil, Tiago sugeriu um enxugamento da categoria, que no ano passado chegou a ter quase 40 atletas no elenco.
Outra coisa que o Corinthians tenta mudar é a retenção de atletas que "estourarem" a idade para jogar pelo sub-20. No ano passado, a maioria foi emprestada para clubes da Série B. Agora, a ideia é manter estes jovens no sub-23.
Isso, porém, não é fácil, já que muitos jogadores e empresários acreditam que a visibilidade e o desenvolvimento em outras equipes acabam sendo maiores do que na categoria amadora.
Em seu primeiro ano, em 2019, o sub-23 não forneceu nenhum atleta para a equipe principal do Corinthians. O ex-técnico Fábio Carille tinha pouco envolvimento com a categoria, que é alvo de críticas de conselheiros e torcedores do Timão.
Além de Osmar Loss, quem cuida do "meio de campo" entre base e profissional são os gerentes Vilson Menezes e Fernando Yamada. Evandro Fornari e Kelly Guimarães, auxiliares de Tiago Nunes, também procuram estar próximos do departamento de formação.
Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,
QUASE TODO ESSE RACIOCÍNIO FAZ ENORME SENTIDO. SÓ UMA COISA QUE ME INCOMODA: TODA ESSA ORGANIZAÇÃO TERIA DE PARTIR DE DENTRO DO CLUBE E NÃO TER QUE VIR DE UM PROFISSIONAL. PORQUE QUANDO ESTE VAI EMBORA, PERDE-SE TUDO.
Casa da mae joana
Corretíssimo o Tiago Nunes eu ja postei aqui e em outros Apps e Blogs que não entendia a formação desse time sub 23 com jogadores de empresários e alguns acima da idade só poderia ser sacanagem da direção com os amigos empresários se for continuar o sub 23 tem que ser com os jogadores do sub 20 que estouram a idade e nada mais ........
Vc está certíssimo não deixe nenhum desses vagabundos,mude o seu jeito continui assim
O Corinthians precisa disso, uma pessoa para organizar o departamento de futebol, que estava largado e na não de pessoas com outros enteresses.O Corinthians