Foto: Divulgação
Salve o Corinthians, o Campeão dos Campeões. Essa é a frase que abre o hino da equipe do Parque São Jorge, mas talvez poucos saibam de onde surgiu a expressão tão cantada pela Fiel. O título conquistado pelo Timão que rendeu esse apelido completa 90 anos nesta domingo (23).
LEIA TAMBÉM: Após sete jogos, Corinthians registra 38% de aproveitamento no Paulistão
Em 1930, a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos) resolveu promover uma disputa entre os campeões paulistas e cariocas de 1929. Corinthians e Vasco disputaram a Taça Apea em melhor de três partidas. Na primeira, no dia 16 de fevereiro, o Timão venceu por 4 a 2, na Fazendinha. Filó (duas vezes), De Maria e Gambinha marcaram os gols.
A segunda foi realizada no dia 23 de fevereiro, em São Januário. O Vasco fez 2 a 0, mas o Alvinegro do Parque São Jorge virou o placar, ganhou por 3 a 2 e conquistou a Taça Apea sem precisar do terceiro jogo. Por isso, o Corinthians passou a ser conhecido como o “Campeão dos Campeões”, expressão que foi eternizada no hino do clube, que foi composto de 1952 pelo compositor Lauro D’Avila. De Maria, Peres e Gambinha viraram a partida e evitaram o terceiro jogo.
APEA, Campeão dos Campeões, Corinthians, conquista, 90 anos
Vai corinthians