22/2/2020 12:32

Aos 109 anos, Corinthians conhecerá 254ª cidade da sua história e jogará em 5º menor estádio no século

Aos 109 anos, Corinthians conhecerá 254ª cidade da sua história e jogará em 5º menor estádio no século
O Corinthians jogará neste sábado pela primeira vez em Diadema, na região metropolitana de São Paulo, distante a 33 km da sede alvinegra, no Parque São Jorge, na zona leste da capital paulista. Algo no mínimo curioso porque, ao longo dos seus 109 anos, o clube já atuou ao menos uma vez em locais muito mais longínquos, como Willemstad (Curação), Casablanca (Marrocos), Ramenskoie (Rússia) e Yokohama (Japão), para citar alguns exemplos.



LEIA TAMBÉM: Força física, fôlego e chegada à área: saiba como Éderson pode ajudar o Corinthians em 2020


Diadema corresponderá a 254ª cidade e o 84º município do Estado de São Paulo visitado pela equipe alvinegra, segundo o aplicativo "Almanaque do Timão". O trabalho é do jornalista Celso Unzelte, também comentarista dos canais ESPN., e a conta inclui a capital paulista.

O motivo que leva o Corinthians a jogar agora no ABCD paulista é o Água Santa, adversário desta sétima rodada do Campeonato Paulista. Um confronto inédito. Este é outro fato que ajuda a entender porque demorou tantas décadas para os torcedores de Diadema verem o "Timão" de perto.

Por ser uma cidade jovem, afinal se emancipou de São Bernardo do Campo apenas no final de 1959, Diadema não teve equipes profissionais de futebol até o surgimento do Água Santa. Prevaleciam times amadores. Um dos mais tradicionais e conhecidos é o Sete de Setembro, de 1961. Muitas vezes campeão municipal.

Muitos outros surgiram a partir dos anos 1970, estimulados pela criação da Liga Futebol de Diadema, em 1972. No mesmo ano nasceu uma das forças da várzea, o Boa Vista, que já foi parceiro do Água Santa. Depois vieram equipes como XI Unidos, Piraporinha, Vila Lídia, Democrático e Internacional.

O Água Santa foi criado nesse contexto, em 27 de outubro de 1981, no bairro Jardim Eldorado. Foi três vezes campeão da principal divisão de futebol amador da cidade e quatro vezes vice. Também tem uma taça da segunda divisão e outra da terceira. A ideia de se profissionalizar começou em 2011 e virou em 2013.

Naquele ano, o Água Santa jogou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, que corresponde a quarta e última competição do Estado, e foi vice-campeão. A ascensão foi meteórica. Em 2016, estreou na Série A1 do Estadual. Só não enfrentou o Corinthians porque estava no mesmo grupo do clube mosqueteiro.

Fez 16 pontos em 15 jogos, mas acabou rebaixado porque foi a temporada em que seis equipes caíram para que o campeonato chegasse os atuais 16 participantes.

A campanha atual dos donos da casa não é difícil. Venceu uma partida, empatou duas e perdeu três. O rebaixamento é uma ameaça. Tanto que já trocou de técnico. Pintado assumiu no lugar de Fernando Marchiori. Fase diferente da corintiana: oito pontos, com dois triunfos, dois empates e dois reveses.

Novo setor no estádio
A partida entre Corinthians e Água Santa será disputada na Arena Inamar, no Jardim Inamar. Ao todo, serão 10 mil lugares, dos quais 7.000 para torcedores corintianos

A torcida da casa estará em menor número e em um novo setor, no lado sul do estádio, que deu ao estádio três mil novos lugares.

A Arena Inamar é o quinto menor palco em que o Corinthians jogará neste século. Atrás apenas dos estádios Augusto Bauer, em Brusque (5.000 lugares), ESPN Wide World of Sports Complex, em Orlando (5.200), Ulrico Mursa, em Santos (aproximadamente 8.000) e Tenente Carriço, em Penápolis (8.769).

O local não é tão antigo. Foi inaugurado em 2009, mas tem características que lembram campos históricos do futebol paulista. A falta de refletores de iluminação, como a casa do Juventus, na rua Javari, acabou por modificar o horário da partida deste sábado. A bola rola a partir das 15h (de Brasília).






Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









1974 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade