Há 40 anos, o Corinthians conquistava o 17º título paulista da história do clube. No dia 10 de fevereiro de 1980, o Timão superou a Ponte Preta por 2 a 0 no terceiro jogo da decisão no Morumbi, com gols de Sócrates e Palhinha, e levou mais uma taça estadual.
LEIA TAMBÉM: Corinthians entra na semana mais importante do ano buscando melhora
Dois anos após encerrar um jejum de quase 23 anos sem títulos, o Corinthians via pela frente novamente a Ponte Preta, adversário no duelo decisivo de 1977. E mais uma coincidência: três jogos foram necessários para decidir o estadual, como havia sido na quebra do tabu. Apesar de valer pelo Paulista de 1979, as partidas aconteceram em fevereiro de 1980.
No primeiro jogo, no dia 03 de fevereiro de 1980, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0. No Morumbi, o duelo foi decidido com gol de Palhinha, já no segundo tempo.
Três dias depois, no dia 06 de fevereiro de 1980, o segundo jogo decisivo foi disputado. Novamente no Morumbi, Corinthians e Ponte Preta ficaram no empate em 0 a 0, que levou o duelo para o terceiro e último confronto da final.
Com mais de 99 mil pessoas no Morumbi, o treinador Zé Duarte escalou o Timão no jogo que valeu a taça com Jairo; Luís Cláudio, Mauro, Amaral, Wladimir; Caçapava, Biro-Biro, Palhinha, Sócrates; Píter e Romeu.
Em busca da vitória, ainda no primeiro tempo, Sócrates cruzou para Palhinha, que livre e de peixinho marcou. Porém, o bandeirinha assinalou que o jogador do Corinthians estava em posição irregular.
Com isso, o Corinthians só abriu o placar no segundo tempo do jogo. Após bola cruzada na área, Sócrates chutou com força no gol e fez 1 a 0 para o Timão aos 11 minutos da etapa final.
Aos 24 minutos, veio o gol do título do Timão no Morumbi. Depois de cruzamento da direita, Palhinha infiltrou a grande área sem marcação e com chute certeiro colocou números finais na decisão. Após o apito final, a Fiel pôde gritar e comemorar o 17º título paulista da história do Corinthians.
Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,