Às vésperas da estreia do Corinthians na Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h30, em Assunção, no Paraguai, o GloboEsporte.com disseca cinco pontos do primeiro adversário do Timão na competição continental em 2020: o Guaraní, algoz nas oitavas de final do torneio em 2015.
LEIA TAMBÉM: Com retorno de meio-campista, Corinthians se reapresenta visando estreia na Libertadores; veja a provável escalação
A partida será no estádio La Nueva Olla, do Cerro Porteño, e o adversário do Timão entra em campo tendo sofrido apenas um gol na temporada.
Os números do Guaraní em 2020
5 jogos
4 vitórias
1 empate
9 gols marcados
1 sofrido
Destaque argentino
Uma contratação do Guaraní para esta temporada chamou a atenção: o volante Nicolás Maná, de 25 anos. Formado nas categorias de base do Boca Juniors, o jogador foi pouco utilizado no time argentino, mas chegou com projeção ao time paraguaio, depois de passagem pelo Defensa y Justicia.
Com contrato de um ano, já marcou dois gols em 2020 e tem sido bastante usado pelo técnico Gustavo Costa. Deve ser manter na equipe para o duelo contra o Timão.
Surpresa na base
Aos 19 anos, o ponta esquerda Rodney Redes é uma das surpresas da equipe na temporada de 2020. Formado nas categorias de base do Guaraní, já havia sido usado no ano passado e ganhou projeção no time titular em 2020.
Estilo "camaleão"
Para chegar ao confronto contra o Corinthians, o Guaraní apostou em posturas bem diferentes nos dois jogos contra o San José, da Bolívia. Na ida, jogando em Oruro, optou por um time mais fechado, cedendo a posse de bola para o rival. O gol surgiu em um lance de pênalti e definiu a vitória por 1 a 0.
No jogo de volta, um massacre logo no primeiro tempo. O próprio Maná marcou um dos gols da vitória por 4 a 0, que resultou em um placar agregado de 5 a 0.
Como está no Campeonato Paraguaio ?
Atualmente, o Guaraní é o terceiro colocado do torneio Apertura do Campeonato Paraguaio, com o mesmo número de pontos do primeiro e segundo colocado: sete. Das três partidas disputadas no nacional até aqui, venceu duas e empatou outra.
Logo na estreia do Paraguaio, o Guaraní empatou em 0 a 0 com o Sportivo San Lorenzo. Daí em diante, venceu os outros dois jogos. Uma vitória simples, por 1 a 0, sobre o Cerro Porteño, e o 3 a 1 sobre o 12 de Octubre, na última rodada disputada antes do compromisso pela Libertadores. O gol sofrido na última partida, inclusive, foi o único na temporada até aqui.
Quem é o técnico ?
O técnico do Guaraní é o argentino Gustavo Costas. Aos 56 anos, o porteño de Buenos Aires tem aval da diretoria para reformular o elenco do time paraguaio na temporada, trazendo apenas jogadores apenas. Há o entendimento de que o trabalho feito por ele neste início de temporada é muito bom e, por isso, o respaldo total do corpo diretivo.
Esta não é a primeira passagem de Costas pelo Guaraní, clube que dirigiu também de 2001 a 2003, e voltou em junho do ano passado. O argentino tem passagens pelo Racing, da Argentina, e pelo Santa Fe, da Colômbia.
Corinthians, Libertadores, Guaraní, Timão, 2020