19/1/2020 16:58

Tiago Nunes revisita a vida, revela mágoa com Petraglia e traça laço com Corinthians: "Time do povo"

Em Orlando, nos EUA, treinador concede sua primeira entrevista exclusiva no Timão

Tiago Nunes revisita a vida, revela mágoa com Petraglia e traça laço com Corinthians:
Foto: Marcelo Braga

Tiago Nunes teve 60 dias entre o anúncio de sua contratação pelo Corinthians e seu primeiro dia de trabalho no CT Joaquim Grava, na reapresentação do elenco para 2020. Uma de suas atividades foi procurar informações sobre a história do clube: títulos, ídolos, jogos marcantes. Aos 39 anos, o treinador buscou referências no passado para construir um futuro também vitorioso, conforme revelou nesta entrevista exclusiva – a primeira desde que assumiu o Timão (veja a reportagem do Esporte Espetacular no vídeo acima).



LEIA TAMBÉM: Informações sobre venda de ingressos: Corinthians x Internacional pela Copa SP


– Dei uma estudada boa na história do Corinthians, desde sua fundação até as principais conquistas, os principais movimentos sociais que construíram essa trajetória. Entender um pouco do DNA corintiano. Vi de cabo a rabo os principais jogos, para me conectar com o clube.

– Quis chegar aqui entendendo um pouco do que o torcedor quer, do que o torcedor gosta. Para tentar ser esse cara que vai colaborar com a construção da história do clube. Não chegar aqui fora do ar, tentando fazer algo que não combine com o que o clube Corinthians construiu até esse momento.

Em Orlando, nos Estados Unidos, onde o Timão ficou na terceira colocação no Torneio da Flórida, o treinador falou de suas referências e revisitou a própria história, revendo trechos da série de reportagens do Globo Esporte que contou toda a sua trajetória.

Num dos trechos revistos pelo técnico, o meia Athos revelou que Tiago foi demitido do São Paulo de Rio Grande em 2016 depois de discutir e xingar um torcedor que, depois, ele descobriria ser um conselheiro importante dentro do clube. Tiago buscou trabalhos psicológicos para atingir o equilíbrio emocional.

Mas será que o cara explosivo ainda existe?

– Está enjaulado aqui. De vez em quando ele aparece. É que nem o Médico e o Monstro, sabe? (livro de Robert Louis Stevenson que virou filme em 1941). Está aqui, controlando, a frequência tem que manter baixa. Eu tenho já há algum tempo procurado meios de me conhecer, fui estudar, fui buscar ajuda profissional, autoconhecimento, para saber quais os gatilhos que despertam às vezes este estopim curto, e foi renovador para mim entender o porquê das coisas. Hoje estou bem, tranquilo, pleno, não só pelo momento profissional, mas principalmente pela base familiar. A base dá uma tranquilidade hoje para que, se nada der certo, eu possa voltar para minha casa, tenho um lugar onde poderei estar bem.

Outro trecho da reportagem mostra um depoimento do pai do jogador, Mucio da Silva Nunes, um apaixonado por rádios e também por futebol que revelou a sua paixão pelo Corinthians no passado.

– Estou no futebol por causa dele, a culpa é dele. Desde que me entendo por gente, o futebol está dentro da minha casa, meu pai me ensinou a amar rádio. E sempre que eu perguntava sobre qual era o time dele, ele dizia que no Rio Grande do Sul era um, mas que em São Paulo era o Corinthians. Eu perguntava: "Por quê?" Porque é o time do povo, ele dizia. Isso para mim sempre esteve presente: futebol, emoção e povo. Por isso fiz questão de entender o que é o Corinthians um pouquinho. Vim para o clube do povo. Quero viver a cada dia isso aqui da maneira mais intensa possível – disse o filho de seu Múcio.






A saída do Atletico-PR
Campeão de quatro títulos pelo Athletico-PR – estadual, Copa Sul-Americana, Copa Suruga e Copa do Brasil –, Tiago Nunes não deixou o clube da maneira como planejou. Sem acordo para renovar seu contrato, foi impedido por Mario Celso Petraglia (presidente do Conselho) de terminar o Brasileirão.

Uma nota oficial emitida pelo clube paranaense quando o técnico acertou com o Corinthians insinuou que Tiago não tinha gratidão pelo clube. Palavras que deixaram marca no treinador.

– Fiquei bem chateado. Criei um vínculo de amor com o Athletico-PR, principalmente com o torcedor e muitos colaboradores. Tenho uma gratidão genuína, gratidão pelo torcedor que me colocou como treinador, e deixamos um legado muito bonito lá. Sempre fui verdadeiro com o clube nas minhas ações. Fiquei chateado com a nota que foi emitida, mas não esperava nada diferente do presidente do Conselho, até porque é algo que já é histórico – disse, se referindo a Petraglia.

– Quando cheguei ao Athletico-PR, o presidente era xingado pelo torcedor em todos os momentos do jogo, inclusive eu publicamente algumas vezes fui defendê-lo e pedir que o torcedor não fizesse isso. O tempo passou, a gente conquistou, mudou o time daquela situação incômoda, e como já aconteceu com outras pessoas que lá estiveram, sempre que você diz "não" ao presidente, você acaba saindo como o anti-herói. Independente de qualquer coisa, sou muito grato ao torcedor – destacou Tiago.




Corinthians, timão, alvinegro, título, paulista, Parque São Jorge, Tiago Nunes, Libertadores, 2020, Planejamento, mercado da bola, transferência, 2020, Itaquera, torcida, técnico,


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2355 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

No começo é um tal de "timão" daqui, "time do povo" dalí... Depois vem aquela oferta "IRRECUSÁVEL" e... tcham tcham tcham tchaaamm... RECISÃO DE CONTRATO!!! Sempre todos com a mesma conversa! Afff...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade