Imagem: Evelson de Freitas/Folhapress
O Corinthians garantiu uma vaga no Mundial de 2000 há exatos 20 anos, depois de vencer o Al-Nassr por 2 a 0 no Morumbi. A vitória por dois gols de diferença contra o time da Arábia Saudita eliminou o Real Madrid, que antes mesmo da definição já havia reclamado da tabela montada pela Fifa. Depois do empate por 2 a 2 entre Corinthians e Real Madrid, o técnico espanhol Vicente del Bosque citou "certo privilégio" do time brasileiro. Na rodada derradeira da fase de grupos, os corintianos entraram em campo depois dos espanhóis, já sabendo o que precisaria fazer para ir à decisão do Mundial.
LEIA TAMBÉM: Florida Cup, boa ou ruim? Eis a questão
"A diferença do horário dá um certo privilégio para quem joga por último. É um problema de organização", disse o treinador do Real Madrid em entrevista à Folha de S.Paulo. "Vamos ter de vencer pelo menos de cinco, porque o Al-Nassr é fraco, e o Corinthians vai ganhar fácil", completou o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que já havia aumentado a rivalidade entre os times depois de convocar a torcida do Palmeiras para ir ao Morumbi incentivar o Real. As declarações de Vicente del Bosque e Roberto Carlos resultaram num contra-ataque de Oswaldo de Oliveira, treinador do Corinthians na ocasião.
O comandante corintiano lembrou que o time paulista teve menos tempo de recuperação antes do duelo contra o Real. "Se vamos levar vantagem, o Real também levou na primeira rodada, por jogar primeiro e ter mais tempo de descanso. Eles tiveram 48 horas. Nós, não, o que pela Fifa não é legal", rebateu Oswaldo.
Na abertura do Mundial, o Real entrou em campo às 18h45 do dia 5 de janeiro para enfrentar o Al-Nassr, enquanto o Corinthians mediu forças com o Raja Casablanca, do Marrocos, às 21h15. O duelo entre brasileiros e espanhóis, por sua vez, aconteceu no dia 7, às 21h15. Depois do empate quente no Morumbi, com direito a desentendimento entre Marcelinho Carioca e Fernando Hierro nos minutos finais, Corinthians e Real chegaram aos quatro pontos, com mesmo saldo de gols — o time merengue tinha cinco gols marcados, contra quatro dos corintianos.
Na terceira rodada, o Real abriu o dia com uma vitória por 3 a 2 sobre o Raja Casablanca. O Corinthians, então, precisaria vencer o Al-Nassr por dois gols de diferença. Com um gol de Ricardinho no primeiro tempo e Rincón no fim, conseguiu a vaga. Ambos os times também reclamaram da arbitragem. Vicente del Bosque frisou que Fernando Redondo sofreu pênalti no jogo de estreia e que o Corinthians marcou um gol ilegal também na primeira rodada — com o zagueiro Fábio Luciano, no triunfo por 2 a 0 sobre o Raja Casablanca.
Ambos os times também reclamaram da arbitragem. Vicente del Bosque frisou que Fernando Redondo sofreu pênalti no jogo de estreia e que o Corinthians marcou um gol ilegal também na primeira rodada — com o zagueiro Fábio Luciano, no triunfo por 2 a 0 sobre o Raja Casablanca. Oswaldo de Oliveira não deixou barato. O treinador ressaltou que o Corinthians fez um gol legítimo contra o próprio Real, feito pelo zagueiro João Carlos — o árbitro assinalou falta no goleiro. Além disso, afirmou que o time espanhol teve um pênalti mal marcado (Dida defendeu o chute de Anelka).
Corinthians, timão, alvinegro, título, paulista, Parque São Jorge, Tiago Nunes, Libertadores, 2020, Planejamento, mercado da bola, transferência, 2020, Itaquera, torcida, técnico,
ATÉ ACHO QUE NA ÚLTIMA RODADA OS JOGOS DO GRUPO DEVERIAM SER NO MESMO HORÁRIO E PRA ISSO TERIAM QUE SER REALIZADOS EM 2 ESTÁDIOS. PORÉM, COMO SÓ OCORRERAM NO MORUMBI, UM TINHA DE JOGAR ANTES DO OUTRO. MAS É CURIOSO QUE QUANDO ''ELES'' (EUROPEUS PRINCIPALMENTE ESPANHÕIS) NÃO SÃO BENEFICIADOS SAEM RECLAMANDO. Ex.: TIRARAM O LIMITE DE ESTRANGEIROS DE TODAS AS COMPETIÇÕES QUE PARTICIPAM. RESULTADO: QUANDO VAMOS ENFRENTÁ-LOS NÃO DISPUTAMOS MAIS COM SEUS TIMES NACIONAIS E SIM CONTRA ''SELEÇÕES DA ONU''! SE OS TIMES DISPUTASSEM A COPA DOS CAMPEÕES COM NA MÁXIMO 3 GRINGOS POR EQUIPE, NEM MUNDIAIS ESSES MERENGUES DISPUTARIAM, PQ NEM LÁ VENCERIAM!!!