Foto: Marcelo Braga
O Corinthians viverá uma nova realidade na base a partir da mudança definitiva da categoria para o novo CT, o que está previsto para acontecer nos primeiros meses de 2020. Ao menos é o que acredita Fernando Yamada, gerente geral da base alvinegra. Após visitar os CTs de Barcelona, Real Madrid, Valencia, Atlético de Madrid e Villareal no início de dezembro, o ex-goleiro diz confiar que a integração de espaços físicos com o departamento profissional será importante para a evolução das promessas do clube.
LEIA TAMBÉM: Futsal: Corinthians contrata o pivô Éder Lima para 2020
– Se você pegar as equipes tops do Brasil, pouquíssimas têm CT integrado, você não enche uma mão. O Corinthians vai dar um salto de qualidade quando se mudar de vez, tenho certeza absoluta. Se pegar o profissional, os principais títulos aconteceram depois da inauguração do CT. Não foi à toa. A base, no momento em que se mudar, formará muito mais jogadores e terá um processo de integração melhor – disse Yamada.
Assim como em 2018, o Corinthians não conquistou títulos na base. A categoria sub-17 foi quem chegou mais perto, com um vice-campeonato do Brasileirão, perdendo a final para o Flamengo.
Sem considerar apenas resultados finais como parâmetro, Yamada diz que foi um ano positivo na base.
– Estamos num caminho muito bom, chegando em todas as competições, óbvio que a gente quer ganhar, estamos num clube que tem torcida participativa, a gente se prepara para isso. Acho que o que falta mais é vivenciar jogos decisivos, estou chegando a essa conclusão – analisou.
– O Corinthians não vinha chegando muito nas competições, as gerações que estão hoje aqui têm pouco histórico de jogos decisivos. Isso faz a diferença. A gente precisa ajustar, temos que fazer mais excursões, vivenciar experiências com outras culturas, disputar torneios fora que vão te levar a bater jogos grandes, disputar títulos. Esses torneios pontuais de uma semana são muito bons.
Segundo Yamada, o Corinthians frequentemente recebe convites para torneios em outros continentes, mas neste ano priorizou recursos para a construção do CT e para a contratações de profissionais. A partir do ano que vem, é possível que os garotos disputem jogos contra grandes equipes fora do Brasil.
Corinthians, timão, alvinegro, título, paulista, Parque São Jorge, Tiago Nunes, Libertadores, 2020, Planejamento, mercado da bola, transferência, 2020, Itaquera, torcida, técnico,
Melhorar o CT? Ótimo! Tem é que dar chance para a molecada...
Poderia botar o nome de Pé de Anjo
Sugiro também dar um nome a este CT, assim como no profissional ( Joaquim Grava), poderia por exemplo se chamar CT Roberto Rivellino, Ronaldo Fenômeno etc.
É isso aí temos que priorizar às categorias de base do clube em vez de gastar tanto com contratações milionárias