Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Depois dos protestos políticos adiarem algumas rodadas do Campeonato Boliviano, finalmente a competição iniciada em 9 de janeiro chegou ao fim. O grande campeão do torneio foi o Jorge Wilstermann, que chegou ao 15º título nacional ao derrotar o Oriente Petrolero por 3 a 1. Além do título, também foi definido quais serão os times que enfrentarão os brasileiros na Libertadores e Copa Sul-Americana.
LEIA TAMBÉM:Acabou a novela, Corinthians acerta contratação do volante Victor Cantillo
- Bolívar cai no Grupo B, com Palmeiras, Tigre (ARG) e mais um time que sairá da Pré-Libertadores;
- Jorge Wilstermann enfrenta Athletico-PR, Peñarol (URU) e Colo-Colo (CHI) no Grupo C;
- San José pode encarar o Corinthians na Pré-Libertadores desde que vença o Guaraní (PAR);
- Oriente Petrolero joga contra o Vasco na primeira fase da Sul-Americana;
- The Strongest enfrenta o Atlético Tucumán (ARG) na segunda fase da Pré-Libertadores;
- Nacional de Potosí encara o Melgar (PER) na primeira fase da Sul-Americana;
- Blooming joga contra o Emelec (EQU) na primeira fase da Sul-Americana;
- Always Ready encontra o Millonarios (COL) na primeira fase da Sul-Americana.
A única indefinição no Campeonato Boliviano - mesmo após o fim da última rodada - é saber quem vai jogar a segunda divisão em 2020. Isso porque lá há o sistema de jogo de playoff entre o penúltimo da primeira divisão, contra o segundo colocado da Série B de lá. Quem vencer, estará na primeirona no ano que vem. O confronto ainda não está definido porque não se sabe quem é o penúltimo colocado já que o jogo entre Sport Boys (atual vice-lanterna) e Real Potosí não aconteceu.
O Sport Boys enviou um comunicado para a Federação Boliviana de Futebol neste sábado pedindo o adiamento da partida e alegando que não conseguiu voos para Potosí já que a partida estava prevista para domingo. Porém, o Real Potosí também se pronunciou dizendo ser contra o pedido já que não foi realizado com mais de 48 horas de antecedência. Ou seja, a decisão se subirá um ou dois times para a primeira divisão fica a cargo da FBF.
Corinthians, timão, alvinegro, título, paulista, Parque São Jorge, Tiago Nunes, Libertadores, 2020, Planejamento, mercado da bola, transferência, 2020, Itaquera, torcida, técnico,