O Corinthians contratou bastante nos últimos anos, mas nem sempre nomes que conseguiram se manter no clube. Por isso, 30 jogadores foram emprestados a outros clubes durante a temporada de 2019. No total, 16 equipes diferentes receberam atletas alvinegros: Oeste (4) e Ponte Preta (4); Goiás (3); São Bento, Bahia, Fluminense Athletico-PR, Vasco e Fortaleza, dois cada um; e Paraná, Botafogo, Vitória, Londrina, América-MG, Novorizontino e Avaí, com um. Veja a lista:
LEIA TAMBÉM: Com dificuldade para contratar Sidcley, Corinthians negocia para ter lateral Dodô de volta
Guilherme Mantuan: Foi emprestado ao clube campineiro no início da temporada, mas logo retornou ao Corinthians para tratar um desequilíbrio muscular. Recuperado, o atleta voltou para a Ponte Preta, onde fez sua estreia no último dia 12 de julho, durante a vitória contra o Oeste, pelo Brasileiro da Série B. Depois, porém, custou a ter chances e foi devolvido ao Timão. Jogará Paulista e Série B pelo Oeste em 2020.
Leo Principe:O lateral-direito despontou no Timão em 2017, mas não conseguiu muito espaço no time. No início da temporada, foi emprestado ao Guarani, mas também não conseguiu se firmar e foi transferido ao Paraná, onde ficou até o final do ano. Seu contrato se encerra nos próximos dias e não será renovado.
Matheus Alexandre: O lateral foi comprado pelo Corinthians da própria Ponte Preta, mas seguiu emprestado ao clube de Campinas até o final da temporada e deve se apresentar ao Timão em janeiro de 2020. O jogador entrou em campo apenas seis vezes e não balançou as redes.
Guilherme Romão: Um dos poucos a ser efetivamente titular de uma equipe na Série B, Romão encarou praticamente as últimas três temporadas emprestado a times do interior. Ele acabou rebaixado na segunda divisão, mas terminou o torneio com dois gols marcados, o bastante para ser novamente emprestado ao Botafogo-SP para o Paulista de 2020. Seu vínculo com o Timão termina junto com o Estadual.
Yago: Começou nas categorias de base do clube em 2012. Quando já integrava o elenco principal, a saída de Gil, em 2016, abriu oportunidade para o atleta, mas ele não conseguiu se firmar e foi emprestado. Em 2018 retornou ao clube, mas logo seguiu para o Botafogo e, depois, para o Goiás, onde entrou em campo 25 vezes e marcou dois gols. Atualmente, o zagueiro se recupera de uma cirurgia no joelho e vai renovar com o Timão por pelo menos mais seis meses.
Caetano: Chegou ao Corinthians depois de ser revelado na base do Vasco. Depois de se destacar na Copinha, foi cedido ao Oeste para a disputa da Série B, atuando como titular na maior parte da competição. O jogador deve passar mais um ano na equipe de Barueri, jogando Paulista e Série B.
Pedro Henrique: O jogador foi criado na base do Corinthians e promovido ao elenco titular em 2015, sob o comando de Mano Menezes, mas fez sua primeira partida oficial pelo clube apenas em 2016. Sem conseguir se firmar entre os titulares, Pedro Henrique foi emprestado ao Athletico-PR a pedido de Tiago Nunes, hoje técnico do clube, motivo pelo qual será aproveitado no ano que vem.
Leo Santos: O jogador foi criado na base do Corinthians e titular da equipe no segundo semestre de 2018. Cedido ao Fluminense no começo do ano, falhou em um clássico contra o Flamengo e decidiu passar por uma cirurgia para corrigir uma tendinite no joelho, recuperando-se no Corinthians. Deve ser aproveitado em 2020.
Camacho: Chamou a atenção do Corinthians após o Paulista de 2016, com boa atuação pelo Audax. Com excesso de volantes no elenco alvinegro nesta temporada, foi emprestado ao Athletico-PR e penou por ter sido pego no doping, em erro reconhecido pelos paranaenses. Nome que agrada Tiago Nunes, já foi avisado que será aproveitado em 2020.
Fellipe Bastos: Dos jogadores mais aproveitados na temporada, Bastos foi peça importante no esquema de Vanderlei Luxemburgo no Vasco. Terminou a temporada com três gols marcados e deve seguir na equipe carioca no ano que vem, já que seu vínculo com o Timão se encerra no dia 31 de dezembro.
Jean: Chegou ao clube em 2016, vindo do Paraná. Sem espaço na temporada de 2017, foi emprestado ao Vasco e, vivendo a mesma situação quando retornou ao clube do Parque São Jorge, seguiu novo empréstimo, dessa vez para o Botafogo. No Rio, foi reserva, mas entrou várias vezes como opção.
Paulo Roberto: Chegou ao Corinthians em 2017, mas não conseguiu uma boa sequência como titular. Com Fábio Carille, o atleta fez bons jogos e se destacou quando teve chance de começar as partidas, mas ainda assim não conseguiu se firmar. Sendo assim, foi emprestado no início de 2019 para o Fortaleza, onde jogou 19 vezes, mas não se firmou como titular. Não terá seu vínculo renovado.
Richard: O volante chegou ao Corinthians no início de 2019 depois de se destacar pelo Fluminense, onde fez uma ótima campanha pelo Brasileiro. Em junho dessa temporada, sem muito espaço no clube, foi emprestado ao Vasco, sendo titular da equipe e atuando em 25 partidas da campanha no Brasileiro. Já foi pedido por Abel Braga, novo técnico da equipe carioca, para 2020.
Thiaguinho: chegou ao clube em abril de 2018 por empréstimo, vindo do Nacional-SP. Ele teve chances como titular no final do Brasileiro do ano e agradou a diretoria, que comprou o atleta em definitivo em 2019. Para ganhar rodagem, foi emprestado em maio ao Oeste, sendo titular da equipe e anotando três gols na campanha da Série B. Deve ser mantido, por empréstimo, no Oeste em 2020.
Araos: Contratado no meio do ano passado, o chileno teve poucas chances com Fábio Carille, atuando em apenas dois jogos do Paulista. Depois de relutar em ser emprestado, aceitou disputar a Série B pela Ponte Preta. Em Campinas, participou de nove jogos, sem marcar gols. Tem chance de ser aproveitado em 2020.
Marquinhos: Dos jovens com mais sucesso nos empréstimos, Marquinhos subiu da Série C para a B com o Bragantino, em 2018, e neste ano foi um dos destaques da campanha da Ponte Preta na Série B. Ele chegou a atuar pelo Timão no amistoso contra o Santos, na pré-temporada, e a ser inscrito no Paulista, mas só conseguiu jogar em Campinas. Lá, fez dois gols e deu duas assistências em 25 jogos. Agora interessa ao Fluminense para 2020.
Fabrício Oya: Oya chegou ao Corinthians em 2011 e foi grande destaque do clube nas Copinhas de 2016, 2017 e 2019. O corinthiano foi promovido ao plantel principal e chegou a atuar em uma partida com a equipe comandada por Carille, mas com a forte concorrência foi emprestado ao São Bento, em maio, para ganhar mais minutos de jogo. Devolvido em outubro, ele anotou apenas dois gols e já está emprestado ao Oeste para 2020.
André Luis: O atacante fez boas atuações vestindo a camisa da Ponte Preta, o que chamou a atenção do Timão. Destaque da Série B do Brasileiro, chegou ao Parque São Jorge em 2019 e recebeu algumas oportunidade no início do ano, mas não se encaixou na equipe e seguiu rumo ao Fortaleza após o fim do Campeonato Paulista. Pela equipe nordestina, entrou em campo 25 vezes e marcou dois tentos.
Lucca: Participou da campanha vitoriosa do Timão no Brasileiro 2015, mas nunca chegou a se firmar entre os titulares. Ao fim do Paulista de 2018, ele deixou o Parque São Jorge para atuar pelo Al-Rayyan Sports Club, do Qatar. Assim que retornou ao Brasil, foi emprestado para o Bahia, onde disputou 17 jogos e fica cedido até julho do ano que vem, quando acaba seu contrato.
Luidy: Em outubro de 2016, Luidy foi o primeiro reforço do clube já para o ano de 2017. Sem espaço no Corinthians, o atleta já foi emprestado para três equipes (Figueirense, Ceará e São Bento) e defendeu o Londrina neste ano. Lá entrou em campo 32 vezes e anotou três tentos.
Gustavo Mosquito: O atacante foi contratado em 2018, mas só pode atuar pelo clube em 2019. O jogador chegou como promessa, mas não agradou nas poucas oportunidades que teve e foi emprestado ao Vila Nova. O clube, no entanto, devolveu o atleta, que logo seguiu para o Oeste. Para 2020, já tem acerto com o Paraná.
Carlinhos:O jogador fez muito sucesso nas categorias de base e foi promovido ao profissional em 2016, mas no ano seguinte retornou ao Sub-20 para a disputa da Copinha. Com o título, boas atuações e artilharia na competição, ele reintegrou o elenco profissional. Sem conseguir se firmar, no entanto, ele foi emprestado três vezes seguidas, defendeu o Novorizontino no primeiro semestre e fechou o ano no Vila Nova.
Gabriel Vasconcelos: O atacante chegou ao Corinthians em 2014, quando deixou o Fluminense. Ele foi emprestado ao São Bento, onde ficou até o final de 2018, e quando voltou ao Parque São Jorge foi emprestado ao Oeste. Na equipe de Barueri, Gabriel chegou aos 11 jogos, mas não marcou nenhum gol. Não terá seu vínculo renovado.
Matheus Matias: O jovem foi revelado pelo ABC e logo se destacou entre os profissionais, chamando a atenção do Corinthians, quando o jogador marcou dez gols em dez jogos. Mesmo sendo uma grande promessa, Matheus não teve muitas oportunidades no clube e foi emprestado para o Ceará no começo do ano, jogando pouco. No Avaí, entrou em campo 18 vezes e fez dois gols, mas quase todas pela Copa Santa Catarina e o Brasileiro sub-23, torneios paralelos ao Brasileiro em que a equipe usou apenas jovens. Na Série A jogou apenas uma vez.
Algum desses nomes tem espaço no Corinthians?
LEIA TAMBÉM: Tiago Nunes diz que persistiu para ter Luan no Corinthians em 2020
Corinthians, emprestados, jogadores, 2020