16/12/2019 14:36

Há 29 anos, Corinthians era campeão brasileiro pela primeira vez na história

Equipe alvinegra venceu o São Paulo nos dois jogos da final para levantar a taça nacional

Há 29 anos, Corinthians era campeão brasileiro pela primeira vez na história
Em 2017, o Corinthians se transformou em um dos maiores campeões da era do Campeonato Brasileiro ao erguer a taça nacional pela sétima vez. E nesta segunda-feira (16), a primeira página desta história completa 29 anos. Neste mesmo dia, em 1990, o Timão batia o São Paulo, por 1 a 0, no segundo jogo da final do Brasileirão, no Morumbi, e conquistava o seu primeiro título da competição nacional.

LEIA TAMBÉM: [ENQUETE]: Você gostaria de Dedé no Corinthians em 2020?



Até aquele ano, o Corinthians era o maior campeão paulista com 20 títulos, mas batia na trave para ser campeão brasileiro, como em 1976, na derrota para o Internacional.

Se em 1990 o conjunto alvinegro não se destacava pelos talentos individuais, a entrega e raça dentro de campo era o que tornava aquele time especial. Apesar disso, o começo da competição foi preocupante: derrotas nos dois primeiros jogos e mudança de treinador logo em seguida. O resultado foi uma sequência de 11 jogos de invencibilidade que levaram o Timão ao mata-mata do Brasileirão.

Nas quartas de final, mais preocupação. Tendo o Atlético-MG pela frente, equipe de melhor campanha na primeira fase, o Corinthians saiu perdendo o primeiro jogo em seu mando de campo, mas Neto comandou a virada nos minutos finais e o Alvinegro viajou a Belo Horizonte com vantagem na mala. No Mineirão, o empate por 0 a 0 bastou para o time do Parque São Jorge avançar de fase.

A história se repetiu na semifinal diante do Bahia. Vitória, de virada, por 2 a 1, com protagonismo de Neto, em São Paulo, e empate sem gols na volta, em Salvador.

Na decisão, no clássico contra o São Paulo, o Corinthians largou na frente com gol de Wilson Mano após cobrança de falta de Neto. Três dias depois, novamente no Morumbi, o Timão decidiria o título nacional.

Naquele domingo do dia 16 de dezembro de 1990, com mais de 100 mil pagantes no estádio, o Corinthians foi a campo sob o comando de Nelsinho Baptista com Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano, Neto e Tupãzinho; Fabinho e Mauro.

Boa parte do primeiro tempo foi de sufoco para o Alvinegro, que conseguiu evitar que o São Paulo abrisse o placar precocemente em pelo menos duas oportunidades. Aos poucos o Corinthians foi equilibrando o duelo e chegou a oferecer perigo em chutes de Wilson Mano e Tupãzinho.

Mas na segunda etapa a história foi diferente. Aos nove minutos, Neto acionou Tupãzinho no meio de campo e o talismã não perdeu tempo, já iniciando uma arrancada em direção ao gol adversário. Ele abriu para Fabinho na direita, que limpou seu marcador e devolveu para o camisa 9. Após deixar o marcador para trás aplicando a bola entre suas pernas, Fabinho recebeu novamente para chutar, a finalização ser bloqueada e o rebote se oferecer a Tupãzinho.

O gol é um retrato daquela equipe. Do jeito que dava, se atirando na bola, o jogador dividiu com o goleiro e zagueiro do São Paulo para conseguir empurrar ao fundo do gol. A metade preta e branca do Morumbi explodiu de alegria e emoção junto com o time dentro de campo.



Ainda havia muito tempo até o apito final, mas se a expectativa era um bombardeio do rival, a realidade é que o Corinthians administrou bem aqueles minutos, chegando perto de ampliar o placar. Quando o árbitro encerrou a partida, o Alvinegro deixava de ser um time estadual para ganhar o Brasil e, posteriormente, o mundo.


Corinthians, Mundial, Morumbi, Campeão Brasileiro, Alvinegro,Tupãzinho.


VEJA TAMBÉM
- Cássio entrega titularidade a Carlos Miguel e afirma: Agora depende dele
- Surpresa dos Jogadores do Corinthians emociona Cássio em sua despedida.
- Sem Cássio, Carlos Miguel pode deixar o Timão, entenda









15171 visitas - Fonte: Corinthians.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

JÁ PERCEBERAM QUE ESSE TIPO DE FOTO AÍ ACABOU? TENTEM PROCURAR ALGUMA DAS CONQUISTAS RECENTES PRA VER SE ENCONTRAM. E POR QUE? Parece que os fotógrafos não tem mais permissão de tirá-las no início das partidas decisivas. Elas tinham legenda com os nomes dos respectivos jogadores e eram facilmente encontradas em quadros, até há alguns anos, nos mais variados comércios populares, principalmente em bares. ACABARAM ATÉ COM ISSO! FOTOGRAFIAS AGORA SÓ DEPOIS DA CONQUISTA, COM TODO O ELENCO COMEMORANDO, EM CIMA DE PALCOS COM CHUVA DE PAPEIS, ONDE NADA DÁ PRA VER, A NÃO SER O NOME DE ALGUMA GRANDE MARCA PATROCINADORA DOS TORNEIOS. ESSE TAL DE ''BUSINESS'' ESTÁ ANIQUILANDO COM TUDO O QUE NOS RESTA, ATÉ NO NOSSO FUTEBOL!!!

Foi um dia inesquecível, estive presente nesta final !!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Botafogo

Sudamericana

Ter - 21:30 - Neo Química Arena
4 X 0
Corinthians
Argentinos JRS
publicidade
publicidade
publicidade