O Corinthians foi o grande campeão da segunda edição do Mundial de Free Fire, realizado no
Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A conquista é um marco na relação recente entre clubes
nacionais e o eSports ao consagrar o Timão como o primeiro clube brasileiro tradicional do
futebol a vencer um mundial numa modalidade de esporte eletrônico, prova de que o
mercado
de eSports não para de crescer.
Esse crescimento se dá, também, no Brasil, o terceiro país em número de jogadores do
mundo. Além disso, o aumento no interesse por jogos eletrônicos também no país pode ser
observado no nicho de jogos online, como os cassinos e casas de apostas esportivas. Já
existem, por aqui, diversas plataformas voltadas às apostas, como a 22bet, cuja confiabilidade
e segurança já foi atestada pela
análise do site de apostas 22bet realizada por especialistas.
Um marco para o Brasil
Renan Philip, ex-dirigente da Vivo Keyd e da paiN Gaming e atual gerente de operações
comerciais da Immortals Gaming Club (IGC), empresa que gerencia o esporte eletrônico do
Corinthians, declarou em entrevista que a vitória do clube paulista marca a principal
conquista do esporte eletrônico brasileiro até o momento.
“Para o esporte eletrônico brasileiro, é o maior marco que a gente teve até agora. O MIBR,
antes como SK e LG, foi campeão de Major (de CS:GO) de audiência tão grande quanto o
Free Fire, mas este título (do Corinthians) foi em casa. É o jogo que hoje é o mais jogado do
Brasil, é um dos maiores clubes do Brasil, e foi o primeiro título (mundial) do Brasil em casa.
Isso, com uma arena lotada, nunca tinha acontecido também junto com um time "de futebol".
Isso é demais. Essa página no esporte eletrônico demora para se repetir. Espero que (se
repita) ano que vem com o Corinthians de novo”, declarou ele.
O título mundial foi conquistado quatro anos após o primeiro investimento de um clube
brasileiro no universo dos esportes eletrônicas. Esse passo inicial foi dado pelo Santos, em
2015, por meio de uma parceria realizada com o Dexterity. Desde então, outros clubes
tradicionais do futebol brasileiro passaram a investir nos eSports.
Até a conquista do mundial pelo Corinthians, o maior título nos esportes eletrônicos de um
clube do futebol nacional havia sido a
vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro de
League of Legends.
“Isso significa muita evolução. A gente que está há muito tempo nos eSports acreditava que
os times iam entrar eventualmente, com parceiros bons, e que fariam bons movimentos, mas
sempre com muita calma, sem muito investimento. A gente teve muita sorte de contar com os
executivos do Corinthians que confiaram no nosso trabalho como parceiro de negócio. Nos
deram 100% de liberdade de fazer o que a gente queria. A gente escolheu a modalidade, os
jogadores, a comunicação. Graças a isso, com toda a nossa vivência, a gente conseguiu trazer
um título dessa magnitude” enalteceu Renan após a vitória.
O elenco campeão foi formado por Carlos "Fixa", Genildo "Japa", Samuel "Level Up 007",
Bruno "Nobru" e Douglas #Pires", além do treinador Luciano "CHEFEXL" e dos streamers e
influenciadores Lucio "Cerol" e Ernani "Weedzao".
Sucesso de público
Além da marca estabelecida pela vitória do Corinthians, que deve impactar o
planejamento
2020 do clube na área de esportes eletrônicos, o Mundial Free Fire também foi um sucesso
absoluto de público. O torneio apresentou picos com mais de 2 milhões de telespectadores
simultâneos na internet, um recorde para um evento do jogo.
O game para dispositivos móveis é o Battle Royale mais baixado da atualidade e o terceiro
mais baixado do mundo no geral. Free Fire possui 450 milhões de usuários registrados,
apresentando uma média de 50 milhões de jogadores ativos por dia, distribuídos por 150
países.
Corinthians, Timão, Free Fire
E tudo nos, vai Corinthians