30/10/2019 11:06

A economia europeia e o impacto do mercado futebolístico

A economia europeia e o impacto do mercado futebolístico
A Annual Review of Football Finance - Análise Anual das Finanças do Futebol - revelou números surpreendentes, que são claramente demonstrativos da forma como o futebol impacta nos cofres da Europa. Tem noção do papel do futebol para a economia europeia? Então, venha perceber o impacto do mercado futebolística para o meio económico da Europa.

O futebol é uma modalidade altamente apreciada em todo o mundo mas, na Europa, a loucura pela bola não pode mesmo ser negada.

Do lazer ao negócio, o percurso do mundo futebolístico seguiu os tempos e, permeando todas as lógicas da globalização e do comércio, expandiu-se, tornando-se muito mais do que um mero desporto.
Hoje em dia, as lógicas dos mercados internacionais precisam de considerar o impacto económico que a modalidade futebolística europeia tem para as finanças continentais e mesmo internacionais.

Sendo uma das mais rentáveis indústrias de sempre, este é, pois, um mercado que move – literalmente – milhões de euros com as contratações, as transferências, as redes de transmissão e os patrocínios.
Nem todas as ligas são igualmente responsáveis por este processo, havendo algumas cujas transações contribuem, de forma inegável, para que o futebol se torne um jogo jogado também nas mesas onde faz negócio.

A Análise Anual das Finanças do Futebol revelou justamente isso ao apresentar os números da época de 2017/2018, onde números incríveis revelam bem o papel que o mercado futebolístico tem para a economía

A Europa, o crescimento do futebol e o impacto na economia

A janela de gastos na janela de transferências do futebol europeu entre a época de 2008 e 2018 foi um dos pontos analisado pela Annual Review of Football Finance.

A Deloite, publicação na qual os dados foram apresentados, revelou que neste período, o futebol europeu foi responsável por uma transação na ordem dos 28 mil milhões de euros.

Este valor considera todas as ligas do continente europeu. Ainda assim, se olharmos com atenção, veremos que os maiores responsáveis pelas transações económicas, no mundo de futebol, são essencialmente 5 países, sendo estes os locais nos quais maiores receitas são geradas pelo desporto rei.

Embora as transações e as contratações sejam, em parte, grandes responsáveis pelos valores referidos nesta análise, torna-se também necessário referir que são igualmente considerados os lucros provenientes dos direitos de transmissão, dos patrocínios fornecidos às equipas e dos diversos serviços comerciais.

Quais são as ligas com maior lucro na Europa

Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França são as ligas mais lucrativas em solo europeu, cabendo-lhes uma percentagem significativa dos valores obtidos por esta modalidade na Europa.
Quando considerada a época de 2017/18, a rainha das ligas é Inglaterra, liga esta que obteve um escalão de 72%.

Embora atrás da Inglaterra, a Alemanha e Espanha ocupam os lugares seguintes, sendo esperado que a entrada de Cristiano Ronaldo para a equipa italiana Juventus venha, também, a melhorar os números da quarta classificada nas épocas futuras.

O quinto lugar, em termos de rentabilidade, é neste momento ocupado pela França.

Corinthians, timão, futebol Europeu


VEJA TAMBÉM
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG
- Veja a provável escalação do Timão para o jogo de hoje









3771 visitas - Fonte: Da Redação

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade