6/10/2019 16:30

Análise: Corinthians segura dinâmica gremista, mas eficiência ofensiva precisa melhorar

Partida em Porto Alegre que terminou igual colocou frente a frente dois times diferentes

Análise: Corinthians segura dinâmica gremista, mas eficiência ofensiva precisa melhorar
Num jogo sem vencedor, o Corinthians foi quem saiu mais feliz da Arena do Grêmio, após o empate sem gols contra o dono da casa.



LEIA TAMBÉM: Atuação ruim de "prediletos" de Fábio Carille frusta a torcida do Corinthians nas redes sociais; confira

Pela histórica dificuldade de se jogar em Porto Alegre e na Arena, e pela qualidade técnica da equipe de Renato Gaúcho, um ponto fora de casa tem que ser visto de forma positiva.

O Timão segue invicto no returno (são dez pontos somados em 12), chega a 42 pontos, segue na quarta posição e ainda sonha, mesmo que timidamente, com a conquista de um título que seria improvável. A busca pela vaga na Libertadores de 2020 é um objetivo bastante real.

Em Porto Alegre, a partida que terminou igual colocou frente a frente dois diferentes.

Muito ofensivo, o Grêmio ficou com a bola nos pés (teve 64% de posse), enfileirou jogadas construídas, mostrou repertório ofensivo e pressionou o Timão o tempo todo com Luan, Alisson e Everton Cebolinha

Eficiente na defesa, o Corinthians se fechou muito bem, teve em Gil e Manoel alguns dos seus destaques individuais e apostou em contra-ataques para buscar um gol que não nasceu.

Criticado por promover um jogo feio, de poucos gols por jogo (25 em 23 jogos) e baixo repertório ofensivo, Fábio Carille levou a campo um 4-1-4-1, com um time um pouco mais técnico. Sem Júnior Urso, que sentiu dores musculares no pré-jogo, o miolo teve Sornoza e Mateus Vital trabalhando a bola.

Diferentemente de outros jogos na temporada em que nada foi criado, o Corinthians conseguiu algumas boas jogadas com o meia Mateus Vital e em dobradinhas com Fagner e Pedrinho pela direita.

Erros técnicos individuais de Vagner Love e Clayson, por exemplo, atrapalharam o chamado "último passe". O time foi melhorar mesmo na etapa final, quando Boselli substituiu Clayson e o Timão ficou com Vagner Love centralizado e o argentino isolado mais à frente. Com a sensação de que era possível ganhar a partida, o Timão criou algumas chances, mas também não conseguiu assustar Paulo Victor.

Segundo Fábio Carille, faltam ao Corinthians jogadores de meio-campo que gostem de buscar o gol, que tenham a ambição de marcar. O treinador diz que tem tentado colocar em Sornoza, Mateus Vital e Pedrinho, por exemplo, essa característica. Ele sente #saudades daquele Rodriguinho de 2017.

Enquanto busca sua melhor formação, o Corinthians sofrerá com duas ausências importantes diante de Athletico-PR e São Paulo: Pedrinho e Sornoza, que farão amistosos com a seleção brasileira sub-23 e com a seleção do Equador, respectivamente. O garoto, como é sabido, não tem substituto à altura.

Os desfalques, porém, podem forçar que Carille faça o que vem parecendo mais lógico: escalar Boselli mais à frente, com Vagner Love atuando pelo meio-campo. A dupla deu boa resposta contra o Independiente del Valle, na semifinal da Sul-Americana, e também nos minutos finais de sábado.

Lá do alto da tabela, abaixo apenas de Flamengo, Palmeiras e Santos (times que dividem o status de postulantes ao título no Brasileirão-2019), o Corinthians precisa saber fazer a leitura das críticas sobre o futebol que pratica para conseguir evoluir. Um pouquinho mais de apetite pelo gol não parece absurdo.

Claro que nem tudo é ruim como há quem queira fazer parecer. E nem tudo é tão bom como muitas vezes os jogadores fingem ser. Há margem para evolução sem que se abra mão do seu DNA.

O torcedor talvez sonhe com um time com a intensidade gremista e as invenções de Everton & Cia. Mas também não quer abrir mão da segurança defensiva que permite ao clube brigar por títulos ano após ano.



Caberá a Carille encontrar alternativas dentro do elenco. Esse é o desafio para a reta final de 2019.

Corinthians, Análise, Brasileirão, Grêmio, Timão


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2043 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Foi o futebol bonito ckntra o futebol feio de quanto o futebol bonito ganhou do feio ? Parem de tanta cornetagem pois pra mim VOCÊs não são Corinthianos e vem aqui falar abobrinha pra tumultuar o ambiente iu querem o Carille no seu time é o que penso vai CORINTHIANS deixem is corneteiros de lado e Carille segue o seu trabalho, tenhi certeza que tem muitos planis, mas é bom manter segredo, pois é isso que querem saber is planos pro ano que vem ,mas não esquentem a cabeça deixa falarem????????????????????????

Tem que trocar de técnico..esse é muita retranqueiro

libertadores ano q vem esse time é fragil,

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade