27/9/2019 18:23

Nessa década, Corinthians teve menos da metade dos treinados de rival; veja as comparações

Nessa década, Corinthians teve menos da metade dos treinados de rival; veja as comparações
Enquanto alguns torcedores mais exaltados pediam a demissão de Fábio Carille após a eliminação do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana, o presidente Andrés Sanchez minimizou a queda para o Independiente del Valle em Quito e bancou a continuidade do treinador.



LEIA TAMBÉM: titulo da noticia aqui

Numa semana em que Cuca (São Paulo), Rogério Ceni (Cruzeiro), Zé Ricardo (Fortaleza) e Oswaldo de Oliveira (Fluminense) perderam seus cargos na Série A, o dirigente do Corinthians preferiu apostar mais uma vez na paciência e na continuidade para tentar colher frutos no médio prazo.

Treinador continua o Carille, ele vai ficar aqui até o final do ano que vem, isso se ele não quiser sair antes, depende dele. Errar é do jogo, é jogador, treinador, diretoria, todo mundo tem sua culpa.

A postura de Andrés Sanchez neste caso repetiu a de outros momentos recentes no Corinthians. Multicampeão pelo Timão, Tite quase teve história interrompida no início com a eliminação para o Tolima na Libertadores de 2011. Um voto de confiança mudou o rumo da história do treinador.

Nos últimos dez anos, o Timão foi o grande paulista com menos trocas de treinadores: 12 – isso considerando períodos com interinos, como foi com o próprio Fábio Carille em duas ocasiões.

Ao todo, com a repetição de nomes, oito treinadores estiveram à frente do Corinthians desde 2010:

Mano Menezes - 2010
Adílson Batista - 2010
Fábio Carille -2010
Tite -2010
Mano Menezes - 2014
Tite - 2015
Cristóvão Borges - 2016
Fábio Carille - 2016
Oswaldo de Oliveira - 2016
Fábio Carille - 2017
Osmar Loss - 2018
Jair Ventura - 2018
Fábio Carille- 2019

Entre os grandes paulistas, o Santos é quem chega próximo do Corinthians: foram 13 trocas de treinadores desde 2012, mas com 14 treinadores diferentes durante o período.

Palmeiras e São Paulo, que recém-contrataram Mano Menezes e Fernando Diniz, respectivamente, aparecem com número muito mais elevado:

Palmeiras (21 trocas -16 nomes diferentes);
São Paulo (28 trocas - 20 nomes diferentes)

Trocas recentes não deram certo

O Corinthians sofreu com escolhas erradas nas duas últimas vezes em que foi obrigado a trocar.

Em 2016, quando Tite partiu para a seleção brasileira, Cristóvão Borges assumiu, trouxe um modelo de jogo mais ofensivo e fracassou após 18 partidas.

Após um breve período com Carille como interino, o presidente Roberto de Andrade quis apostar no velho amigo Oswaldo de Oliveira, mas o resultado foi péssimo: nove jogos, duas vitórias e uma não classificação para a Libertadores.

Depois de conseguir um ano quase perfeito com Fábio Carille em 2017 e começar 2018 com o bi estadual, o Corinthians sofreu em abril com a saída de seu treinador para o futebol saudita.

O auxiliar Osmar Loss foi efetivado, mas não parecia pronto para o desafio. Durou 25 jogos até ser substituído por Jair Ventura.

Foram 19 partidas até o fim ano, um vice-campeonato de Copa do Brasil contra o Cruzeiro, mas um trabalho muito contestado. Carille, então, voltou para 2019.

Em ambos os anos, a lição que ficou para a diretoria foi que a substituição de um treinador com a temporada em andamento pode ser muito prejudicial para a equipe.

Além disso, por conta da pressa para resolver o problema criado de forma emergencial, muitas vezes um técnico com perfil completamente diferente do anterior acaba sendo contratado. Foi o que aconteceu nos casos recentes.

Com um modelo de jogo estabelecido, o Corinthians teve sucesso nas mãos de Tite, Mano Menezes e Fábio Carille. No período, foram dez títulos.

Técnicos desde 2010

Santos: Dorival Júnior, Marcelo Martelotte, Adílson Batista, Muricy Ramalho, Tata, Claudinei Oliveira, Oswaldo de Oliveira, Enderson Moreira, Marcelo Fernandes, Elano, Levir Culpi, Serginho Chulapa, Cuca e Jorge Sampaoli.

Palmeiras: Muricy Ramalho, Antônio Carlos Zago, Parraga, Felipão, Narciso, Gilson Kleina, Alberto Valentim, Ricardo Gareca, Alberto Valentim, Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira, Alberto Valentim, Marcelo Oliveira, Alberto Valentim, Cuca, Eduardo Baptista, Cuca, Alberto Valentim, Roger Machado, Wesley Carvalho, Felipão e Mano Menezes.



São Paulo: Ricardo Gomes, Milton Cruz, Sérgio Baresi, Paulo César Carpegiani, Milton Cruz, Adílson Batista, Milton Cruz, Emerson Leão, Milton Cruz, Ney Franco, Milton Cruz, Paulo Autuori, Muricy Ramalho, Milton Cruz, Juan Carlos Osório, Doriva, Milton Cruz, Edgardo Bauza, André Jardine, Ricardo Gomes, Pintado, Rogério Ceni, Dorival Júnior, André Jardine, Diego Aguirre, André Jardine, Vagner Mancini, Cuca e Fernando Diniz.

Corinthians, Brasileirão, Treinadores, Rivais, Timão, Carille


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









3219 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Sou a favor da permanência do Carrile e ja o defendi e seu trabalho também quase sempre e sei também separar o time de 2.017 desse atual...... porquê Balbuena, Arana,Maycon, Rodriguinho,Jo,Romero ele não tem hoje e eram muito mais jogadores do que os das posições hoje mas mesmo aasim o Carrille tem algumas boas opções basta ele sair na mesmice e testar pelo menos o Mateus Jesus o René Júnior o Mendez o Everaldo o Vital e até mesmo o Lucas Pitton e efetivar o Boselli e jogar com mais coragem atacar mais e se não funcionar ano que vem troca .......

Renato Maximiano     

Tô com o Paulo, não vou dizer toda imprensa,mais uma meia dúzia nesses programas ,esses trancas o sabem tudo , vão ser treinador ,os jogadores dizem ser uma família vamos ver qual tipo de família querem ser.O Pedrinho e o Vital teem é que mostrar em campo os seus valores fechem com o Carile,e sejam todos humildes e busquem a paz , não deem ouvidos a pessoas que fingem ser seus amigos.

Paulo Moreira     

N sei pq os torcedores modinha ficam querendo a demissão do carille pq o cara ganhou 4 títulos em 2 anos e a torcida e principalmente a imprensa querem o mesmo Corinthians de 2017 ESQUECE...aquele campeonato foi atípico e tinhamos um elenco juntos a bastante tempo e outra coisa essa merda de imprensa esses comentarista de bosta gostam de se aparecer em cima do Corinthians e ficar criando historias pra desestabilizar o time e pra ter audiência....andrez blinda o time e a comissao tecnica e n da mais brecha pra eses sangue sugas....e torcida vamos ter calma pq nos ultimos 10 anos o Corinthians ganhou tudo q era possivel agora é um elenco totalmente novo e confio no carille mas.....um pouco de humildade tb é bom viu carille....imprensa coloca como o Corinthians zebra no brasileiro como se estivese naa ultimas posições mas eu acredito vai Corinthians

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade