17/9/2019 13:20

Datafolha divulga o novo ranking das torcidas no futebol brasileiro; confira

Flamengo aparece em primeiro lugar, seguido por Corinthians e São Paulo. Mas há variáveis importantes de renda, cor e região

(Foto: Conteúdo/R7)



O Instituto Datafolha divulgou nessa terça-feira (17) a pesquisa sobre as torcidas no Brasil. Ela elaborou um ranking geral, e depois outros três com variáveis de renda mensal, cor e região do país. O Flamengo domina quase todas as variáveis e confirma a ideia de ser a maior torcida do país, mas o número de pessoas que não torce para nenhum time chama a atenção.



A pesquisa da Datafolha foi realizada entre 29 e 30 de agosto e contou com 2.878 entrevistas realizadas em 175 municípios de todas as regiões do país.

RANKING GERAL

O Flamengo lidera a lista geral. Em todo o país, 20% das pessoas se dizem flamenguistas. A população brasileira hoje é de 209 milhões de pessoas, 20% desse número dá algo em torno de 41 milhões de torcedores do Rubro-Negro.

Na sequência chegam os times paulistas. O Corinthians em segundo lugar com 14%. O São Paulo tem 8% e o Palmeiras conta com 6% da população. 4% da população se diz torcedora do Vasco, ou do Cruzeiro, ou do Grêmio. O Santos e o Internacional aparecem com 3%.

Um dado curioso nesse ponto é que 2% da população (cerca de 4.1 milhões) diz torcer para a seleção brasileira. É a mesma porcentagem de torcedores do Atlético-MG.

Bahia, Sport, Botafogo, Fluminense, Fortaleza, Vitória, Santa Cruz e Ceará têm 1% da população ao seu lado. Dos times que não aparecem nominalmente nessa lista, soma-se 3%.

O Brasil é chamado o 'país do futebol', mas chama a atenção que 22% da população (45.9 milhões) diz não torcer para nenhum time, ou seja, o número de pessoas sem um clube do coração é maior do que a torcida do Flamengo, que é a maior do país.

POR COR

O Datafolha trabalhou com diversas variáveis e uma delas é a cor dos entrevistados. O Flamengo continua liderando em quase todas as cores: parda (23%), preta (24%), amarela (27%) e indígena (28%).

Entre os brancos, porém, o Corinthians leva vantagem com 16%, contra 13% do Fla. Nesse quesito, porém, a margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos, por isso, pode se considerar que há um empate técnico.

Brancos e indígenas representam as duas cores com maior número de pessoas que não torce para nenhum time, com 23% e 29%, respectivamente.

Com 12%, os amarelos tem o menor percentual dos 'sem time'. Porém, com 4% representam a cor que mais tem torcedores da seleção brasileira.


POR RENDA FAMILIAR MENSAL


Nesse quesito, o Flamengo também é dominante, mas, assim como na cor, o Corinthians leva vantagem em uma das variáveis. O Rubro-Negro está na frente entre quem ganha até dois salários mínimos (22%), mais de dois a cinco salários mínimos (19%) e mais de 10 salários mínimos (24%). O Timão, porém, está na ponta entre quem ganha de cinco a 10 salários mínimos (17%). Mas nesse ponto, a margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou para menos, e como o Flamengo aparece com 16% é possível que os números se invertam.

O São Paulo aparece em terceiro lugar em todas as categorias. Enquanto Palmeiras, Grêmio e Vasco da Gama rivalizam pela quarta posição em cada uma das diferenças de renda familiar mensal.

Outro ponto curioso é que a maior porcentagem de torcedores da seleção brasileira (3%) está entre quem ganha até dois salários mínimos. Nas outras categorias de salários, todos eles aparecem com apenas 1%.

O maior número de pessoas sem time também está entre os que ganham menos (25%), enquanto o maior número nas outras categorias de sem time é de 19%.


POR REGIÃO


A massa flamenguista ganha força especialmente nas regiões Nordeste (27%), Centro-Oeste (29%) e Norte (39%). No sudeste, o maior número de torcedores se declara corintiano (18% contra 17% do Flamengo). Nesse ponto também é importante notar que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A região que mais concentra os que não torcem para nenhum time é a Centro-Oeste, com 24% dos entrevistados afirmando que não têm nenhum clube do coração.



No Sul, o Flamengo conta com o apoio de apenas 4% da população. Nesse cenário se destaca, obviamente, as torcidas do Grêmio (23%) e do Internacional (17%).



Datafolha, Corinthians, Timão, Fiel



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Corinthians muda postura, mas ainda deixa Carille em xeque no comando alvinegro

LEIA TAMBÉM: [COMENTES] Declarações extracampo podem ter refletido no desempenho do Corinthians?

LEIA TAMBÉM: Gustagol fala sobre "reunião" interna do elenco e relacionamento com Carille

1797 visitas - Fonte: Goal.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Thiago Pereira     

PIADA ESSA DATA FOLHA KKKK SO TEM MARGEM DE ERRO PARA O CORINTHIANS QUANDO NOS LIDERA EM ALGUMA COISA KKKK E GUANDO O FLAMENGO LIDERA NOS RANCK NAONTEM MARGEM DE ERRO KKKKKK VAI TOMA NO CU PESQUISADE MERDA E IGUAL QUANDO FAZEM PESQUISA EM PROL DO BOLSONARO ELE SO PERDE KKKKK

Paulo Rodrigues     

Mas é do flamengo ou do framengo?

Acabei de ouvir uma entrevista de um diretor do Datafolha. Ele mesmo disse que o total de torcedores fica em torno de 170 milhões porque a pesquisa é feita com pessoas acima de 16 anos. Então 20% é em torno de 34 milhões e não 41. Vocês do "GOAL.COM" que escreveram essa matéria, rsrsrs

E aqueles que dizem torcer mas não assistem e nem sabem a escalação do time? Tá faltando coisa séria em tudo nesse nosso mundão!

Vlaro que i flamengo ganhara nesse momento ele tem time bom essa pesquiza tem que ser feita quando ele tiver igual os outros time e outra no Rio 80porcento e negros

Kkkkk....... pesquisa data folha piada para chamar atenção em primeiro lugar se 22 % não torcem para ninguém então sobram 168 milhões e 20% desse total é 33 milhões e não 41 milhões nem diminuir e multiplicar souberam outra torcida depois que cresce não diminui em percentuais jamais kkkkk.... patéticos da mal fadada e falada folha querendo desviar foco e chamar atenção.......

Com as contas em dia , vom o Estadio pago , teremos um time atrativo , e com certeza a fiel aumentará em número.

Se 42 milhões de pessoas não torcem p ninguém, então sobram 168 milhões, e é desse número que tem que ser feito o ranking, sendo assim o Flamengo tem 33 milhões aproximadamente de torcedores

Sebastiao Godoi     

Eu trabalho com fretamento e turismo eu sou motorista em 1990 fretaram um ônibus dá empresa que trabalhava nos 2 jogos tinha eu mais 5 corintiano o resto era todos são Paulino primeiro jogo deu meu timão os os bambis disseram vai ter o 2 jogo fomos para o 2 jogo deu meu timão ai os bambis aí eu suei todos ficaram todos loucos dá vida

Sebastiao Godoi     

Tem que fazer pesquisa no Brasil entodo eu sou corintiano de coração eu torço para um clube só o Corinthians veio jogar na cidade que eu moro e torci para o meu time de coração Corinthians

COMO NEGAR QUE TEMOS A MAIOR TORCIDA NO CENTRO-SUL DO PAÍS(ONDE O PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO ÉVMAIOR). QUERO VER A PARTIR DO ANO QUE VEM, QUE A RECEITA DA TV PAGA VAI SER PROPORCIONAL AO NÚMERO DE TORCEDORES ASSINANTES DE CADA CLUBE, SE O CORINTHIANS VAIS CONTINUAR RECEBENDO MENOS QUE O FLAMENGO.

O NORDESTINO É APAIXONADO POR FUTEBOL. NUMA COPA DO BRASIL, POR EXEMPLO, SE PERGUNTAREM AOS TORCEDORES QUE LOTAM SEUS ESTÁDIOS EM JOGOS CONTRA CARIOCAS, A PREFERÊNCIA VAI SER DOS TIMES LOCAIS. JÁ NO BRASILEIRÃO(NA AUSÊNCIA DOS SEUS), VÃO TORCER PRA SEUS SEGUNDOS TIMES (OS CARIOCAS).

José Aparecido     

Claro que a maiori flamengo alem dos torcedores torcer para flamengo e torce para outro time já o Corintiano so torce para o Corinthians e no nordeste centro oeste e eoutros Estados sitados na pesquisa so passa jogo do Flamengo vc se em São paulo ele tem a maior torcida

ISSO DEPENDE DA METODOLOGIA APLICADA. EX: QUANDO SE PERGUNTA PRA UM BAHIANO OU PERNAMBUCANO PRA QUAIS TIMES VOCÊ TORCE, A RESPOSTA É BAHIA E FLA, VITÓRIA E FLA, SPORT E FLA... MAS SE PERGUNTAR PRA ESSES MESMOS QUAL É O TIME DE SUA PREFERÊNCIA, MUITOS DELES PREFEREM OS SEUS CLUBES LOCAIS.

Faz uma votação nas próximas eleições, coloca todos os times de maior expressão, em forma numérica. Vai Corinthians

Daniel Porto     

Pesquisa mais furada!

Quem acredita em pesquisa me deixa inconformada, pois pesquisa pra ser séria so se for cientifica,e, desde que não usem animais pois JÁ soube de casos que fizeram comnis animais ,e QUANDO foram pro ser humano o dito ser humano morreu empunhando, voltando ao assunto tenho quase 68 anis ,e, nunca participei de nenhuma pesquisa, por isso ja expliquei o que acredito e não acredito, em primeiro lugar o pesquisador é de wue estado?uma vez em acabou a brincadeira e estavam pesquisando entre Ayrton Senna e Nelson Piquet e o piquet ganhou como melhor piloto, não me conformei, depois entendi que o nelson Piquet é carioca o prphrama é feito no rio, pois a emissora é carioca depois eu entendi o absurdo dessa pesquisa pirque não fizeram no Brasil todo?quem quiser acreditsr em pesquisa que acredite eu jamais????????????????????????????????????????????????????????????

Jose Honorato     

Ops pessaoas

Jose Honorato     

Pesquisa feita só com 2.878 pessoa da pra saber nada não isso e furada mesmo

Essa pesquisa esta parecendo pesquisa encomenda de em época de política pelo PT que ganhou o Flamengo em 20 anos olha o timao quantos títulos de expressão ganhou o timao torcedor do Flamengo é torcedor Flexi torce pra 2 times

E desde quando o Data Falha acerta alguma coisa a maior torcida é a do Timao

Estranho fazer essa pesquisa agora ne , e é logico que o Flamengo ganha no norte nordeste e centro oeste .... só passa ,e eles pensam que so tem o Flamengo la entao norrrrrmaaaalll

Rodrigo Cezar     

Moro no Centro-Oeste e aqui só passam jogos do Rio de Janeiro na TV aberta, obviamente influenciando as pessoas da região, que não torcem para nenhum clube de expressão do futebol brasileiro, e torcem também para o time local... Nós que somos corinthianos não torcemos para 2 times... simples assim... vai Corinthians!

Silvana Bruno     

Eu particularmente acho essas pesquisas furadas

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Corinthians - Premiere
Corinthians
Cruzeiro

Último jogo - Brasileiro

Qua - 21:30 - Serra Dourada (GO)
Goiás
2 2
Corinthians
Untitled Document
Classificação
1 Flamengo
2 Palmeiras
3 Santos
4 Corinthians
5 São Paulo
6 Internacional
7 Grêmio
8 Bahia
9 Atletico Paranaense
10 Goiás
11 Vasco DA Gama
12 Atletico-MG
13 Fortaleza EC
14 Botafogo
15 Fluminense
16 Cruzeiro
17 Ceará
18 CSA
19 Avai
20 Chapecoense-sc
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
61 26 19 4 3 55 22 33 EVVVV
53 26 15 8 3 41 20 21 EEDVV
51 26 15 6 5 38 24 14 VVVEV
44 27 11 11 5 30 20 10 EEDED
43 26 11 10 5 26 17 9 EVEVD
42 26 12 6 8 31 23 8 EEDEV
41 27 11 8 8 44 30 14 EVVDD
41 26 11 8 7 29 22 7 VDEDV
38 26 11 5 10 37 28 9 EVEDV
37 26 11 4 11 27 37 -10 VVDVE
34 26 9 7 10 24 31 -7 VDEVV
32 26 9 5 12 32 37 -5 DEDDE
31 27 9 4 14 30 37 -7 DVDDV
30 26 9 3 14 23 29 -6 DDVDD
29 26 8 5 13 28 36 -8 VVEVD
28 27 6 10 11 22 34 -12 EEEVV
26 26 7 5 14 25 28 -3 DDDVD
26 26 6 8 12 17 37 -20 DVVDE
17 26 3 8 15 13 39 -26 DDEDD
16 26 3 7 16 19 40 -21 DDDED
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota