24/8/2019 09:12

Família guarda primeira camisa do Corinthians de Bruno Méndez em Montevidéu: "Temos orgulho dele"

GloboEsporte.com visitou a casa da família do zagueiro do Timão no Uruguai

Família guarda primeira camisa do Corinthians de Bruno Méndez em Montevidéu:
(Foto: Marcelo Braga)

Uma foto de Bruno Méndez com a camisa do Corinthians, tirada quando ele tinha 12 ou 13 anos, ajudou o zagueiro a cair nas graças da torcida no ato de sua contratação, em março deste ano.

De lá para cá, foram poucos minutos jogados dentro de campo, mas muita expectativa criada pela Fiel, que vê potencial de sobra no capitão da seleção sub-20 do Uruguai. Ele deve ser titular do Corinthians neste domingo, às 19h (de Brasília), diante do Avaí, em Florianópolis, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Em viagem do GloboEsporte.com a Montevidéu no início de agosto para a cobertura da classificação do Timão na Sul-Americana contra o Montevideo Wanderers, a reportagem visitou a casa da família do zagueiro e repetiu, no mesmo quintal, a fotografia de seis ou sete anos atrás.

O caçula Tomas Méndez, hoje com 15 anos, revirou as gavetas de casa e encontrou a peça que ficou famosa nas redes sociais – em foto que foi atualizada, obviamente, sem Bruno, que naquele momento estava no Pan-Americano do Peru.

A camisa, uma réplica de um modelo usado pelo Corinthians entre o fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990, foi um presente de Waldemar Méndez ao filho num "Día de Reyes", comemorado em 6 de janeiro, provavelmente em 2012 ou 2013.

O Corinthians era o time de Bruno no videogame, uma de suas paixões.

– Todos os garotos no Uruguai são torcedores de um grande time uruguaio, de um grande da Argentina e de outro do Brasil. Bruno elegeu o Corinthians – conta o pai, que viu o filho trocar a torcida pelo Nacional ainda garoto pelo Montevideo Wanderers, onde passou a jogar.

O início de Bruno Méndez foi na base do Danubio, até os 12 anos. Após ser dispensado, foi aprovado em testes na base do pequeno Montevideo Wanderers.

Chegou como zagueiro, mas logo virou lateral-direito, em posição que atuou por três anos. Alçado ao elenco profissional em 2017, ele voltou para a zaga, onde gosta de jogar.

A família via o futebol como uma aventura e sempre recomendou que o jogador se dedicasse também aos estudos. Após concluir o ensino médio, Bruno cursou um ano de Medicina no período noturno, conciliando com a rotina de jogos e treinos.


No ano passado, porém, trocou para o curso de Educação Física. A grande mudança mesmo viria no início de 2019, quando uma proposta do Corinthians interromperia a vida acadêmica do garoto de apenas 19 anos.

– Ele tinha o esporte como um hobby, não achávamos que ele ia viver do futebol. Com o passar do tempo, Bruno, com 16 ou 17 anos, firmou seu primeiro contrato profissional e vimos que para ele o futebol seria algo maior. Mas sempre acompanhou com os estudos. Nós, como família, nunca dissemos o que ele tinha que fazer, ele que tinha de buscar sua vocação. E foi o futebol – contou Waldemar Méndez, pai do jogador.

– Hoje, no Brasil, ele pensa em voltar a estudar (educação física), mas não sei se será fácil pelo idioma, e também não sei se vão validar as matérias que ele já fez. No momento, está aperfeiçoando o novo idioma – contou o pai, sobre as aulas particulares de português.

Elogios de Tabárez e acerto com o Corinthians
As boas atuações de Bruno Méndez no Montevideo Wanderers levaram o garoto à seleção sub-17 e, na sequência, à sub-20, onde rapidamente virou capitão.

Por conta de uma série de lesões em zagueiros importantes do Uruguai, o técnico Óscar Tabárez convocou o garoto em novembro do ano passado para participar de dois amistosos do profissional após a Copa do Mundo. E gostou muito do que viu.

– Ele joga na sub-20, é capitão e mostrou, como sempre passa com os talentos, que parece ter mais idade do que realmente tem – elogiou o Maestro Tabárez, que escalou o garoto com a camisa 3 de Godín nas duas derrotas por 1 a 0 , para o Brasil de Neymar e para a França campeã do mundo.

Foi durante o Sul-Americano Sub-20, em fevereiro, que Bruno Méndez foi comprado pelo Corinthians, na transação mais cara da história do pequeno Montevideo Wanderers.

Negociado por cerca de 3,5 milhões de dólares (R$ 13,4 milhões), o garoto deixou para trás a casa dos pais, o cachorro Peter, a rotina de frequentar a arquibancada nos jogos de basquete do Club Atlético Aguada e também uma réplica de uma camisa do Corinthians, hoje guardada na gaveta.

– Surpreende, foi tudo muito rápido. E é uma experiência forte para nós como pais e para ele, que se foi para um país muito maior que o nosso, está vivendo sozinho, é muito impactante. Mas se ele está feliz, todos estamos. Temos orgulho dele – disse o pai, que anos depois de presentear o filho com uma camisa do Timão, recebeu das mãos dele uma com o seu próprio nome às costas.

– Foi o primeiro Dia dos Pais que ele esteve longe (no Uruguai, a data é comemorada no segundo domingo de julho). Ele me disse que tinha uma surpresa e, no fim do jogo (contra o CSA, em 14 de julho), disse que me daria a camiseta com o meu nome: "Esse é teu presente" – disse um emocionado Waldemar, que hoje mantém uma coleção de camisas no quarto do filho jogador.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









13470 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

o cara ja admirava e torcia para o Corinthians la do Uruguai melhor escolha que vc fez Bruno Mendes a fiel torcida so agradece

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade