14/8/2019 10:28

Oito momentos de Rincón, aniversariante do dia, com a camisa do Corinthians

Ex-meio-campista, que marcou época no final dos anos 1990, completa 53 anos nesta quarta-feira (14)

(Foto: Alexandre Battibugli)



Um dos maiores jogadores da história do Corinthians, Freddy Eusebio Rincón Valencia completa 53 anos nesta quarta-feira (14). Nome icônico do time na passagem entre os anos de 1997 e 2000, ele foi o capitão da equipe que conquistou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa da sua história, participando inclusive da vitória sobre o Vasco nos pênaltis.



Conhecido pela marcação forte, pelas cobranças de pênaltis perfeitas e pelos chutaços de fora da área, Rincón utilizou a camisa 8 do Timão. Também com uma breve passagem em 2004, realizou 158 partidas e anotou 11 gols em jogos oficiais. Foi, também, técnico nas categorias de base do clube em 2009.

Relembre lances do ex-volante e meia e escolha: qual o seu momento preferido do craque?

1 Capitão levantando a taça do primeiro Mundial



Ainda sem estar 100% recuperado da lesão sofrida na final do Campeonato Brasileiro de 1999, Rincón foi um dos principais jogadores na conquista do título do primeiro Mundial de Clubes da Fifa que o Timão conquistou na história, levantando a taça em 14 de janeiro de 2000.

2 Atuar lesionado para ajudar na conquista do título brasileiro de 1999



Durante a final do Campeonato Brasileiro de 1999, Rincón se machucou logo no primeiro dos três jogos contra o Atlético-MG. Com uma lesão muscular na coxa, ele realizou tratamento para tentar conseguir jogar na terceira partida. E o fez: atuou ao lado de Vampeta e Gilmar Fubá, que entrou no time no lugar do suspenso Luizão. “Ele jogou com um buraco na coxa; não sabia se ria para comemorar ou se chorava de dor”, afirmou o fisioterapeuta Fabio Mahseredjian à Gazeta Esportiva há alguns anos.

3 O gol mais importante: o da classificação à final do Mundial de 2000



O camisa 8 classificou o Alvinegro para a decisão do Mundial de Clubes da Fifa ao marcar, na terceira rodada da fase de grupos, o segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Al Nassr, da Arábia Saudita. O tento anotado a poucos minutos dos acréscimos da segunda etapa fez o Timão chegar a quatro gols de saldo, contra três do Real Madrid, com ambos empatados em 7 pontos no Grupo A.

4 Pênalti convertido na decisão contra o Vasco (2000)



Classificado à final do Mundial de Clubes, o Corinthians enfrentou o Vasco, que havia liderado o Grupo B do torneio. Após o empate por 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. E o colombiano, capitão alvinegro, abriu as cobranças alternadas convertendo o seu chute.

5 O gol mais bonito (15/11/1998)



No ano em que conquistou o seu segundo título do Campeonato Brasileiro, o Corinthians disputou as quartas de final do torneio contra o Grêmio. No primeiro jogo, fora de casa, o Timão venceu por 1 a 0, com um golaço do colombiano em um chute de fora da área no ângulo do goleiro rival.

6 Triunfo da liderança que encaminhou o título do Brasileirão (1998)



O Corinthians obteve uma vitória importante na última rodada do Campeonato Brasileiro de 1998, à época disputado em um turno e mata-mata. Com dois gols de Rincón, o Timão venceu o América-RN por 2 a 1 na Saudosa Maloca e ascendeu ao primeiro lugar, que lhe daria vantagem na disputa dos mata-matas.

7 O último gol em jogos oficiais, em sua passagem mais recente



O ídolo alvinegro retornou ao time em 2004, em um time que tinha em sua maioria jovens atletas e alguns nomes experientes. Ficando no clube por um curto período, teve, no entanto, tempo de marcar o seu 11º e último gol oficial com a camisa alvinegra, na vitória sobre o Paysandu, por 2 a 1, em abril daquele ano.



8 Inaugurou a Arena Corinthians no jogo dos ídolos do Timão (2014)



Um dos maiores camisas 8 da história recente do Timão, Rincón foi um dos convidados para o segundo evento-teste da Arena Corinthians, que reuniu mais de 100 grandes ídolos do passado alvinegro e 20 mil torcedores na Casa do Povo. Ele inclusive marcou um gol de pênalti no jogo.




Corinthians, Rincón, Mundial, Ídolo







VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você


LEIA TAMBÉM: Após triunfo contra o Botafogo, Fábio Carille faz análise da partida e do momento da equipe

LEIA TAMBÉM: Gil elogia elenco do Corinthians, mas ressalta: "difícil comparar com 2015"

LEIA TAMBÉM: [ENQUETE] Carlos Augusto ou Avelar: Quem é o seu lateral titular?

597 visitas - Fonte: Site Oficial do Clube

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias