18/6/2019 11:46

Timão na Copa América: as participações dos corinthianos na década de 80

Começou a Copa América 2019, com dois jogadores do Timão na equipe canarinho comandada por Tite: o goleiro Cássio e o lateral direito Fagner. Por isso, o Corinthians.com.br relembrará, nos próximos dias, as participações de atletas do Alvinegro nas edições anteriores da competição.


No ano do ápice da Democracia Corinthiana, em 1983, a Copa América foi disputada sem sede fixa, com jogos em vários países da América do Sul. Apesar da derrota dolorosa na Copa do Mundo do ano anterior, a Seleção conseguiu jogar boas partidas e saiu com o vice-campeonato, perdendo para o Uruguai na final. Naquele ano, o elenco canarinho contou com Emerson Leão, Wladimir e Doutor Sócrates.

O time alvinegro havia sido campeão do Campeonato Paulista, e, além disso, iniciado o maior movimento político da história do futebol. No período da Democracia Corinthiana, os próprios jogadores participavam de todas as decisões tomadas no clube por meio do voto. O grande idealizador e líder da nova filosofia democrática, que surgiu em meio ao período da Ditadura Militar no Brasil, era Doutor Sócrates, tido por muitos como o maior ídolo da história do Corinthians.

Sócrates começou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto antes de chegar ao clube do Parque São Jorge. No Timão, o meio-campista mostrava um excepcional futebol de muita categoria, além de ser o líder intelectual da equipe no movimento que mudou a história do clube e do futebol brasileiro. Era também formado em medicina (daí o apelido de Doutor) tinha suas jogadas caracterizadas pela habilidade, inteligência e inigualáveis toques de calcanhar. Enquanto reivindicava por seus direitos e de seus companheiros fora de campo, dentro dele marcava gols decisivos que foram essenciais para a conquista do estadual de 1979 e em seguida para o bicampeonato de 1982 e 83.

Foi o único corinthiano representando o Brasil na Copa do Mundo de 1982 e também foi convocado na edição seguinte em 1986. Sócrates deixou o Corinthians como ídolo para sempre lembrado na história alvinegra e com 172 gols marcados ao longo de 298 jogos com o manto do Timão.

Outro representante da Seleção na Copa América de 1983 e ídolo do timão é Wladimir. Ninguém, em mais de 110 anos de história, vestiu a camisa corinthiana mais vezes que ele, foram 805 jogos. Unindo raça e técnica, o lateral-esquerdo honrou o Timão por 14 anos, de 1972 a 1985 e em 1987. Também é de Wladimir o recorde de partidas seguidas pelo clube, 161 jogos. Outro líder da Democracia Corinthiana, foi campeão paulista em 1977 e 1979, bicampeão estadual em 1982 e 83. Foi dele a cabeçada que o zagueiro da Ponte Preta, Oscar, salvou em cima da linha antes que Basílio marcasse, no rebote, o gol do título histórico de 77, que deu fim à 23 anos de jejum.

Já o goleiro Emerson Leão foi primordial para a conquista do Paulistão de 83, com atuações incríveis diante do Palmeiras na semifinal e contra o São Paulo nas partidas finais.

A 33ª edição da Copa América, realizada na Argentina em 1987, teve a Seleção Brasileira servida pelo goleiro do Corinthians Carlos Gallo. Carlos foi por muito tempo considerado um dos melhores goleiros do país, participou da Copa do Mundo de 1978 e 1982 como reserva e da de 1986 como titular. Quando defendia a Ponte Preta, foi ele que sofreu o gol do corinthiano Basílio na final do Campeonato Paulista de 77. Apesar de nunca ter conquistado um título jogando, ficou marcado por sua excelente técnica nos movimentos.





Corinthians, Elenco, jogo



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você


LEIA TAMBÉM:Mauro Boselli é testado como titular no treino do Corinthians

LEIA TAMBÉM:DEIXE SUA MENSAGEM DE BOAS VINDAS! Gil é o novo reforço do Timão!

LEIA TAMBÉM: Lucca é aguardado em Salvador para assinar com o Bahia

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>

708 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias