14/6/2019 11:32

Timão na Copa América: as participações dos corinthianos em 1919, 1922 e 1937

(Imagem: Reprodução/Revista O Malho)


Nesta sexta-feira (14), começa a Copa América 2019. No Estádio do Morumbi, o Brasil enfrenta a Bolívia, com dois jogadores do Timão na equipe canarinho comandada por Tite: o goleiro Cássio e o lateral direito Fagner. Por isso, o Corinthians.com.br relembrará, nos próximos dias, as participações de atletas do Alvinegro nas edições anteriores da competição.



Na primeira vez em que o Brasil sediou uma competição internacional de futebol, em 1919, a Seleção sagrou-se campeã do continente. Com destaque para os corinthianos Neco e Amílcar, que foram fundamentais na campanha do primeiro título internacional. Vestindo a camisa do Timão, o meia Amílcar jogou 210 jogos, entre 1913 e 1923, com a qual marcou 95 gols. Já o artilheiro da competição ao lado de Friedenreich com 4 gols, o meio-campista Neco pode ser considerado o primeiro ídolo da história do Corinthians. Dono de um busto no Parque São Jorge, nenhum outro jogador vestiu por mais tempo o manto alvinegro, foram 17 anos, entre 1913 e 1930. Vencedor de oito títulos e dois tricampeonatos paulistas, Neco entrou em campo em 296 partidas, balançando as redes em incríveis 243 oportunidades.

Novamente em território nacional, o segundo título da competição veio em 1922, quando os dois jogadores do Corinthians também foram peças-chave na conquista. Mas dessa vez, lideraram a equipe ao lado de outro companheiro de clube, o meia-esquerda Rodrigues que foi tricampeão paulista em 1922, 23 e 24 e esteve presente nos dois primeiros títulos do segundo tri em, em 1928 e 29.



Na Argentina, na edição de 1937, o Brasil foi vice-campeão. Mas nada apagou as brilhantes exibições dos alvinegros Brandão, Brito e Jaú. O zagueiro Jaú era conhecido por sua enorme impulsão; chegou a jogar a Copa do Mundo de 1938 e, campeão paulista pelo Timão em 1932, denunciou uma oferta de suborno vinda de um diretor do rival Palestra Itália.




Corinthians, Timão, Copa América



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você


LEIA TAMBÉM:Mauro Boselli é testado como titular no treino do Corinthians

LEIA TAMBÉM:DEIXE SUA MENSAGEM DE BOAS VINDAS! Gil é o novo reforço do Timão!

LEIA TAMBÉM: Lucca é aguardado em Salvador para assinar com o Bahia

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>

372 visitas - Fonte: Site oficial do clube

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias