14/6/2019 11:32

Timão na Copa América: as participações dos corinthianos em 1919, 1922 e 1937

(Imagem: Reprodução/Revista O Malho)


Nesta sexta-feira (14), começa a Copa América 2019. No Estádio do Morumbi, o Brasil enfrenta a Bolívia, com dois jogadores do Timão na equipe canarinho comandada por Tite: o goleiro Cássio e o lateral direito Fagner. Por isso, o Corinthians.com.br relembrará, nos próximos dias, as participações de atletas do Alvinegro nas edições anteriores da competição.



Na primeira vez em que o Brasil sediou uma competição internacional de futebol, em 1919, a Seleção sagrou-se campeã do continente. Com destaque para os corinthianos Neco e Amílcar, que foram fundamentais na campanha do primeiro título internacional. Vestindo a camisa do Timão, o meia Amílcar jogou 210 jogos, entre 1913 e 1923, com a qual marcou 95 gols. Já o artilheiro da competição ao lado de Friedenreich com 4 gols, o meio-campista Neco pode ser considerado o primeiro ídolo da história do Corinthians. Dono de um busto no Parque São Jorge, nenhum outro jogador vestiu por mais tempo o manto alvinegro, foram 17 anos, entre 1913 e 1930. Vencedor de oito títulos e dois tricampeonatos paulistas, Neco entrou em campo em 296 partidas, balançando as redes em incríveis 243 oportunidades.

Novamente em território nacional, o segundo título da competição veio em 1922, quando os dois jogadores do Corinthians também foram peças-chave na conquista. Mas dessa vez, lideraram a equipe ao lado de outro companheiro de clube, o meia-esquerda Rodrigues que foi tricampeão paulista em 1922, 23 e 24 e esteve presente nos dois primeiros títulos do segundo tri em, em 1928 e 29.



Na Argentina, na edição de 1937, o Brasil foi vice-campeão. Mas nada apagou as brilhantes exibições dos alvinegros Brandão, Brito e Jaú. O zagueiro Jaú era conhecido por sua enorme impulsão; chegou a jogar a Copa do Mundo de 1938 e, campeão paulista pelo Timão em 1932, denunciou uma oferta de suborno vinda de um diretor do rival Palestra Itália.




Corinthians, Timão, Copa América




PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

LEIA TAMBÉM: Andrés Sanchez diz que o Corinthians ‘nunca conversou com o Rony’ e garante: “Não tem nada”

LEIA TAMBÉM: COMENTE: O Corinthians fez certo em rescindir o contrato do ídolo Ralf?

LEIA TAMBÉM: Rizek analisa melhora alvinegra, mas acha improvável Corinthians disputar título brasileiro



771 visitas - Fonte: Site oficial do clube

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 19:00 - Estádio José Maria de Campos Maia - Premiere
Mirassol
Corinthians

Último jogo - Paulista

Qui - 21:30 - Arena Corinthians
Corinthians
4 1
Botafogo-SP
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota