26/4/2019 11:25

Brasileirão: Timão é campeão em 1998 com futebol vistoso e estrela de Dinei

Foto: Marcelo Soubhia

Dos sete títulos brasileiros do Corinthians, o bicampeonato em 1998 talvez tenha sido o que o Timão mais se sobressaiu sobre os rivais. Em uma ótima campanha, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo liderou quase todo o campeonato. Com um time recheado de craques, o Alvinegro colecionou vitórias e goleadas naquela competição.



Na época, o Campeonato era dividido em duas fases: na primeira as equipes jogavam entre si e os oito primeiros da tabela se classificavam para o “mata-mata”. A segunda fase começava nas quartas de final, prosseguindo até a final para consagrar o campeão.

Pode se dizer que o Alvinegro sobrou na primeira fase da competição. O Timão estreou no dia 25 de julho contra o Vasco no Maracanã, o resultado foi uma vitória por 1 a 0 do Alvinegro paulista com um golaço de falta de Marcelinho Carioca. Depois dessa partida, o Corinthians se manteve invicto até a 13°rodada do brasileiro.

A equipe que tinha jogadores renomados como: Gamarra, Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edílson entre tantos outros, conquistou grandes resultados na primeira fase. Na terceira rodada, o Timão goleou o Atlético-MG por 5 a 1 no Mineirão, com direito a hat-trick do Pé de Anjo.

O Corinthians terminou a primeira fase como líder do campeonato, com 46 pontos em 23 partidas e um dos três melhores ataques da competição, com 46 gols.

Nas quartas de final, o Alvinegro enfrentou o Grêmio. Em um confronto muito disputado, o Corinthians venceu o primeiro jogo no Olímpico por 1 a 0, gol de Rincón. Na segunda partida, vitória gaúcha por 2 a 0 no Pacaembu. A terceira e decisiva partida também foi no Pacaembu. Edílson marcou um golaço aos 37 minutos do primeiro tempo e classificou o Timão para a semifinal. O Capetinha foi decisivo no confronto, o que se repetiria nas fases seguintes do torneio.

O adversário da semifinal foi o Santos, um clássico. A primeira partida foi na Vila Belmiro e o Timão abriu o placar com Gamarra, mas sofreu a virada e acabou derrotado por 2 a 1.

O segundo jogo é marcante para os corinthianos, O Corinthians precisava vencer para se manter vivo no campeonato. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o Timão teve um pênalti ao seu favor, na cobrança Marcelinho bateu devagarzinho e abriu o placar. Aos 15 do segundo tempo, Edílson mais uma vez marcou e garantiu a vitória.

A terceira e decisiva partida foi novamente no Pacaembu. O Santos saiu na frente com um gol de Argel aos 41 do primeiro tempo. O Corinthians precisava empatar para se classificar, e o gol novamente foi dele, Edílson. O atacante recebeu na área, tirou o zagueiro Argel de letra e finalizou para colocar o Timão na final.

A grande decisão foi contra o Cruzeiro. A primeira partida foi no Mineirão, e começou com vantagem dos mineiros. Valdo e Muller marcaram na vitória parcial de 2 a 0 para o Cruzeiro. Aí começou a brilhar a estrela de Dinei. O atacante entrou no segundo tempo e aos 8 minutos diminuiu o placar para o Timão. Três minutos depois, foi a vez de Dinei servir Marcelinho que, na área, empatou a partida.

O segundo jogo da final foi no Morumbi. Em uma partida muito disputada, o placar seguia zerado até o segundo tempo, quando Dinei entrou mais uma vez e deu uma assistência para Marcelinho abrir o placar. Aos 24 do segundo tempo, Marcelo Ramos empatou o jogo para os mineiros exigindo uma terceira partida.

O derradeiro duelo foi, mais uma vez, no Morumbi. O jogo foi muito disputado e ficou no 0 a 0 até o segundo tempo. Luxemburgo colocou Dinei e a estrela do atacante mais uma vez brilhou naquela final. Aos 25 minutos da etapa final, Dinei passou para Edilson que driblou o goleiro e abriu o placar para o Corinthians. Com a vitória o Timão conquistava o título, mas ainda deu tempo de Dinei dar mais uma assistência para o gol de Marcelinho Carioca. A partida terminou 2 a 0 para o Alvinegro, que com o resultado, conquistou o seu segundo título brasileiro.



Retrospecto da equipe

Durante o Campeonato Brasileiro de 19908, o Corinthians disputou 32 partidas e somou 18 vitórias, sete empates, sete derrotas, 56 gols marcados e 38 sofridos. Marcelinho Carioca foi o vice artilheiro da competição com 19 gols.



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você


LEIA TAMBÉM:Mauro Boselli é testado como titular no treino do Corinthians

LEIA TAMBÉM:DEIXE SUA MENSAGEM DE BOAS VINDAS! Gil é o novo reforço do Timão!

LEIA TAMBÉM: Lucca é aguardado em Salvador para assinar com o Bahia

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>

480 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias