16/4/2019 09:39

Corinthians e outros brasileiros podem ir a Mundial sem vencer Libertadores

Foto: Agustin Marcarian/Reuters

A classificação de campeões da Copa Sul-Americana para o novo Mundial de Clubes da Fifa pode ser definido por um torneio curto entre os quatro últimos vencedores da competição. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) estuda como indicar os seis representantes do continente na primeira edição do torneio mundial em formato inchado, em 2021 — o Conselho da Fifa aprovou em março o Mundial quadrienal com 24 clubes.



Em evento no Rio essa semana o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, disse que quatro das seis vagas devem ficar com os campeões da Libertadores de 2017 a 2020 — a edição 2021 ainda estará em andamento quando ocorrer o Mundial, programado para junho e julho. Grêmio e River Plate (ARG), campeões em 2017 e 2018 respectivamente estariam dentro. Os vencedores de 2019 e 2020 se juntariam a eles, mas ainda faltariam duas vagas, que tem boas chances de ficar com vencedores da Copa Sul-Americana. Isso interessa muito a Corinthians, Botafogo e Fluminense, brasileiros que se mantêm na disputa da edição de 2019.

Há na Conmebol, como mostrou o blog, quem defenda que o ranking da Libertadores seja usado pelo menos para uma dessas duas vagas. Consideram mais justo do que a Sul-Americana, uma competição que tem como participantes, na maioria, times que conseguiram posições intermediárias em seus torneios nacionais. Dominguez, entretanto, acha que o classificado tem que ter conquistado um título continental entre os Mundiais, por isso sua predileção para que essas duas outras vagas sejam dadas a times que levantarem a taça da Sul-Americana.

Como entre os Mundiais, que será disputado a cada quatro anos (2021, 2025, 2029), serão quatro os campeões da Sul-Americana a ideia é que no início do ano do Mundial seja realizado um torneio entre esses últimos vencedores para definir os dois classificados. O formato não está pronto, mas poderia ser dois confrontos entre essas equipes, em campo neutro, com os vencedores garantindo vaga no Mundial. Quem enfrenta quem seria definido por sorteio.

Se isso for aprovado, Independiente (ARG) e Athletico Paranaense já estariam credenciados ao mata-mata rumo ao Mundial por terem levantado a Sul-Americana em 2017 e 2018, respectivamente. Os vencedores de 2019 e 2020, portanto, entrariam nesse torneio relâmpago também. Corinthians, Fluminense e Botafogo são os brasileiros que ainda estão na disputa da edição 2019 — Santos, Chapecoense e Bahia foram eliminados na primeira fase.



Classificados para a segunda fase, o time paulista e os dois cariocas aguardam sorteio da Conmebol para saber quem enfrentarão. Mas se a entidade decidir dar aos campeões da Sul-Americana a chance de ir ao Mundial, restariam dez jogos para essas equipes se qualificarem para o mata-mata que definirá mais um representante do continente na competição organizada pela Fifa. A esses três, outros brasileiros podem se juntar já que os oito times que terminarem a fase de grupos da Libertadores em terceiro da chave são deslocado para a Sul-Americana.

Hoje, Atlético-MG e Grêmio são aqueles com mais chances de aparecerem nessas posições, mas ambos ainda brigam para continuar na Libertadores-2019. Inter, Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Athletico-PR devem avançar às oitavas de final e, claro, seguir na briga pelo título e classificação direta no Mundial de 2021, se a Conmebol confirmar a vaga desse campeão.



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você


LEIA TAMBÉM:Mauro Boselli é testado como titular no treino do Corinthians

LEIA TAMBÉM:DEIXE SUA MENSAGEM DE BOAS VINDAS! Gil é o novo reforço do Timão!

LEIA TAMBÉM: Lucca é aguardado em Salvador para assinar com o Bahia

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>

49734 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Carlos Alberto     

Os bambys tão comedo vai Corinthians rumo ao tri2+0

Aí porcada basta a sulamericana,ja estamos no mundial,quen não tem mundial ficasofrendp

Chupa porco, vai atras da libertsdores. Sem mundial kkk

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias