10/1/2019 11:02

Há 19 anos, Corinthians vencia Al Nassr e chegava à final do Mundial de Clubes

Alvinegro precisava de 2 gols contra a equipe Saudita para garantira a vaga e o gol decisivo veio somente aos 35 da etapa final, dos pés do capitão Freddy Rincón

Quando é com muita emoção, é ainda mais Corinthians. Foi dessa forma que, no dia 10 de janeiro de 2000, o Timão conquistou a vaga para a final do 1º Mundial de Clubes da FIFA, 19 anos atrás. Uma vitória por 2 a 0 sobre o Al Nassr (EAU) no Morumbi, com o placar mínimo que o Alvinegro precisava, carimbou a participação corinthiana na decisão que seria disputada no Maracanã, dias depois.



LEIA TAMBÉM:MONTE! Escale o time do Timão para 2019 com os reforços que chegaram!

O sofrimento da Fiel começou antes mesmo de a bola rolar para Corinthians x Al Nassr. Na preliminar, Real Madrid (ESP) e Raja Casablanca (MAR) se enfrentaram. A partida estava empatada em 2 a 2, até o time espanhol fazer 3 a 2 aos 43 minutos do segundo tempo. O empate era ideal para o Timão, que poderia se classificar com uma vitória simples. A vitória merengue mudou o cenário.

O Real Madrid fechou a participação no grupo A com sete pontos ganhos, oito gols marcados e cinco sofridos, com três de saldo. Antes da última partida, o Corinthians tinha quatro pontos, com quatro gols pró e dois contra, dois de saldo.

Se o Timão vencesse o Al Nassr por placares como 1 x 0, 2 x 1 ou 3 x 2, estaria eliminado, por empatar no saldo e perder no critério de desempate seguinte, o número de gols marcados. Por isso, a equipe corinthiana entrou em campo naquela noite precisando de um triunfo por dois ou mais gols de diferença para chegar à final e continuar sonhando com o título mundial.

O Corinthians foi ao gramado com uma novidade: Daniel, recém-contratado em 2000, fez sua estreia na equipe, substituindo Índio. O restante do time era o mesmo dos jogos anteriores: Dida, Fabio Luciano, João Carlos, Kleber, Vampeta, Rincón, Marcelinho, Ricardinho, Edílson e Luizão, comandados pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

Como todas as partidas daquele Mundial de Clubes da FIFA, não seria uma tarefa fácil. O Al Nassr já havia feito um duelo muito difícil contra o Real Madrid, em que a equipe espanhola selou a vitória apenas no segundo tempo. E precisando vencer bem, o Timão quase levou um susto no começo, com alguns ataques do conjunto árabe, parados por Dida.

Mas o Corinthians foi para cima e chegou à metade do caminho aos 23 minutos. Ricardinho recebeu dentro da área, deu um drible por entre as pernas do adversário e chutou para fazer 1 a 0. A intenção era de ir ao intervalo já com a vantagem necessária. Luizão chegou a fazer o segundo na etapa inicial, mas o lance foi invalidado por impedimento.

No segundo tempo, o Timão não tinha outra alternativa a não ser atacar. O tempo era adversário, e o Alvinegro não conseguia o segundo gol. Luizão teve duas chances para isso, mas em ambas a bola foi para fora. Para complicar, Daniel foi expulso aos 21 minutos, e o Al Nassr passou a se lançar ao ataque, chegando a assustar por duas vezes.

O sofrimento tomava conta das arquibancadas do Morumbi, mas o gol salvador veio aos 35 minutos da etapa final. Dinei tocou para Luizão na entrada da área. O centroavante estava de costas para o gol e girou para rolar à frente para Rincón, que fez a ultrapassagem. O passe foi na medida certa para o volante colombiano invadir e soltar o pé na bola, estufando as redes. O Corinthians conseguia, enfim, o placar necessário.



O Timão ainda teve mais duas chances com Marcelinho, que quase ampliou com uma falta e um chute por cima do gol. Mas o 2 a 0 era suficiente para garantir o Alvinegro do Parque São Jorge no primeiro lugar da chave A e na decisão da primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA. Naquele dia, o adversário ainda não era conhecido, mas depois o Vasco fechou o grupo B na liderança isolada, se credenciando para a disputa pela taça.



















Corinthians, Mundial 2000,Campeão

708 visitas - Fonte: corinthians.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Itamar Gomes     

que saudade desse time dava gosto de ver

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias