19/10/2018 09:09

Com proximidade do Z4, o risco de queda é tão grande?

Foto: Daniel Vorley/AGIF

A preocupação do Corinthians com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro ficou mais evidente a partir da derrota para o Cruzeiro na decisão da Copa do Brasil. Após a perda do título, um possível descenso foi abordado por jogadores, pelo técnico Jair Ventura e pelo presidente Andrés Sanchez, que chegou a chamar os jogos restantes de finais.



Mas o risco de rebaixamento é tão alto assim? Para responder a questão, o UOL Esporte analisou a campanha do Corinthians no campeonato e os próximos adversários do time alvinegro, além de comparar a situação com a temporada 2007, marcada pelo descenso corintiano na competição.

A nove rodadas do término do Brasileirão, o Corinthians soma apenas 35 pontos, com aproveitamento de 40% nos 29 jogos disputados até então. O maior problema corintiano, porém, é o desempenho no turno final - ele caiu de 46% para 30%.

Ou seja, se o Corinthians mantiver esse aproveitamento nos últimos jogos, somará mais oito pontos. A equipe, então, chagará à marca de 43 pontos, número considerado insuficiente para pôr fim a qualquer risco de queda. No ano passado, por exemplo, Avaí e Coritiba caíram justamente com essa pontuação.



Em 2007, pontuação na 29ª rodada era similar

Há 11 anos, o Corinthians somava um ponto a menos que o time alvinegro atual. Em 29 jogos, a equipe treinada por Nelsinho Baptista somava 34 pontos. Naquele ano, porém, os adversários, em geral, tinham mais pontos.

Por isso, a zona de rebaixamento já era uma realidade - os corintianos ocupavam a 18ª posição. Hoje, a distância para o primeiro time do grupo do descenso, o Ceará, é de quatro pontos. Além disso, cinco equipes separam o Corinthians da zona da degola.

Em 2007, a perda de aproveitamento também se deu no segundo turno. Na reta final, a equipe corintiana chegou a esboçar uma reação, mas acabou atrapalhada pelos empates. Nas últimas nove rodadas, o time venceu duas vezes, com quatro partidas empatadas e três derrotas. Com 44 pontos, o rebaixamento se consolidou.



Campeonato à parte será realidade em 2018

No próximo domingo, o Corinthians terá pela frente seu primeiro adversário direto de uma série de quatro confrontos. O time de Jair Ventura medirá forças com o Vitória, 16º colocado, em Salvador.

Na partida seguinte, a equipe alvinegra recebe o Bahia, que ocupa o 13º lugar. Os corintianos ainda enfrentarão o Vasco na 35ª rodada e a Chapecoense na 37ª. Todos esses duelos serão na Arena Corinthians. O São Paulo também será um dos adversários do Corinthians em Itaquera.

O time alvinegro ainda terá mais quatro jogos como visitante. São eles: Botafogo (32ª rodada), Cruzeiro (34ª), Atlético-PR (36ª) e Grêmio (38ª).


5577 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

GILDO ELOI Eloi     

Nao consegue ganhar de ninguém, nso me venham com posse de bola,sem fazer gol nao adianta te posse de bola

GILDO ELOI Eloi     

Como tempestade,voce nao ta vendo ,esse time nao conseguem fazer gol,ou voce acha que esse time vai onde

Antonio Virginio     

Se liga não podemis cair tem que jogar futebol coloque os melhores tipo o Pedrinho pelo amor de Deus, eo Dias será que ele não está melhor bque o Clayson por exemplo

GILDO ELOI Eloi     

Essa diretoria estao acabando com a instituição Corinthians com essa contratação medíocre contratam e emprestam e ainda pagam salário, nao entendo.

GILDO ELOI Eloi     

E so. papel ,se continuar jogondo deste jeito, coloca essa mulecada ,esse pra jogar

Estão fazendo tempestade num copo da água.. Corinthians não cai esse ano nem ferrando.. Os times lá embaixo são horríveis.. Tem jeito não

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias