16/10/2018 09:56

Se vencer Copa do Brasil, Jair Ventura iguala marca de 38 anos no Corinthians e alcança ídolos

Jair Ventura pode igualar uma marca histórica do Corinthians nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), se sua equipe conseguir sair da Arena Corinthians com o título da Copa do Brasil diante do Cruzeiro, que venceu a primeira partida da decisão por 1 a 0, em Belo Horizonte.



Com nove jogos à frente do Corinthians, ele seria o primeiro técnico em 38 anos a conquistar um título de forma tão rápida, com apenas dez jogos de comando.

Jair Ventura igualaria, assim, a marca de Jorge Vieira, treinador que em 1979 substituiu José Teixeira no fim do Paulistão para conquistar o título estadual diante da Ponte Preta. Segundo o "Almanaque do Timão", do historiador Celso Unzelte, Teixeira era chamado de "teórico" e foi derrubado pelo grito de "Fora, Teixeira" que vinha das arquibancadas. Jorge Vieira assumiu o time na reta final e foi campeão em fevereiro de 1980 – o Paulistão terminou no ano seguinte.

Jorge Vieira foi técnico do Corinthians nos anos 70 e 80

Com três passagens pelo Corinthians e 146 jogos, Jorge Vieira venceu outro Paulistão, em 1983, no segundo ano da "Democracia Corintiana". Em julho de 2012, faleceu no Rio de Janeiro, aos 78 anos.

Quanto tempo até o título?
Fábio Carille, Tite, Mano Menezes, Carlos Alberto Parreira, Oswaldo de Oliveira, Vanderlei Luxemburgo...Todos técnicos vencedores com o Corinthians, mas que demoraram mais tempo para celebrar um título. Nos anos recentes, dois nomes chegaram perto da marca histórica.

Em 2005, no título brasileiro, Antônio Lopes substituiu Márcio Bittencourt na reta final e garantiu o título em seu 19º jogo. Dois anos antes, Geninho, hoje no Avaí, foi campeão paulista no 14º jogo.


– Realmente, ganhar um título tão rápido num time do porte do Corinthians me surpreendeu. Principalmente porque aquela equipe foi completamente remodelada. Chegaram nomes com Liedson, Jorge Henrique, Doni e a equipe se encaixou. Vencemos com sobras em 2003. Mas me surpreendeu. Não esperava que o trabalho atingisse um resultado tão rápido – lembra Geninho.




A espera de cada técnico
Fábio Carille - campeão paulista de 2017 em seu 38º jogo


Carille havia feito dois jogos como interino em 2010 e, no segundo semestre de 2016, mais oito. Efetivado em 2017, demorou mais 28 partidas para conquistar seu primeiro Paulistão.

Tite - campeão brasileiro de 2011 em seu 123º jogo

Em sua primeira passagem, entre 2004/2005, Tite fez 51 jogos. Voltou em 2010, na reta final do Brasileirão, mas não levou o caneco. Em 2011 foi vice-campeão paulista e, em dezembro, enfim, comemorou o primeiro dos seus seis títulos: o Brasileirão de 2011. Em seu 123º jogo no Timão.

Mano Menezes - campeão da Série B de 2008 em seu 66º jogo

Técnico responsável pela reconstrução do Timão, Mano conquistou o título da Segundona em seu 66º jogo. O primeiro título até poderia vir antes, no 36º, mas o Timão acabou ficando com o vice-campeonato da Copa do Brasil daquele ano, perdendo para o Sport.


Antônio Lopes - campeão brasileiro de 2005 em seu 19º jogo

O "Delegado" chegou ao milionário Corinthians em setembro daquele ano com a missão de ser campeão brasileiro. Ele substituiu Márcio Bittencourt, que era considerado pouco rodado pela MSI, mas que deixou o time na vice-liderança, a apenas um ponto do Inter. Entre 2005 e 2006, Lopes fez 37 partidas. Foi campeão com apenas 19, na última rodada do Brasileirão.

Geninho - campeão paulista em 2003 em seu 14º jogo

A marca de Geninho é uma das mais rápidas da história do Corinthians. Após substituir Carlos Alberto Parreira no fim de 2002, o técnico disputou um Paulistão curto e foi campeão rapidamente, passando por Palmeiras e São Paulo na semifinal e final, respectivamente.

Carlos Alberto Parreira - campeão do Rio-SP no seu 29º jogo

Numa temporada muito vitoriosa, Parreira foi campeão do Rio-São Paulo em seu 29ª jogo pelo Corinthians, diante do São Paulo. Curiosamente, no jogo seguinte, venceu mais um título: o da Copa do Brasil, diante do Brasiliense. Ao todo, esteve 66 jogos à frente do Corinthians.

Oswaldo de Oliveira - campeão paulista de 1999 em seu 23º jogo

Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, Oswaldo foi técnico interino por três jogos em 1998. Em 1999, voltou ao comando técnico depois que Luxa assumiu a Seleção. Eliminado pelo Palmeiras na Libertadores, levou o título paulista contra o arquirrival cerca de um mês depois.


Vanderlei Luxemburgo - campeão brasileiro em 1998 em seu 67º jogo

Há quase 20 anos, Luxa montou um grande time no Parque São Jorge e levou o título brasileiro exatamente contra o Cruzeiro. Após assumir em janeiro, levou seu primeiro troféu em dezembro. Saiu para trabalhar na seleção brasileira e só voltaria ao clube em 2001.

Eduardo Amorim - campeão da Copa do Brasil de 1995 em seu 34º jogo

Interino por três jogos em 1993 e 1994, Eduardo Amorim ganhou sua real oportunidade em 1995, faturando o primeiro título da Copa do Brasil do Timão, diante do Grêmio e, pouco tempo depois, também do Paulistão, diante do Palmeiras. Deixou o clube em 1996.




Nelsinho Baptista - campeão brasileiro de 1990 no seu 23º jogo

Nelsinho chegou ao Timão em setembro, após o Timão iniciar a competição com Zé Maria como treinador. Vice-campeão paulista pelo Novorizontino naquele ano, ele foi campeão brasileiro meses depois vencendo o São Paulo.

Jair Pereira - campeão paulista de 1988 em seu 33º jogo

Foi campeão paulista diante do Guarani, mas acabou demitido pelo presidente Vicente Matheus logo após a conquista, por uma relação de ciúmes. Voltaria em 1994.

Mário Travaglini - campeão paulista de 1982 em seu 86º jogo

Técnico da "Democracia Corintiana", venceu o Paulistão com Sócrates, Casagrande e companhia, em final diante do São Paulo. No ano seguinte, trocou de lado.

Oswaldo Brandão - campeão paulista de 1954 no seu 37º jogo

Um dos mais importantes técnicos da história do Corinthians, Oswaldo Brandão conquistou o título do quarto centenário em 1954 após 37 jogos. Técnico com mais jogos na história do clube (435), voltou a vencer um Paulistão em 1977, acabando com a fila de quase 23 anos.


465 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

joão paulo     

FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE TELECINE HBO COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO WHATSAP 11967223267

Oi boa tarde desbloqueio todos os canais fechado de tv por assinatura de qualquer lugar do Brasil premier combate telecine pfc hbo fox e canais adultos e também reduzimos o valor da sua fatura mais informações sobre o assunto chamar no zap 11962141679

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias