13/10/2018 08:19

Com dificuldades ofensivas, característica de Jair é colocada em debate no clássico

Com dificuldades ofensivas, característica de Jair é colocada em debate no clássico
Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Tratado como uma das revelações do futebol brasileiro em 2017, quando levou o Botafogo a ótimos resultados inclusive na Copa Libertadores, Jair Ventura ainda tenta se afirmar como realidade depois de trocar o Rio de Janeiro por São Paulo. O clássico deste sábado, no Pacaembu às 19h (de Brasília), coloca o treinador em destaque: hoje à frente do Corinthians, enfrenta justamente seu último clube, o Santos.



E no duelo de mando santista, a principal crítica feita a Jair desde os tempos de Botafogo vem à tona: as equipes dirigidas por ele, em geral, têm dificuldade para atuar contra equipes fechadas e normalmente marcam poucos gols. Foi assim no Santos, e tem sido assim no Corinthians, que na final da Copa do Brasil da última quarta voltou a viver uma noite de posse de bola inofensiva e nenhuma finalização no gol rival.

No Santos, Jair Ventura irritou dirigentes, conselheiros, torcedores e até jornalistas, com discursos em entrevistas coletivas que não condiziam com o desempenho da equipe santista em campo. O principal argumento era de que o seu time tinha a posse de bola nos jogos e, por isso, não jogava em transição (somente no contra-ataque).

Entretanto, não é o que se via em campo e não demorou muito para que Jair Ventura fosse acusado de "corromper" o DNA ofensivo do alvinegro praiano, mesmo muitas vezes ao optar por quatro atacantes e seguir com baixo desempenho na frente.

Jair comandou o Santos em 39 jogos, com 14 vitórias, 10 empates e 15 derrotas, um aproveitamento de 44,4%, o segundo pior de um treinador do clube neste século. A campanha só supera a de Nelsinho Baptista, demitido em 2005 com 30,7% de aproveitamento.

Entre os 39 jogos, o Santos de Jair não marcou gols em 14 partidas. No Campeonato Paulista, o time santista foi o que menos finalizou entre os quatro grandes: 184 vezes. Se contabilizada a média de finalizações por partida, foi o sexto time que menos finalizou entre os 16, média de 11,5 por jogo.



Vale lembrar que o Santos se classificou para a semifinal do Paulistão, diante do Palmeiras, após dois empates sem gols com o Botafogo-SP e vitória nos pênaltis. Contra o rival da capital, o time de Jair perdeu o primeiro jogo novamente sem marcar gols (1 a 0) e venceu o segundo jogo por 2 a 1. A eliminação ocorreu nos pênaltis.

O discurso de Jair Ventura no Santos se via em campo somente em relação aos cruzamentos. O time dele foi o "campeão" de bolas alçadas na área do adversário: 474 (média de 29,6 cruzamentos por jogo). No entanto, 373 foram errados, ou seja, não aproveitava a maioria.

Na Copa Libertadores da América, ele comandou o Santos na primeira fase. Neste período, o Santos só fez seis gols (média de um gol por partida). Entre os 16 classificados, só teve ataque melhor que o do Colo Colo, que marcou cinco,



Jair Ventura assumiu o Corinthians em momento crítico da equipe, principalmente do ponto de vista do desempenho defensivo e da confiança. Rapidamente, depois de perder na estreia em clássico para o Palmeiras, identificou a necessidade de fechar o time para resgatar os dois aspectos chave para o sucesso corintiano em temporadas anteriores. Foi a partir daí que se acentuou outra dificuldade.

Tal qual um cobertor curto, o Corinthians de Jair passou a ser um time menos inseguro defensivamente, mas que causa poucos danos aos rivais quando recupera a bola. Em oito jogos, portanto apenas um começo de trabalho, o treinador viu sua equipe sofrer oito gols. Entretanto, nessas oito partidas, fez cinco gols. E uma curiosidade: não foi às redes em cinco.

O clássico contra o Santos será um desafio principalmente porque será disputado longe de Itaquera. No Pacaembu, com mando santista, o Corinthians tentará mudar sua história como visitante quando é dirigido por Jair. Nas quatro partidas com essa característica, nenhum gol foi marcado. Contra Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, os corintianos sequer conseguiram uma finalização no gol.

Com aproveitamento inferior ao do antecessor Osmar Loss, Jair tem ficado mais distante das críticas principalmente porque levou o time à final da Copa do Brasil, objetivo maior do semestre. Nos duelos de semifinal contra o Flamengo, a estratégia desenhada por ele funcionou perfeitamente: empate sem gols no Maracanã, vitória em casa no duelo de volta.



Em seu nono jogo, o treinador tentará neste sábado conseguir a terceira vitória, sendo a primeira fora de casa. Jair, porém, deve dar descanso a oito titulares e utilizar apenas Léo Santos, Douglas e Mateus Vital na equipe. Novidades como Walter no gol, Pedro Henrique improvisado na lateral direita e Jonathas e Sheik no ataque tentarão ajudar Ventura e o próprio Corinthians, que já caiu para a metade debaixo da tabela. É o 11º no Brasileirão.



VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









6285 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Time ridículo , sem defesa,meio , ataque sera mesmo que o Jair é melhor para Corinthians, sera que a diretoria não fez uma besteira em não trazer o Luxemburgo ou ate mesmo o Dorival Júnior como treinador ,ele talvez daria mais chances ao time da base ,pois o jair só sabe reclamar que não tem jogadores .isso quando ele chegou no Corinthians ele já sabia o que tinha em mãos ,chega cansamos dessa desculpa desfarrapadas , precisamos de atitudes de jogadores que queiram jogar pelo Corinthians!

joão paulo     

FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE, CANAIS ADULTOS E FOX PREMIUM PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO WHATSAP 11967223267

Oi boa noite desbloqueio todos os canais fechado de tv por assinatura de qualquer lugar do Brasil premier combate telecine pfc hbo fox e canais adultos e também reduzimos o valor da sua fatura mais informações sobre o assunto chamar no zap 11962141679

Alex Araujo     

E para completar, o time nao tem movimentação, todo mundo esperando bola no pé, os times ateriores e defendiam bem sim, mas sabiam tocar a bola, chegavam com qualidade no ataque, ja hj esta uma coisa feia de se assistir.

Alex Araujo     

Minha opinião é que esta dificil assistir o Corinthians nos ultimos jogos, todo mundo joga melhor que nós, nem atacantes o time tem, Romero é mais auxiliar de lateral que atacante, o Clayson preocupado com a marcação esqueceu como se ataca, e pra finalizar me coloca o jadson de atacante, jadson nao marca ninguém, mas tbm não arma pra ninguém, ai fica essa coisa feia que estamos vendo um time sem profundidade, sem infiltração sem nada.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade