21/9/2018 09:04

Em mudança constante, confira como está sendo o início de Jair

Foto: Marcos Ribolli

A sexta-feira marca duas semanas de trabalho com Jair Ventura no Corinthians. Ainda pouco tempo, claro, mas já com algumas particularidades.



Foram três jogos disputados, mudanças de esquema e escalação, uma semana cheia de trabalho e, pela frente, uma série difícil dentro de casa: domingo, contra o vice-líder Internacional, no Brasileirão, e na quarta-feira, diante do Flamengo, no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil.

Em 14 dias de trabalho, Jair já mostrou algumas de suas credenciais. Para o elenco, são novidades nos treinos e estratégias de jogo. Se o time ainda não empolga ofensivamente, ao menos dá sinais que pode voltar a ter segurança defensiva.



Veja abaixo a análise dos primeiros dias:

Foco na defesa

Dois gols sofridos em três partidas – um deles de pênalti, contra o Sport. Os problemas defensivos não estão resolvidos, mas começam a caminhar para isso. A bola parada, que vinha assustando, tem sido bem combatida. Jair manteve a linha de quatro jogadores que acompanha o time há muitos anos e bancou o zagueiro Léo Santos mesmo com o retorno de Pedro Henrique do departamento médico.

Catálogo de treinos

Tem chamado a atenção a varidade de treinamentos apresentada por Jair nas duas primeiras semanas. Trabalhos de finalização, de posse de bola, de enfrentamentos (um contra um, dois contra um e dois contra dois) e de infiltração de linhas de marcação foram vistos no CT. Com Osmar Loss e mesmo Fábio Carille, a variedade não era tão grande, e o foco principal era a repetição.



Integração com o sub-20

Jair tem mostrado bom entrosamento com Eduardo Barroca, técnico do sub-20, com quem trabalhou no Botafogo. Na semana passada, um coletivo foi realizado com os reservas das duas equipes. No sábado, Jair foi ao Parque São Jorge para acompanhar um jogo do time júnior no Paulistão. Nesta semana, um grupo de garotos que não está disputando o Brasileirão Sub-20 fez vários treinos com profissional. O atacante Matheus Matias, por sua vez, desceu para a base.

Liberdade para Jadson

Jair já percebeu que precisa criar um esquema que facilite as coisas para Jadson, que participou de seis dos últimos oito gols do Corinthians na temporada (três gols e três assistências).

Sobrecarregado no primeiro tempo diante do Sport, o camisa 10 ganhou a companhia de Mateus Vital na etapa final, quando o time melhorou. Diante do Inter, eles voltarão a jogar juntos.

– Jadson estava sobrecarregado na armação, o Sport estava bem defensivamente. Nessa situação do para-brisa, que ele tem que chegar nos dois corredores laterais para fazer a sustentação para as triangulações, por muitas vezes a gente rodava a bola rápida e ele não conseguia chegar. Entramos com dois meias, ele e Mateus Vital, para ganhar volume, ter jogo de aproximação e triangulação pelos lados e pelo corredor central – teorizou o treinador após o jogo de domingo.



Sem esquema fixo

O esquema 4-2-4-0, já definido para enfrentar o Internacional, será a terceira variação feita pelo técnico (relembre todas elas abaixo). Em entrevistas, Jair tem dito que deve armar a equipe dependendo do adversário. Ele diz que estuda muito os rivais e se baseia nisso para definir a estratégia. Assim, o time deve seguir variando a forma de atuar rodada a rodada.

Elenco é a solução

Jair fez as três substituições permitidas nos três jogos em que comandou o time. Até agora, já levou a campo 18 jogadores diferentes. Por conta da lesão de Fagner, o técnico já usou outros três nomes na lateral direita: Mantuan, Paulo Roberto e Gabriel.

Dos homens de ataque, Jair só não utilizou Danilo, Emerson Sheik (que se recupera de pancada no tórax), Matheus Matias (cedido ao sub-20) e o paraguaio Sergio Díaz, que aguarda sua primeira oportunidade para estrear pelo Timão.



Veja as escalações de Jair Ventura:
Jogo: Palmeiras 1 x 0 Corinthians

Escalação: Cássio; Mantuan (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho (Clayson), Jadson e Romero; Roger (Jonathas).

Situação: Jair Ventura estreou com uma derrota no Dérbi. Praticamente com o mesmo time que vinha jogando com Osmar Loss, ele levou a campo um time no 4-2-3-1 que quase não apresentou perigo do Palmeiras. A aposta foi na marcação, mas o rival conseguiu um gol com Deyverson e foi superior nos 90 minutos.



Jogo: Flamengo 0 x 0 Corinthians

Escalação: Cássio; Fagner (Paulo Roberto), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Gabriel (Araos), Douglas e Jadson; Clayson (Mateus Vital) e Romero.

Situação: ao notar o momento técnico ruim, Jair optou por fechar o time no Rio de Janeiro para conseguir um bom empate na semifinal da Copa do Brasil. Objetivo alcançado. Com a volta de Fagner (no sacrifício) e três volantes, o Timão marcou com eficiência, mas pelo segundo jogo seguido não acertou o gol. O esquema saiu do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1, com Jadson à frente.

Jogo: Corinthians 2 x 1 Sport

Escalação: Cássio; Paulo Roberto (Gabriel), Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas (Mateus Vital); Romero, Jadson e Clayson; Roger (Pedrinho).

Situação: com a necessidade de retomar as vitórias, Jair voltou ao esquema 4-2-3-1. O time começou bem, mas sofreu um gol quando jogava melhor. No intervalo, o técnico apostou na entrada de Mateus Vital, tornou o time mais ofensivo e os dois gols saíram. Roger, com algumas boas chances perdidas, deixou o campo mal avaliado.



Jogo: Corinthians x Internacional
Quando: domingo, às 16h (de Brasília), Arena Corinthians

Escalação provável: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.

Situção: com uma semana inteira para trabalhar, Jair Ventura vai apostar num novo esquema, sem centroavante, com um meio-campo mais criativo. Mateus Vital, que entrou bem nos últimos jogos, substitui Roger. O esquema não é novo: com Fábio Carille e Osmar Loss, o Timão alternou bons e maus momentos no 4-2-4-0. Gabriel substitui Ralf, único desfalque por suspensão.

5094 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias