1/9/2018 11:53

#Timão108: os títulos marcantes na trajetória centenária do Corinthians

#Timão108: os títulos marcantes na trajetória centenária do Corinthians
Divulgação

Neste sábado (01), o Sport Club Corinthians Paulista completa 108 anos de fundação. Para comemorares importante data para o clube, o site oficial do clube (corinthians.com.br) relembrará títulos marcantes para a Fiel Torcida neste período centenário.




A trajetória gloriosa de títulos do Coringão começou em 1914. Neste ano, o Timão foi campeão pela primeira vez em sua história. Em duelo realizado no Parque Antártica, o Alvinegro superou o Campos Elyseos, por 4 a 0, e conquistou o Campeonato Paulista com 100% de aproveitamento - 10 vitórias em 10 jogos que disputou.

Em 1922, mais uma conquista do Corinthians. Pelo Campeonato Paulista daquele ano, o Timão venceu o Paulistano, por 2 a 0, no estádio da Floresta. Com 30 pontos somados em 18 jogos, não pôde mais ser alcançado na tabela.



Em 1950, a Fiel Torcida pôde comemorar um título inédito até então. Neste período, o Alvinegro sagrou-se campeão pela primeira vez do Torneio Rio-São Paulo. Após 10 jogos e sete vitórias, coube um empate em 1 a 1 na última rodada com o Botafogo, no Pacaembu, para o Corinthians ficar com a conquista.

Quatro anos depois, em 1954, o Corinthians conquistaria mais uma taça do Paulista. Ao empatar em 1 a 1 contra o Palmeiras, a conquista fez parte as comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, que foi fundada em 1554.

Após esse período, o Timão viveu um jejum de quase 23 anos sem títulos. As glórias alvinegras voltaram em 1977 - em grande estilo e com a cara do Corinthians. Duelando com a Ponte Preta, no Morumbi, o Timão precisou da raça de Basílio para abrir o marcador. O ídolo da Fiel encontrou um gol já no fim do segundo tempo para explosão da Fiel presente. Até hoje um dos títulos mais comemorados pela torcida do Timão.




Depois do jejum, outro período marcou a história do Corinthians. Em 1982, em plena Democracia Corinthiana, movimento este que marcou uma geração de corinthianos e brasileiros, o Timão conquistou o Campeonato Paulista vencendo o São Paulo por 3 a 1 na decisão, no estádio do Morumbi. No ano seguinte, o Alvinegro conquistou o estadual novamente diante do arquirrival paulista. Após vitória por 1 a 0 no primeiro duelo decisivo, bastou um empate em 1 a 1 para que o Coringão ficasse com o bicampeonato em 1983.

O ano de 1990 também foi de um título inédito para a Fiel Torcida. Foi neste período que o Corinthians conquistou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro. Com o comando de Neto, Márcio Bittencourt e outros jogadores, o Alvinegro chegou à decisão para enfrentar o São Paulo. No Morumbi, o único gol de Tupãzinho garantiu mais uma conquista para a história alvinegra.

Cinco anos após a conquista do primeiro Brasileirão, a Fiel pôde comemorar dois títulos em 1995. Pelo Paulistão, o Alvinegro teve pela frente o Palmeiras na final. Com empate nos dois jogos, a partida acabou sendo decidida na prorrogação. Com gol de Elivélton, o Coringão venceu o rival e ficou com o troféu.




A Copa do Brasil seria comemorada pela Fiel de forma inédita, também em 1995. O adversário alvinegro foi o Grêmio, em dois jogos decisivos. No primeiro, realizado no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 1. Na volta, no estádio Olímpico, mais um triunfo do Coringão, porém, pelo placar de 1 a 0.

O bi e o tricampeonato do Brasileirão vieram na sequência de títulos marcantes para a torcida. Em 1998, o Timão teve o Cruzeiro pela frente na decisão do nacional. Em busca do segundo título, o Alvinegro venceu o time mineiro por 2 a 0, no Morumbi, após dois empates nos primeiros jogos e ficou com a taça.

No ano seguinte, em 1999, o adversário coincidentemente também foi de Minas Gerais. Desta vez, o Coringão enfrentou o Atlético-MG na final do Campeonato Brasileiro. Com três jogos decisivos - uma vitória do Timão e uma do adversário - bastou um empate no terceiro confronto para garantir o caneco.




Em 2000, mais um título marcante na história do Corinthians. Pelo Mundial de Clubes FIFA, o Alvinegro avançou para decisão em que teve pela frente a equipe do Vasco, no estádio do Maracanã. Em duelo equilibrado, o empate com o placar de 0 a 0 levou a final para as penalidades - o Timão foi melhor e ficou com a taça inédita em sua história.

O segundo título do Corinthians na Copa do Brasil aconteceu em 2002, dois anos após a conquista do Mundial. Contra o Brasiliense, o Timão venceu o primeiro duelo no Pacaembu por 2 a 1. Na segunda partida, o empate em 1 a 1, garantiu o título a equipe do Parque São Jorge.

O ano de 2005 marcou o tetracampeonato brasileiro do Corinthians. Ao contrário dos outros três, o título foi conquistado nos pontos corridos. Após 42 dois jogos, o Alvinegro somou 81 pontos e sagrou-se campeão. Mesmo com a derrota por 3 a 2 para o Goiás na última rodada, em confronto no Serra Dourada, os jogadores e a Fiel puderam comemorar a conquista.



Em 2009, o Corinthians teve um grande reforço para a temporada. Com Ronaldo Fenômeno no elenco, o Timão conseguiu conquistar dois títulos. O primeiro foi o Campeonato Paulista. Na Vila Belmiro, contra o Santos, o Timão garantiu a vitória por 3 a 1 no primeiro jogo da final. Já no Pacaembu, um empate em 1 a 1 deu o título para o Coringão.

Ainda em 2009, o Corinthians chegou à final da Copa do Brasil. O rival desta vez seria a equipe do Internacional - adversário em duas partidas. No Pacaembu, vitória alvinegra por 2 a 0. Na grande decisão, o empate de 2 a 2 foi suficiente para que Ronaldo e companhia pudesse comemorar o tricampeonato do torneio com o Alvinegro.

O pentacampeonato brasileiro do Corinthians viria dois anos depois, em 2011. Em 38 jogos, o Corinthians somou 71 pontos e não pôde ser alcançado pelo Vasco, segundo colocado da época. O ponto decisivo, para conquistar o título, saiu do empate em 0 a 0 com o Palmeiras.



Um dos anos mais marcantes para a Fiel com certeza foi 2012. De forma invicta, o Corinthians foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes FIFA. Na competição intercontinental, o Alvinegro bateu o Boca Juniors na decisão. Após empate heroico na Argentina em 1 a 1, o Timão garantiu a festa dos mais de 30 milhões de torcedores vencendo o time argentino por 2 a 0, no Pacaembu.

Com este título, o Alvinegro se credenciou para a disputa do Mundial de Clubes FIFA. Após passar pelo Al-Ahly na semifinal, o Corinthians enfrentou o Chelsea na grande decisão. No estádio internacional de Yokohama, no Japão, o Coringão bateu a equipe inglesa por 1 a 0, com a presença de mais de 30 mil torcedores no estádio. Momento inesquecível para a história centenária do Timão.

A conquista invicta da Libertadores deu a oportunidade do Timão participar da Recopa Sul-Americana. O primeiro jogo disputado contra o São Paulo, aconteceu no estádio do Morumbi, com o resultado de 2 a 1 a favor do time de Parque São Jorge. No Pacaembu, novamente vitória do Corinthians, desta vez, com o placar de 2 a 0.



Em 2015, o Corinthians comemorava mais um título do Campeonato Brasileiro. Com campanha irretocável e histórica, o Alvinegro atingiu 81 pontos em 38 jogos, um recorde até hoje no nacional. O duelo que consagrou o Timão foi a vitória, por 1 a 0, contra o Vasco, em São Januário. O resultado assegurou que o Coringão não fosse mais alcançado, conquistando assim o sexto título do Brasileirão.

Passados dois anos, o Corinthians voltava a fazer história no Brasileirão. Com um primeiro turno histórico, quando terminou de forma invicta, o Timão atingiu 72 pontos em 38 jogos. O jogo do título foi o triunfo por 3 a 2, contra o Fluminense, em confronto realizado na Arena Corinthians. Com isso, a Fiel Torcida pôde comemorar em casa o sétimo título brasileiro do Alvinegro.

Por fim, dois títulos recentes marcam a história de 108 anos do Corinthians: o bicampeonato paulista. Em 2017, o Timão bateu, 40 anos depois da quebra do jejum, mais uma vez a Ponte Preta em uma final de Paulistão. Com uma vitória no Moisés Lucarelli por 3 a 0 e um empate em 1 a 1 na Arena Corinthians, o Alvinegro conquistou o estadual pela 28ª vez na sua história.



Neste ano, o Corinthians novamente decidiu o Campeonato Paulista contra o arquirrival Palmeiras. No período que o Derby completou 100 anos, o Alvinegro decidiu o torneio em dois jogos eletrizantes. O primeiro, realizado na Arena Corinthians, teve a vitória do time adversário por 1 a 0. No Allianz Parque, foi a vez do Coringão vencer também por 1 a 0 e levar a decisão para as penalidades.

Nas cobranças, brilhou a estrela de Cássio - que defendeu dois chutes. O volante Maycon anotou o pênalti que carimbou a 29ª conquista estadual do Alvinegro.


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









4536 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Parabéns Timão por toda sua história. #108

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade