21/6/2018 12:30

Há 23 anos, Corinthians superava Grêmio na final e ganhava Copa do Brasil invicto

Este foi o primeiro título do Corinthians no torneio nacional, que seria conquistado novamente em 2002 e 2009

Há 23 anos, Corinthians superava Grêmio na final e ganhava Copa do Brasil invicto
Foto: Edison Vara/Placar

Há 23 anos, o Corinthians fazia história na Copa do Brasil. No dia 21 de junho de 1995, o Timão vencia o Grêmio por 1 a 0 em pleno estádio Olímpico e conquistava pela primeira vez a competição nacional.



Além da conquista inédita, a trajetória do Corinthians no torneio também foi muito marcante para a torcida do Timão. Em 10 jogos, o Alvinegro venceu oito e empatou duas vezes, terminando a Copa do Brasil de maneira invicta.

A grande final da Copa do Brasil foi dividida em dois emocionantes jogos. O primeiro, realizado no estádio do Pacaembu, terminou com vitória do Corinthians por 2 a 1. Marcelinho Carioca e Viola marcaram os gols que garantiram o triunfo do Timão no primeiro jogo da final.



No segundo, e decisivo jogo, o Corinthians foi ao estádio Olímpico com a vantagem no placar. E mesmo com a pressão do Grêmio em boa parte do jogo empurrado por mais de 47 mil gremistas, no segundo tempo, o Timão marcou a história da Copa do Brasil.

O time comandado por Eduardo Amorim foi a campo com Ronaldo, André Santos, Célio Silva, Henrique e Sylvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho Carioca e Souza; Viola e Marques fechavam o time fazendo a dupla de ataque. Durante o jogo, Vitor entrou no lugar de André Santos e o xodó da fiel, Tupãzinho, entrou no lugar de Marques.

O jogo começou pesado, entradas duras e muitos cartões. Em um primeiro tempo muito equilibrado, Ronaldo foi o grande destaque da primeira metade da partida, defendendo um chute à queima roupa de Paulo Nunes.

Na segunda etapa, os times voltaram ainda mais ligados. E logo no início, o atacante Marques saiu na cara de Danrlei e tocou por baixo para fazer o gol, porém, o auxiliar tinha levantado a bandeira. Mais tarde Marques, novamente, saiu de frente com o goleiro gremista, mas acabou adiantando demais a bola e perdeu uma grande oportunidade. Depois foi a vez de Marcelinho cabecear com perigo e obrigar o goleiro a operar um milagre.

Aos 27 minutos da segunda etapa, após uma roubada de bola no campo de defesa, Marques saiu livre e tocou para Viola que não conseguiu concluir. Na sobra, Marcelinho Carioca encheu o pé para marcar o gol do Corinthians.

Passados dos 50 minutos, o Corinthians finalmente pôde soltar o grito de campeão da Copa do Brasil, pela primeira vez em sua história.

Campanha até o título da Copa do Brasil 1995

Primeira fase

Operário-MT 1 x 1 Corinthians

Corinthians 4 x 0 Operário-MT

Oitavas de final

Rio Branco-AC 0 x 3 Corinthians

Corinthians 2 x 0 Rio Branco-AC

Quartas de final

Paraná 0 x 0 Corinthians

Corinthians 2 x 1 Paraná

Semifinais

Vasco 0 x 1 Corinthians

Corinthians 5 x 0 Vasco

Final

Corinthians 2 x 1 Grêmio

Grêmio 0 x 1 Corinthians


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









11076 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade