12/5/2018 19:13

[Enquete] Torcedor corinthiano, você sente falta de clássico com duas torcidas?

Dados da Secretaria de Segurança apontam queda em brigas e aumento de público após imposição de medida em 2016

[Enquete] Torcedor corinthiano, você sente falta de clássico com duas torcidas?
Foto: Gazetapress

Corinthians e Palmeiras se enfrentam no próximo domingo, às 16h, em Itaquera, no primeiro clássico paulista deste Campeonato Brasileiro. Será a 45ª partida realizada apenas com a torcida dos mandantes no estádio, uma determinação que começou a valer em abril de 2016 após episódios de violência justamente entre palmeirenses e corintianos.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontam que nesses dois anos a medida derrubou o número de policiais destacados para realizar o patrulhamento dentro e próximo aos estádios. No mesmo período, o público nos clássicos cresceu.

O levantamento a que o GloboEsporte.com teve acesso foi feito pelo 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar, o responsável pelo policiamento de grandes eventos na capital. Por isso, ele desconsidera os números das partidas realizadas na Vila Belmiro, em Santos – mas conta os jogos para determinar o período do estudo.

Nos 44 clássicos anteriores à determinação de torcida única (sendo oito na Vila), a polícia militar empregou 14.178 policiais na segurança, mais do que os 10.042 dos 44 clássicos disputados na sequência (sete em Santos). O público cresceu 33%: passou de 1.073.838 pagantes para 1.425.779.

Se antes havia um policial para cada 75 torcedores, após a determinação esse número passou a ser de um policial para cada 142 torcedores, em média.

As estatísticas também apontam uma diminuição nos conflitos entre membros de torcidas organizadas: de 21 para 12 desde abril de 2016.

A mudança, porém, ainda não foi suficiente para inibir episódios violentes distantes dos estádios onde os jogos acontecem. Neste ano, no estado de São Paulo, foram registradas três mortes em confrontos de torcedores.

Em março, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, um corintiano foi espancado e morto por santistas. Um mês depois, após a final do Paulista, outro torcedor do Corinthians foi morto em Osasco, atropelado por um palmeirense.

Há uma semana, em Campinas – onde a determinação de torcida única também passou a valer neste ano em jogos entre a Ponte Preta e Guarani –, um ponte-pretano morreu ao ser baleado por bugrinos na manhã do dia em que as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez apensa com torcedores alviverdes no Brinco de Ouro.

Segundo dados do Ministério Público paulista, há hoje 89 torcedores impedidos de frequentar estádios por determinação judicial.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









12210 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11962751796

com absoluta certeza.

Dione Oliveira     

E cem graça tem que ter as duas

Assim tá bom. ninguém mostrando o dedo do meio a ninguém é nem mandando tomate cru. que continue assim

mas e um mau nessessario por que ten muitos retardados no meio dos torcedores que sente prazer em manchar o futebol eu gostaria que nao tivesse divisao de torcedores que ganhar quen estiver melhor

sinto falta nenhuma, melhor que os torcedores não ficam se matando, tem que continuar assim

com certeza , perdeu a graça clássico com torcida única

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade