22/2/2018 09:30

Discípulos de Tite, Carille e Roger duelam no Dérbi; compare métodos e práticas

Técnicos de Corinthians e Palmeiras se inspiram no comandante da Seleção

Discípulos de Tite, Carille e Roger duelam no Dérbi; compare métodos e práticas
Um dos vários atrativos do Dérbi deste sábado, às 17h, em Itaquera, estará nos bancos de reservas. Jovens e estudiosos, Fábio Carille e Roger Machado são dois expoentes da nova geração de técnicos brasileiros. Os comandantes de Corinthians e Palmeiras têm características semelhantes e uma mesma inspiração: Tite.



Os dois não negam que admiram e têm como espelho o atual técnico da seleção brasileira, com quem trabalharam.

Embora tenha absorvido conceitos e métodos de outros profissionais, como Mano Menezes e Adilson Baptista, Carille trata Tite como a sua maior referência. Além de adotar treinamentos e opções táticas parecidas, não é raro o treinador corintiano dar até declarações parecidas com as de seu mentor em entrevistas.

Roger também tem um quê de Tite. Dentro e fora de campo, há muitas semelhanças entre os dois. Desde os conceitos de futebol (como o "jogo apoiado") ao discurso com sotaque gaúcho (sobre diferenciar "resultado e desempenho") e à forma como gere seus grupos de trabalho.

O palmeirense costuma dizer que tirou lições dos cerca de 30 técnicos que teve ao longo da carreira como lateral-esquerdo, mas sempre deixa claro que seu mestre é Tite.

Foi o atual treinador da Seleção quem notou que Roger tinha bom entendimento tático desde os tempos de jogador Grêmio. Antes de uma determinada partida, na concentração, entregou-lhe um disquete com um software de tática para montar treinamentos em 3D – programa que Roger ainda usa vez ou outra.

Além de indicar Roger para substituí-lo ao sair do Corinthians, em 2015, Tite também deu boas referências sobre ele ao Palmeiras. Quando houve o acerto, seu “mestre” lhe enviou uma mensagem para dar parabéns e desejar boa sorte.


A relação de Tite e Carille é ainda mais próxima. Os técnicos do Corinthians e da Seleção costumam se falar por telefone, mas os contatos diminuíram de uns tempos para cá por conta da rotina agitada de ambos. Segundo Carille, ultimamente as conversas têm sido sobre amenidades e assuntos pessoais, não sobre futebol.



Foto: Marcos Ribolli

Abaixo, compare outras características de Carille e Roger:

ESQUEMA TÁTICO
Carille: O comandante alvinegro começou o ano decidido a trocar o 4-2-3-1, utilizado em 2017, pelo 4-1-4-1. A mudança visava potencializar Jadson, que já não estava rendendo bem aberto pelo lado direito do campo. Porém, depois de duas derrotas, Carille decidiu voltar à velha formação tática na última partida, diante do RB Brasil. Segundo o treinador corintiano, o esquema será mantido no Dérbi. O modelo de jogo segue igual: compactação e marcação por zona sem a bola, e triangulações e transições rápidas quando a equipe tem a posse.

Roger: Na maioria das oito partidas até aqui, o técnico palmeirense armou seu time no 4-1-4-1, com Felipe Melo entre as duas linhas de quatro, recebendo suporte defensivo tanto de Tchê Tchê quanto de Lucas Lima. Mas, em determinadas situações de jogo, ele recuou Tchê Tchê ao lado do volante para formar um 4-2-3-1, não sem perder a característica de marcação por zona e de subir ao campo de ataque por meio de associações de passes.

TREINAMENTOS
Carille:A rotina de trabalho do treinador é muito parecida com a de Tite. Os coletivos não fazem parte do cotidiano, nem os rachões. Ele costuma aplicar trabalhos táticos com seus titulares, às vezes sem adversário, dando ênfase à transição entre defesa e ataque e aos lances de bola parada. O técnico alterna a preparação do time com treinos específicos de posicionamento, para a defesa, e finalizações, para o ataque. Dá liberdade aos auxiliares Osmar Loss, Fabinho e Leandro Silva. Todas as atividades são abertas, e o técnico não costuma fazer mistério com a escalação.

Roger:Toda e qualquer movimentação em campo tem um sentido. Desde os trabalhos de aquecimento até a última sessão do dia, há um mesmo objetivo, que pode ser alguma correção de uma deficiência apresentada na partida anterior como também um ensaio específico para o próximo jogo. Bastante comunicativo, com tom de voz alto e ajuda de três auxiliares (Roberto Ribas, James Freitas e Andrey Lopes), ele utiliza uma lousa para explicar as atividades aos atletas. Assim que apita pela última vez, dirige-se para sua sala para assistir às imagens do treino feitas com drone.


Foto: Marcos Ribolli

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Carille: Técnico afirma que gosta de ler bastante, apesar de não estar tendo muito tempo. No fim do ano passado, obteve a Licença Pro, nível mais alto do programa da CBF Academy. No passado, já disse que pretende passar um tempo na Europa estudando.

Roger: Formado em Educação Física, o ex-lateral obteve no final do ano passado a Licença A da CBF. Lê bastante, hábito que criou enquanto jogador por influência da irmã – que é professora de português e francês – e já rodou pela Europa para conhecer o trabalho de outros grandes clubes.

PARTICIPAÇÃO NA BUSCA POR REFORÇOS
Carille: Indica jogadores e liga para técnicos em busca de referências. Em algumas situações, também entra em contato com atletas, mas para falar de questões técnicas e táticas, não financeiras. Treinador tinha boa relação com o ex-presidente Roberto de Andrade e o ex-diretor de futebol Flávio Adauto. Ainda está conhecendo os métodos de trabalho e se adaptando ao novo presidente, Andrés Sanchez, e ao diretor Duílio Monteiro Alves.

Roger: Apesar de ter dado seu primeiro treino em janeiro de 2018, ele já havia sido anunciado e apresentado no final do ano passado, enquanto Alberto Valentim dirigia a equipe interinamente. Por isso, participou das conversas e avaliações com a diretoria sobre contratações para 2018.



VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









5547 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Vai Corinthians pra cima dessas porcarias

técnico não joga bola e sim jogador e vai Corinthians pra cima das pepas !!!!

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade