27/1/2018 10:00

Eleições do Corinthians: veja dez propostas de cada um dos candidatos à presidência

Novo mandatário será definido no próximo sábado, dia 3; conheça mais sobre eles

Eleições do Corinthians: veja dez propostas de cada um dos candidatos à presidência
Os sócios do Corinthians elegerão no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, o presidente do clube para os próximos três anos. Disputam a eleição cinco candidatos: Andrés Sanchez, Antonio Roque Citadini, Felipe Ezabela, Paulo Garcia e Romeu Tuma Júnior.



Todos eles serão entrevistados na próxima semana pelo GloboEsporte.com, com transmissão ao vivo em vídeo.

Nos links abaixo, você pode ler as dez principais propostas de cada candidato. Confira:

ANDRÉS SANCHES
1 - Estruturar definitivamente o futebol
– Vamos criar definitivamente a Superintendência de Futebol, à qual se subordinarão tanto o profissional como a base. Além disso, o técnico da base será recrutado em comum acordo com o técnico do profissional, ao qual se subordinará funcionalmente.

2 - Melhorias na base
– O processo de seleção dos jovens para a base será realizado, na medida do possível, via internet e prezará para que nosso clube tenha, em regra, pelo menos 80% dos direitos econômicos. Vamos integrar as categorias inferiores ao profissional como jamais conseguiu-se alcançar no futebol brasileiro.

3 - Revolução na gestão da sede
– Para diminuir conflitos dentro do clube, vamos decretar a independência da gestão da sede. Será eleito um superintendente da sede, entre sócios com mais de três anos de clube, de reconhecido talento gerencial. Ele poderá indicar ao presidente os assessores das áreas não relacionadas ao futebol nem com a governança do clube. Além disso, a sede social do clube e suas categorias terão planejamento orçamentário anual.

4 - Olho no exterior
– Iremos propor parceria com o nosso antepassado Corinthians Casuals, criando nossa vitrine para a Europa e internacionalização. Também vamos reatar nossos laços com a China, estabelecendo relações com a confederação do país, e iniciando a movimetação em direção de ter-se um Corinthians chinês, desenvolvendo ações de marketing conjuntas e muito mais.

5 - Reestruturação do marketing
– Além das propostas citadas no item anterior, buscaremos identificar no mercado patrocinadores interessados na montagem de equipes profissionais competitivas em outras modalidades além do futebol, a exemplo do vôlei, fazendo o mesmo com basquete e demais esportes. Também iremos entrosar todas as áreas com a de comunicação, de modo a ter mais dinâmica e interação nas redes sociais. Outra proposta é renegociar com o Ministério Público o compromisso de utilização de nossa marca para apoiar instituições filantrópicas e honrar nosso acordo referente à construção da Arena.

6 - Benefícios aos sócios
– O programa Fiel Torcedor será renovado, criando benefícios além dos ingressos. Já aos associados do clube, vamos iniciar a venda de ingressos pela internet a quem estiver adimplente (este benefício já foi oferecido a assessores e conselheiros).

7 - Modernização da Arena e sua gestão
– Possuímos um arrojado projeto de buscar a junção da nossa arena a um shopping e um centro de convenções, podendo, assim, auferir ganhos com o batismo dela por uma marca famosa (naming rights). Juntaremos isso a uma gestão com profissionalismo, especialização e agressividade comercial. Renegociar o comando difuso que hoje prevalece entre o clube, a construtora e a administradora, assumindo tal comando para que haja foco na obtenção dos melhores resultados.

8 - Aumentar receitas
– A gestão terá como diretrizes: crescimento das receitas com marketing em 20% ao ano; revisão e renegociação dos contratos de patrocínio e licenciamento; auditoria plena sobre todos os contratos de patrocínio e licenciamento.

9 - Diminuir despesas
– Vamos refazer o orçamento, para Base Zero; cortar em 20% os gastos administrativos; estabelecer junto ao futebol uma política com base em média salarial e medição de desempenho.

10 - Parque São Jorge
– Teremos como pilar de nossa gestão a modernização das instalações do clube, adaptando-o às novas exigências legais, enfatizando o complexo aquático, academia, vestiários, quadras poliesportivas e campos de futebol. Também iremos melhorar a segurança, ampliando o sistema de monitoramento por meio de câmeras.


ANTONIO ROQUE CITADINI
1 - Renegociar o contrato e as dívidas com a Odebrecht
– Os repasses realizados para o fundo que gere a Arena, nos atuais termos, criaram uma situação insustentável para o Corinthians. Nossa prioridade será equacionar este problema e renegociar o contrato, levando em consideração tudo o que foi construído errado, tudo o que deixou de ser feito e também aqueles itens que foram feitos a preço acima do esperado. O clube não pode continuar carregando este embaraço que nos arrasta para uma bola de neve de antecipações de receitas e ainda mais dívidas. Buscaremos, se necessário, uma solução jurídica, por meio da arbitragem prevista em contrato – ou mesmo por via da justiça comum.

2 - Criar nova política de gestão para a Arena
– Nossa Arena, apesar de moderna e atraente, é mal administrada e não traz as atrações e receitas previstas quando da sua construção. Criaremos um novo modelo de gestão para trazer investimento e receitas. A força e o tamanho da nossa torcida são triunfos que devem ser melhor aproveitados para o bem do nosso clube.

3 - Tornar todos jogadores da base 100% do Corinthians
– Não há lógica no sistema atual da base. Temos dois sérios problemas: o primeiro é que o clube não ganha dinheiro com as revelações, pois quando um jogador é vendido, se descobre que o Corinthians detém apenas uma pequena fatia dos atletas. O segundo problema é que a base não está servindo para revelar ídolos para o clube. É um desastre chancelado pelo estado de cumplicidade entre diretores e empresários. Não há outro caminho: o Corinthians tem história, tamanho e peso para ter uma base composta de jogadores que sejam 100% do clube.

4 - Recuperar o Parque São Jorge e aproveitar melhor os espaços do clube social
– Com o futebol realizando seus jogos na Arena e treinando no CT da Ayrton Senna, temos uma grande oportunidade de utilizar melhor o espaço da Fazendinha e criar ambientes para novas atividades para nossos associados, além de implementar ações de marketing que nos ajudem a gerar receitas para o clube. O clube social nunca esteve tão mal cuidado como está atualmente. Precisamos de uma mudança radial nesta área.

5 - Associado do clube social terá benefícios do Fiel Torcedor
– Atualmente, o associado do Corinthians não tem direito a compra de ingressos com os benefícios do nosso programa de Fiel Torcedor. Este desrespeito será resolvido nos primeiros dias de nossa gestão. Nosso associado entrará automaticamente numa categoria especial do programa de Fiel Torcedor e passará a ter prioridade na aquisição de ingressos.

6 - Mais democracia e participação da mulher
– Proporei ao Conselho que o cônjuge do associado titular que atenda às exigências estatutárias também tenha direito a voto. Essa medida beneficiará diretamente centenas de mulheres que são associadas do clube, mas que atualmente não podem votar. Precisamos fazer um grande esforço para aumentar a participação das mulheres nas decisões para o futuro do Corinthians.

7 - Implementação de taxa zero para atividades praticadas por sócios
– O sócio do clube que tiver em dia com seus pagamentos mensais terá direito a praticar as atividades esportivas do Parque São Jorge a custo zero.

8 - Reuniões transmitidas pela internet
– Um clube do tamanho do Corinthians deve servir de exemplo para o futebol brasileiro. A começar por suas práticas de transparência. Desde a primeira semana, transmitiremos pela internet as reuniões de diretoria. Nossos associados e nossa torcida poderão conferir semanalmente os principais problemas em pauta e as ações que serão tomadas para solucioná-los. Uma nova era exige novas práticas.

9 - Revitalizar o departamento de marketing
– O Corinthians é um dos maiores e melhores veículos publicitários do país. Com a torcida grande que possui, com sua história e a audiência que leva aos meios de comunicação, patrocinar o Corinthians é não apenas uma honra, como um ótimo negócio para o marketing de qualquer grande empresa. Porém, o que acontece atualmente é uma desmoralização e vulgarização completa de um dos nossos principais meios para obtenção de receitas. Além de um forte patrocínio da camisa, uma missão a ser cumprida pelo nosso novo departamento de marketing será buscar novos meios para obtenção de receitas que ajudem financiar nosso clube social e os esportes olímpicos, que hoje estão abandonados.

10 - Montar um grande time, forte em todas competições
– Ao resolver os grandes problemas do nosso clube, não podemos desviar sequer por um minuto o olhar da nossa grande locomotiva: nosso time principal de futebol. Aplicaremos as melhores práticas de gestão profissional a fim de montar e manter, a todo momento, um time competitivo e forte, que nos ajude a trazer títulos e conquistar ainda mais espaço nos corações de nossa torcida.


FELIPE EZABELLA
1 - Separação do comando do futebol da gestão do clube
No organograma atual do clube, tudo passa pelo presidente. Desde a luz queimada no departamento de tênis até a contratação do centroavante do elenco profissional. Precisamos de um foco maior na governança. com mais profissionais pensando objetivamente (e separadamente) no futebol e no clube. Com o futebol profissional isso acontece em certos momentos. Hoje, necessitamos de novos profissionais para auxiliar o Alessandro, por exemplo.

2 - Atenção às categorias de base e formação de uma equipe B
O término da construção do CT da base é prioridade. Tirar nossos jovens do Parque São Jorge trará melhor performance dentro e fora de campo. Nos estudos que fizemos, o Corinthians tem entre 30 e 40 entradas e saídas de atletas a cada ano. O clube acaba emprestando jogadores para outros times, com atletas até jogando contra o Corinthians. Por isso, precisamos também ter um time B para a fase final de maturação para nossos atletas que já não têm mais idade para o Sub-20 e que ainda não estão prontos para o profissional. Com este time, podemos jogar a Copa Paulista, a Copa do Brasil Sub-23 e outros campeonatos de aspirantes, inclusive com partidas na Arena.

3 - Arena: solução dos nossos problemas
Queremos uma solução rápida e efetiva para o financiamento da Caixa e a resolução da dívida com a Odebrecht. Temos que renegociar os contratos com muita firmeza, independência, defendendo unicamente os interesses do clube. Além disso, achamos que é a hora de deixarmos de trabalhar com a construtora. Não os queremos como parceiros. Não será fácil, mas a linha que pretendemos seguir é essa. Como as contas do estádio são uma verdadeira caixa-preta, só poderemos ter certeza sobre tudo isso quando assumirmos a presidência. Além disso, precisamos usar o estádio 365 dias por ano. É um local que pode ter um hipermercado, farmácia, outras lojas, até uma universidade, com o estacionamento funcionando todos os dias. Temos que realizar shows e eventos nas grandes áreas externas. Vamos colocar o futebol feminino para jogar lá, realizar mais treinos abertos. Precisamos colocar este plano em prática com urgência.

4 - Auditoria independente
Pretendemos criar um departamento de conformidade. Há menos de uma década, o Corinthians chegou a ganhar prêmios de clube mais transparente. É um absurdo termos perdido isto – e, por isso mesmo, não conseguimos mais grandes patrocinadores. Nosso compromisso é de seguir os parâmetros mais elevados nesse quesito. Teremos a volta dos relatórios de sustentabilidade e a publicação mensal dos balancetes. Vamos tentar obter algum tipo de certificação externa, algo como uma certificação “ISO” de transparência e governança. A divulgação das operações e o relacionamento com os demais órgãos do clube serão feitos com muita transparência. Isso afeta diretamente nossa estratégia de comunicação e marketing.

5 - Política comercial agressiva
Temos quase meio bilhão em dívidas. Precisamos aumentar as receitas para que a dívida não trave a operação do clube. Nosso setor comercial tem que ser proativo. Temos uma marca muito poderosa e temos que ir atrás de patrocinadores, parceiros e licenciados. As lojas e a venda online precisam ser incrementadas. Temos que aumentar as receitas com oportunidades de streaming, monetização da base de dados, ampliação da base de receitas do clube social e, finalmente, conseguir negociar os naming rights da Arena. Não podemos ficar esperando o telefone tocar. Teremos uma estratégia pesada, baseada num departamento de marketing como nenhum clube tem, com um novo organograma que se assemelhe às grandes empresas.

6 - Reformulação e ativação comercial do Fiel Torcedor
O Fiel Torcedor é um dos ativos mais importantes para nosso clube. Hoje temos 7 planos e pretendemos simplificar o programa. Nossa ideia, ainda, é acrescentar todo associado do clube ao programa. Assim, também faríamos descontos para que o Fiel Torcedor também virasse sócio do clube. É nossa obrigação, também, oferecer mais produtos e serviços ao torcedor.

7 - Melhorias no clube social
O clube social precisa de uma série de ações de zeladoria, até mesmo para atrair novos sócios. Precisamos de novos serviços para toda a família – desde internet wi-fi até ampliação dos espaços de lazer e das atividades de convivência. Só assim conseguiremos justificar as campanhas para que tenhamos mais associados, além de entregar um trabalho decente para quem já está lá há anos.

8 - Atenção aos esportes olímpicos e ao futsal
Pretendemos manter nossos esportes olímpicos e o futsal, via leis de incentivo e iniciativa privada. Nosso basquete é tradicional e precisa ter uma equipe forte, mas desde que tenhamos investimento externo. O mesmo acontece com o vôlei, com o remo e com a natação, por exemplo. Vamos manter a equipe de futsal altamente competitiva, disputando as principais competições estaduais, nacionais e internacionais. Vamos investir muito na formação dos jovens, desde as primeiras categorias, até porque o futsal quase sempre é o primeiro passo rumo ao futebol de campo.

9 - Criação da Fundação Corinthians
O Corinthians é o time do povo e é nosso dever entregarmos algo para a sociedade. O estudo da Universidade do Futebol que encomendamos contemplou quase 80 "espaços de esporte" perto dos nossos três endereços (CT, Arena e Parque São Jorge). Nossa ideia é desenvolver uma OSCIP (Organização da sociedade civil com interesse público), com funcionamento autônomo, para promoção de ações de inovação social de forma sistêmica. Teremos projetos sociais que não sejam tão pontuais quanto as ações que estão sendo feitas hoje em dia. Nossa ideia é ajudar a desenvolver a região leste da cidade.

10 - Criação de programas de educação
Pretendemos criar programas de educação esportiva e de capacitação profissional administrativa. Os primeiros contemplariam técnicos, preparadores físicos e assessores dos nossos esportes – até mesmo nossos atletas poderiam se aproveitar disto. Já na área administrativa, precisamos desenvolver nossos colaboradores para que as nossas entregas cheguem à perfeição. Precisamos de um clube extremamente profissional em todos os aspectos. Só assim estaremos, definitivamente, entre os maiores do mundo.


PAULO GARCIA
1 - Fortalecer a marca Corinthians
– A marca Corinthians vale muito. Muito mais do que falam que ela vale. O que ela precisa e? ser bem cuidada profissionalmente. No?s vamos trabalhar para valoriza?-la ainda mais, seguindo padro?es de sucesso dos grandes clubes europeus como Manchester United, Real Madrid e Barcelona. A marca Corinthians ainda trara? o devido retorno financeiro para o clube.

2 - A volta da Fazendinha
– Passa ano, vem ano, e a nossa Fazendinha continua abandonada. Eu tenho planos de transformar a Fazendinha em Arena multiuso para 20 mil pessoas, onde sera?o realizadas atividades, competic?o?es esportivas e shows musicais.

3 - Estacionamento para todos
– Ir ao clube tem de ser prazeroso, na?o uma chateac?a?o. E na?o ha? nada mais irritante do que na?o encontrar vaga para estacionar o carro. Com apoio da iniciativa privada, vamos construir um edifi?cio-garagem moderno e espac?oso para voce? estacionar o seu carro com toda a comodidade e seguranc?a.

4 - Evolução da arena
– Melhorar o espac?o popular, encontrar investidores para o naming rights, criar espac?os para eventos, lojas, cinemas, memorial, palco para shows - como acontecem em outras arenas -, aproveitar o estacionamento em dias que na?o tenham jogos, elaborar ac?o?es que tragam uma nova fonte de receita para o clube, como transformar a Arena em um ponto turi?stico da cidade de Sa?o Paulo. Essas sa?o algumas das propostas do Paulo Garcia para melhorar ainda mais a nossa Arena.

5 - Atletas com um só dono, o clube
– Todos os jogadores das categorias de base sera?o 100% do Corinthians. Como presidente, vou dar toda a assiste?ncia aos nossos futuros craques. Eles tera?o um complexo de formac?a?o e treinamento para se aprimorar ate? chegar ao profissional. Tudo o que for investido retornara? ao clube, porque os craques sera?o 100% do Tima?o. Eu ja? fiz isso nos anos 80 quando fui diretor de futebol. Lembra do goleiro Ronaldo, do Marcelo Djian, do Paulo Se?rgio, do Viola e do Ma?rcio Bittencourt, so? para citar alguns craques que conquistaram ti?tulos e chegaram a? Selec?a?o? Todos deram retorno financeiro ao clube. Deu certo la? atra?s, dara? certo agora.

6 - Futebol feminino cada vez mais forte
– O futebol feminino sera? tratado como se deve: com muito respeito e profissionalismo. Nossas atletas tera?o a? disposic?a?o uma completa estrutura para manter um ni?vel de excele?ncia.

7 - Formular o plano diretor
– O clube precisa de um plano diretor para avaliar o que ja? temos e definir o que queremos para ele nos pro?ximos anos. Quais os objetivos a serem atingidos, o prazo para a realizac?a?o, quais atividades sera?o executadas e quem deve executa?-las. So? assim o clube na?o sera? refe?m de administrac?o?es amadoras, so? assim o associado podera? exigir o cumprimento do que foi decidido e aprovado.

8 - Lançar uma plataforma digital
– Ja? pensou ter em ma?os tudo sobre o Tima?o? Entrevistas com jogadores, resumo dos jogos, estati?sticas, histo?ria do clube, acesso a compras de ingressos e produtos personalizados com desconto. E mais: assistir a jogos em tempo real e ter aulas online nas escolinhas de futebol, das categorias de base ao profissional. Voce? vai poder aprender com os i?dolos do Corinthians. Tudo isso no seu celular, TV, tablet ou smart TV, ou seja: estamos falando de um aplicativo multiplataforma. Ja? estamos trabalhando nele com pessoal especializado. Voce? vai ficar ligado 24 horas no Tima?o.

9 - Criar um portal de transparência
– Voce? tem direito de saber tudo o que acontece com o seu clube. Se ele esta? sendo bem administrado, se as prestac?o?es de contas esta?o corretas e se as licitac?o?es e contratos de servic?os ou obras sa?o legais e de interesse do clube. Enfim, ter conhecimento amplo e total do que esta? acontecendo com o Corinthians com um simples clique. Voce? vai acessar o portal transpare?ncia, que e? um direito seu e que no?s vamos fazer valer esse direito.

10 - Adotar práticas de governança corporativa
– O nosso clube precisa se modernizar tambe?m na sua administrac?a?o e implantar um sistema avanc?ado, eficaz e transparente de gesta?o. As grandes corporac?o?es esta?o adotando o programa de “compliance” para reduzir riscos, prevenir fraudes, desvios e?ticos e tambe?m para diminuir custos. O que norteia esse programa e? um conjunto de normas legais que todos devem seguir. Em resumo: as pessoas que fara?o parte da minha gesta?o sa?o comprometidas com o bem do clube, batalhadoras e i?ntegras.


ROMEU TUMA JÚNIOR
1 - Eficiência na arrecadação e austeridade nos gastos
– ?Por medida imediata, iremos apurar a atual situação financeira do clube e adotar as medidas necessárias para torná-la eficiente. Vamos realizar uma auditoria interna e contratar uma empresa de auditoria externa (dentre as "Big 4"), promover uma revisão geral de contratos e renegociar dívidas nebulosas e as com juros abusivos. Ao mesmo tempo, trabalharemos formas de ampliar a receita do clube com a utilização da marca Corinthians, buscando patrocinadores à altura, criando um departamento próprio de licenciamento de produtos, desenvolvendo programas de ampliação do quadro de associados, entre outras iniciativas. Vamos fazer uma gestão financeira obedecendo as regras do Conselho de Contabilidade, do Profut e Lei Pelé. Implementaremos o Orçamento Participativo que estará disponível na internet com a execução online para controle do associado.

2 - Gestão à prova de fraudes
– Para tirar o nome do Corinthians das páginas policiais e resgatar a credibilidade e a boa reputação do nosso clube, vamos construir uma cultura organizacional em conformidade com os padrões éticos, de transparência e obediência ao estatuto, às leis brasileiras e normas internacionais. Para tal, vamos criar uma diretoria de "compliance" e governança, que será responsável por auditorias periódicas nos métodos de gestão, dentre outros mecanismos como um programa de integridade administrativa, que vai atuar de forma a reconstruir a imagem do Corinthians frente aos potenciais investidores e parceiros comerciais, contribuindo desta forma para dar credibilidade a nossa marca e gestão. Todos os atos serão validados e estarão em conformidade com as leis e normas de procedimentos que serão instituídas. Criaremos um código de ética e conduta para toda a administração e uma ouvidoria independente.

3 - Criação do CAP - Comitê de Administração Participativa
– ?Sócios, torcedores através das suas lideranças na sociedade civil, conselheiros e diretoria, formarão um comitê de gestão tripartite para interagir diretamente com a administração, discutindo projetos, ideias, acolhendo sugestões, criando assim uma administração democrática e proativa, com ações conjuntas e com a participação de toda a coletividade corintiana. Essa será a efetiva materialização de uma gestão participativa e democrática. Um membro de cada chapa eleita para o Conselho, tanto as titulares quanto as suplentes, independente de posições políticas, farão parte.

4 - Marketing e Departamento de Licenciamento: respeito à marca
– Criaremos o departamento de licenciamento no clube, o qual será responsável pelos produtos da marca Corinthians. Não necessitamos de intermediários para isso, que a bem da verdade, só servem para lucrar em detrimento de nossa arrecadação e ainda prejudicam financeiramente o consumidor, o revendedor e os licenciados, encarecendo nossos produtos de maneira a desestimular a venda de produtos oficiais. Iremos, de pronto, buscar novas fontes de renda, aumentando o valor e a exploração da marca Corinthians. Para tal, vamos profissionalizar o departamento de marketing, deixaremos de ser “outdoor ambulante” para marcas desconhecidas e passaremos a agregar valor à nossa marca com grandes patrocinadores. Criar um efetivo canal de TV Corinthians, como potencial fonte de divulgação e renda. Aproximar o torcedor e fortalecer a marca por meio das redes sociais e aplicativos digitais, dentre outras diversas ações contempladas na íntegra de nosso projeto.

5 - Criação da superintendência de futebol
– Este setor atenderá todas as categorias do futebol corintiano: profissional, a base, o futebol feminino e o master, com planejamento e boa governança. Buscaremos sempre ter uma equipe forte e com o perfil da garra corintiana, bem como priorizar os atletas de base, na busca pelos melhores profissionais possíveis. Iremos modernizar a gestão financeira dessa área, aplicando as modernas práticas empresariais. Não aceitaremos mais gastos com intermediários. Na base, vamos implantar o projeto “Maternidade do Futebol”, integrando com o CIFAC, para fidelizar os jogadores nascidos no clube. Não permitiremos que qualquer atleta que venha a integrar as equipes de formação tenha menos de 80% de seus direitos econômicos ligados ao clube. Para os que nascerem "na base", 100% do Corinthians.

6 - Arena Corinthians: a casa é nossa, vamos resolver o imbróglio
– Temos uma proposta efetiva para renegociar a dívida e o pagamento do estádio, que inclui as CIDs, e se necessário uma carência junto à Caixa para que não se extrapole os valores inicialmente previstos para a obra. Iremos criar uma superintendência para administrar e levar a Arena à autossuficiência financeira. De início, será necessário que tomemos medidas efetivas contra a permanência da Odebrecht no estádio. Vamos tornar a Arena a casa de todos os corintianos. Paralelamente, vamos negociar a comercialização do naming rights.

7 - Transformaremos o Corinthians em um clube para toda a família
– Queremos que crianças, mulheres e idosos frequentem mais o clube. Teremos torneios (olimpíadas internas), brinquedotecas com monitores, creche, fraldários, academia com acompanhamento especializado, espaço da mulher com salão de beleza e diversos cursos, além de atividades específicas para crianças e idosos, bailes e festas constantes para todos os públicos. Aos jovens associados criaremos espaços que atendam as suas demandas. Criaremos salão de jogos, sala de games, pista de skate, lan-house, dentre outros espaços e atrações. Implantaremos rede Wi-Fi em todo o Parque São Jorge. Modernizaremos e revitalizaremos a Fazendinha para que possa receber jogos de futebol feminino, master, futebol americano e ainda shows, transformando-a numa mini-arena. Os espaços das churrasqueiras serão cuidados com ampliação, proteção contra chuva, instalação de televisores e construção de sanitários.

8 - Fazer valer a mensalidade paga pelo associado
– Vamos nomear um prefeito no Parque São Jorge, para cuidar, ouvir e resolver as demandas dos sócios junto à Presidência. Realizaremos obras para melhorar a acessibilidade, conforto, estrutura e lazer de todos. Vamos definir e implementar o plano diretor previsto no estatuto. Também iremos o Projeto Viva Corinthians (integração atletas/sócios no PSJ e visitas à Arena). Além disso, reformularemos o programa de sócios, com imediata inclusão dos sócios no Fiel Torcedor sem taxa de adesão (independentemente de qualquer transição do atual programa para uma administração própria).

9 - Revisar e modernizar o estatuto
– Vamos propor junto ao Conselho Deliberativo uma ampla reforma no estatuto, com a participação de todos, visando modernizar e adequar nossa “Constituição” para as realidades atuais e futuras do clube. Sabemos que existem várias normas no atual estatuto que, apesar da recente alteração, mostram-se conflitantes e ultrapassadas. Temos que debater sobre a utilização de cédula física ou eletrônica com comprovante auditavel para futuras eleições. Queremos ouvir a opinião de todos sobre dois turnos para eleição de presidente com o apoio mínimo de 100 associados. Sugerimos a volta das vice-presidências para cada pasta, o que oficializará a criação de diretorias adjuntas ligadas às atuais diretorias, impedindo assim que tenhamos conselheiros irregularmente na administração. Também propomos a remuneração de alguns cargos com dedicação exclusiva em acordo com a legislação. Queremos melhorar os direitos e permissões dos associados, tornar transparente todas as negociações de iniciativa dos conselheiros, proibir a contratação com parentes de funcionários ou integrantes de órgãos de fiscalização, propor o direito de voto ao cônjuge do sócio com títulos remidos e familiares, valorizando em grande parte as mulheres corintianas, dentre outras inúmeras medidas necessárias.

10 -Valorização de todas as modalidades
– Um dos principais problemas dentro de um grande clube de futebol, como o Corinthians, é a necessidade da valorização dos demais esportes, como basquete, natação, remo, judô, vôlei, futebol americano, futsal, tênis, tênis de mesa, dentre outros. Exemplo disso: em alguns esportes no clube, o atleta aos 16 anos não tem categoria intermediária para ascensão ao profissional, obrigando sua saída e desestimulando novos atletas em início de atividade. Ou seja, o esporte olímpico é considerado como recreação. Vamos dar continuidade às demais faixas etárias, dando sequência até a categoria profissional. É também nossa meta incentivar as atividades esportivas paralímpicas no clube. Vamos priorizar a criação das equipes profissionais nos esportes coletivos para que possamos participar das grandes competições nacionais e internacionais.


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andrez Sanches eu confio em vc ,tomara que vc seja o cara

Você que está pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV asssinatura faça
liberação e DEMINUIMOS valor da conta pra qualquer luga do Brasil WHATZSAP 11958640776

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