26/1/2018 11:30

Eleições do Corinthians: veja dez propostas do candidato Romeu Tuma Júnior

Delegado de polícia já foi vice-presidente de futebol do Timão

Eleições do Corinthians: veja dez propostas do candidato Romeu Tuma Júnior
Os sócios do Corinthians elegerão no dia 3 de fevereiro o presidente do clube para os próximos três anos. Desde a última segunda-feira, o GloboEsporte.com apresenta as dez principais propostas de cada candidato.



Nesta sexta-feira, é a vez de Romeu Tuma Júnior, conselheiro vitalício do Timão e vice-presidente de futebol do clube entre 1994 e 1995. Delegado de polícia, deputado estadual de São Paulo e secretário nacional de Justiça.

Os outros candidatos são Andrés Sanchez, Antonio Roque Citadini, Felipe Ezabela e Paulo Garcia. Todos eles serão entrevistados na próxima semana pelo GloboEsporte.com, com transmissão ao vivo em vídeo.

Confira abaixo o que Romeu Tuma Júnior propõe:

1 - Eficiência na arrecadação e austeridade nos gastos
– ?Por medida imediata, iremos apurar a atual situação financeira do clube e adotar as medidas necessárias para torná-la eficiente. Vamos realizar uma auditoria interna e contratar uma empresa de auditoria externa (dentre as "Big 4"), promover uma revisão geral de contratos e renegociar dívidas nebulosas e as com juros abusivos. Ao mesmo tempo, trabalharemos formas de ampliar a receita do clube com a utilização da marca Corinthians, buscando patrocinadores à altura, criando um departamento próprio de licenciamento de produtos, desenvolvendo programas de ampliação do quadro de associados, entre outras iniciativas. Vamos fazer uma gestão financeira obedecendo as regras do Conselho de Contabilidade, do Profut e Lei Pelé. Implementaremos o Orçamento Participativo que estará disponível na internet com a execução online para controle do associado.

2 - Gestão à prova de fraudes
– Para tirar o nome do Corinthians das páginas policiais e resgatar a credibilidade e a boa reputação do nosso clube, vamos construir uma cultura organizacional em conformidade com os padrões éticos, de transparência e obediência ao estatuto, às leis brasileiras e normas internacionais. Para tal, vamos criar uma diretoria de "compliance" e governança, que será responsável por auditorias periódicas nos métodos de gestão, dentre outros mecanismos como um programa de integridade administrativa, que vai atuar de forma a reconstruir a imagem do Corinthians frente aos potenciais investidores e parceiros comerciais, contribuindo desta forma para dar credibilidade a nossa marca e gestão. Todos os atos serão validados e estarão em conformidade com as leis e normas de procedimentos que serão instituídas. Criaremos um código de ética e conduta para toda a administração e uma ouvidoria independente.

3 - Criação do CAP - Comitê de Administração Participativa
– ?Sócios, torcedores através das suas lideranças na sociedade civil, conselheiros e diretoria, formarão um comitê de gestão tripartite para interagir diretamente com a administração, discutindo projetos, ideias, acolhendo sugestões, criando assim uma administração democrática e proativa, com ações conjuntas e com a participação de toda a coletividade corintiana. Essa será a efetiva materialização de uma gestão participativa e democrática. Um membro de cada chapa eleita para o Conselho, tanto as titulares quanto as suplentes, independente de posições políticas, farão parte.

4 - Marketing e Departamento de Licenciamento: respeito à marca
– Criaremos o departamento de licenciamento no clube, o qual será responsável pelos produtos da marca Corinthians. Não necessitamos de intermediários para isso, que a bem da verdade, só servem para lucrar em detrimento de nossa arrecadação e ainda prejudicam financeiramente o consumidor, o revendedor e os licenciados, encarecendo nossos produtos de maneira a desestimular a venda de produtos oficiais. Iremos, de pronto, buscar novas fontes de renda, aumentando o valor e a exploração da marca Corinthians. Para tal, vamos profissionalizar o departamento de marketing, deixaremos de ser “outdoor ambulante” para marcas desconhecidas e passaremos a agregar valor à nossa marca com grandes patrocinadores. Criar um efetivo canal de TV Corinthians, como potencial fonte de divulgação e renda. Aproximar o torcedor e fortalecer a marca por meio das redes sociais e aplicativos digitais, dentre outras diversas ações contempladas na íntegra de nosso projeto.

5 - Criação da superintendência de futebol
– Este setor atenderá todas as categorias do futebol corintiano: profissional, a base, o futebol feminino e o master, com planejamento e boa governança. Buscaremos sempre ter uma equipe forte e com o perfil da garra corintiana, bem como priorizar os atletas de base, na busca pelos melhores profissionais possíveis. Iremos modernizar a gestão financeira dessa área, aplicando as modernas práticas empresariais. Não aceitaremos mais gastos com intermediários. Na base, vamos implantar o projeto “Maternidade do Futebol”, integrando com o CIFAC, para fidelizar os jogadores nascidos no clube. Não permitiremos que qualquer atleta que venha a integrar as equipes de formação tenha menos de 80% de seus direitos econômicos ligados ao clube. Para os que nascerem "na base", 100% do Corinthians.

6 - Arena Corinthians: a casa é nossa, vamos resolver o imbróglio
– Temos uma proposta efetiva para renegociar a dívida e o pagamento do estádio, que inclui as CIDs, e se necessário uma carência junto à Caixa para que não se extrapole os valores inicialmente previstos para a obra. Iremos criar uma superintendência para administrar e levar a Arena à autossuficiência financeira. De início, será necessário que tomemos medidas efetivas contra a permanência da Odebrecht no estádio. Vamos tornar a Arena a casa de todos os corintianos. Paralelamente, vamos negociar a comercialização do naming rights.

7 - Transformaremos o Corinthians em um clube para toda a família
– Queremos que crianças, mulheres e idosos frequentem mais o clube. Teremos torneios (olimpíadas internas), brinquedotecas com monitores, creche, fraldários, academia com acompanhamento especializado, espaço da mulher com salão de beleza e diversos cursos, além de atividades específicas para crianças e idosos, bailes e festas constantes para todos os públicos. Aos jovens associados criaremos espaços que atendam as suas demandas. Criaremos salão de jogos, sala de games, pista de skate, lan-house, dentre outros espaços e atrações. Implantaremos rede Wi-Fi em todo o Parque São Jorge. Modernizaremos e revitalizaremos a Fazendinha para que possa receber jogos de futebol feminino, master, futebol americano e ainda shows, transformando-a numa mini-arena. Os espaços das churrasqueiras serão cuidados com ampliação, proteção contra chuva, instalação de televisores e construção de sanitários.

8 - Fazer valer a mensalidade paga pelo associado
– Vamos nomear um prefeito no Parque São Jorge, para cuidar, ouvir e resolver as demandas dos sócios junto à Presidência. Realizaremos obras para melhorar a acessibilidade, conforto, estrutura e lazer de todos. Vamos definir e implementar o plano diretor previsto no estatuto. Também iremos o Projeto Viva Corinthians (integração atletas/sócios no PSJ e visitas à Arena). Além disso, reformularemos o programa de sócios, com imediata inclusão dos sócios no Fiel Torcedor sem taxa de adesão (independentemente de qualquer transição do atual programa para uma administração própria).

9 - Revisar e modernizar o estatuto
– Vamos propor junto ao Conselho Deliberativo uma ampla reforma no estatuto, com a participação de todos, visando modernizar e adequar nossa “Constituição” para as realidades atuais e futuras do clube. Sabemos que existem várias normas no atual estatuto que, apesar da recente alteração, mostram-se conflitantes e ultrapassadas. Temos que debater sobre a utilização de cédula física ou eletrônica com comprovante auditavel para futuras eleições. Queremos ouvir a opinião de todos sobre dois turnos para eleição de presidente com o apoio mínimo de 100 associados. Sugerimos a volta das vice-presidências para cada pasta, o que oficializará a criação de diretorias adjuntas ligadas às atuais diretorias, impedindo assim que tenhamos conselheiros irregularmente na administração. Também propomos a remuneração de alguns cargos com dedicação exclusiva em acordo com a legislação. Queremos melhorar os direitos e permissões dos associados, tornar transparente todas as negociações de iniciativa dos conselheiros, proibir a contratação com parentes de funcionários ou integrantes de órgãos de fiscalização, propor o direito de voto ao cônjuge do sócio com títulos remidos e familiares, valorizando em grande parte as mulheres corintianas, dentre outras inúmeras medidas necessárias.

10 -Valorização de todas as modalidades
– Um dos principais problemas dentro de um grande clube de futebol, como o Corinthians, é a necessidade da valorização dos demais esportes, como basquete, natação, remo, judô, vôlei, futebol americano, futsal, tênis, tênis de mesa, dentre outros. Exemplo disso: em alguns esportes no clube, o atleta aos 16 anos não tem categoria intermediária para ascensão ao profissional, obrigando sua saída e desestimulando novos atletas em início de atividade. Ou seja, o esporte olímpico é considerado como recreação. Vamos dar continuidade às demais faixas etárias, dando sequência até a categoria profissional. É também nossa meta incentivar as atividades esportivas paralímpicas no clube. Vamos priorizar a criação das equipes profissionais nos esportes coletivos para que possamos participar das grandes competições nacionais e internacionais.


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