18/1/2018 11:35

O “novo” Corinthians em 2018 e os velhos problemas para propor o jogo

Com o devido desconto físico e técnico, primeiro ensaio do 4-1-4-1 mostra as antigas dificuldades para criar jogadas a partir de Gabriel

O “novo” Corinthians em 2018 e os velhos problemas para propor o jogo
Com pouquíssimos dias de preparação e a obrigação de encarar uma viagem e dois jogos pelo Torneio da Flórida, é impossível embasar qualquer análise sobre a equipe do Corinthians que não ganhe um baita desconto pela questão física. O ritmo de jogo afeta também o acerto técnico do passe e da finalização, consequentemente prejudicando a execução do novo esquema pensado por Carille em 2018: o 4-1-4-1.



Conhecido pelo Penta em 2015, o esquema agora conta com Gabriel, Jádson e Rodriguinho fazendo o tripé de meio-campo, com os dois meias sendo uma espécie de “todocampistas”, indo de área a área, pensando a construção das jogadas e entrando na área para finalizar a jogada. Por si só, o termo “de área a área” já imprime a dificuldade física que os dois tiveram na derrota para a Ponte Preta, no Pacaembu. Mas, se pegarmos os amistosos nos EUA, existe um outro ponto, mais tático e coletivo: a saída de bola.

ainda no 1º tempo com 0x0, mostra Jadson recuando perto de Gabriel para iniciar as jogadas do Timão. Inteligente e tecnicamente apurado, o esperado era que o camisa 10 desse essa cadência ao jogo, escolhendo sempre os melhores colocados para receber a bola e ir para o campo da Ponte. Mas Jadson está sozinho. Gabriel, ao seu lado, não oferece uma linha de passe para continuar com essa troca de passes. Rodriguinho, no canto central, fica preso à marcação do adversário. Enquanto isso, Jadson é pressionado e só tem como opção retornar a bola a algum zagueiro.


O nome técnico desse problema é a falta de apoio. Ninguém, por mais qualidade técnica que tenha, joga sozinho. Nem Zico conseguiria fazer um milagre se não há um jogador posicionado para receber a bola ou uma movimentação que cause desequilíbrio no adversário - engane as linhas opostas com alguma movimentação, tirar zagueiros do lugar, abrir espaços…tudo o que o Corinthians, desde o início do jogo, não conseguiu fazer ontem.

A figura abaixo mostra bem como a Ponte Preta não se desorganizou em nenhum momento e fez um bom jogo no Pacaembu: linhas compactas, deixando todo mundo bem longe do gol - além de grande atuação do goleiro Ivan. Mas o que mais espanta aqui é a distância de Gabriel, o volante que inicia as jogadas, para o restante do time. Novamente, a questão do apoio - das linhas de passe criadas para que a jogada se desenvolva - é um problema. E Gabriel, que fez grande 2017 com uma função mais defensiva, pode melhorar alguns aspectos em 2018, como essa inteligência ao se movimentar para criar linhas de passe.

Gerar apoios o tempo todo parte do entendimento coletivo do jogo, de onde está a bola e se movimentar em torno dela. Mas esse problema não é novidade em 2018: quando precisou em 2017, o Corinthians “travava” por dentro, buscando sempre as laterais para ir ao campo de ataque. Sem Arana, o Timão deve e pode repensar a sua forma de atacar, já que Carille sabe que, com Libertadores, ficará bem difícil ter uma equipe tão reativa como ano passado. Os próprios adversários, como a Ponte Preta, obrigarão o Corinthians a atacar. E para atacar, é preciso pensar não apenas na qualidade técnica de quem está mais recuado, mas na qualidade tática dessa engrenagem.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









4512 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Problema antigo esse.. O estilo de jogo do timão já está ultrapassada! As equipes já se adaptou ao estilo de jogo do carille, ele tem que propor um novo estilo de jogar ou contratar outros jogadores para a criação! Pq o jádson e o rodriguinho não cria nada!

carile kazim companhia vcs vão afunda o time, fica nessa ainda experimentar kazim romeiro,

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Você que está pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV asssinatura faça liberação e DEMINUIMOS valor da conta pra qualquer luga do Brasil WHATZSAP 11958640776

Tem que pegar o(s) canalha(s) da diretoria que se prostituem para essa quadrilha de empresários inescrupulosos e mandar pra cadeia!

é foda viu tem que trazer um matado que Gazin não dá conta não o homem é ruim mesmo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade