21/12/2017 14:00

The favela is here: faixa do Mundial é símbolo da cidade mais corintiana do país

mpresário que criou a faixa usada por Tite na comemoração do Mundial de 2012 representa o sentimento do bando de loucos de Mogi das Cruzes

The favela is here: faixa do Mundial é símbolo da cidade mais corintiana do país
Foto: Arquivo Pessoal

Há cinco anos a favela foi ao Japão. Nas mãos de Tite, uma faixa com os dizeres “the favela is here” marcou a conquista do Mundial de 2012 pelo Corinthians, após a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea. Mas, depois de ir até o outro lado do mundo, o bando de loucos voltou ao Brasil, e a faixa para seu lar, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, a cidade mais corintiana do Brasil.



Cerca de 30km a leste da Arena Corinthians está Mogi das Cruzes. Conhecida no futebol por ser a terra natal de Neymar Jr, a cidade de 433 mil habitantes é, proporcionalmente, o lugar com mais corintianos do Brasil, segundo o levantamento feito com base no número de curtidas nas páginas oficiais dos clubes no Facebook.

São 52.898 curtidas mogianas na página do Timão na rede social, um total de 42,05% do total, bem acima dos 29.586 do São Paulo (23,51%), que aparece em segundo.

Em dia de jogo do Corinthians, o trem que passa ao lado da arena em Itaquera leva muitos torcedores até as quatro estações da cidade: Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes. Um deles é o empresário Nayme Romanos, também conhecido como "o cara da faixa".

Ainda criança, Romanos estava no Morumbi quando o Timão venceu a Ponte Preta em 1977 e colocou fim a um longo jejum de 24 anos sem títulos. Depois, já adulto, vibrou com os cinco títulos brasileiros até 2011. Mas ele não conseguiu ingresso para a final da Libertadores de 2012. Então, no dia seguinte à conquista, comprou a passagem para o Japão para garantir presença no Mundial de Clubes. E foi do outro lado do mundo que sua obra apareceu em um dos capítulos mais importantes da história do Corinthians.

– Aqui no Brasil falavam que o Japão não seria mais o mesmo à medida em que a torcida foi chegando. Que depois do tsunami e das bombas atômicas, teria a invasão da favela no Japão. Essa piadinha começou a tomar uma proporção muito grande. Aí surgiu a ideia da frase “the favela is here” (a favela está aqui) como resposta ao pessoal do rádio que fez essa brincadeira. Fiz a faixa na sexta e embarquei no sábado – lembra Romanos, que acrescentou ainda os dizeres “Corinthians my life, my history, my love” (Corinthians minha vida, minha história, meu amor) na faixa.

Com a faixa em mãos, Nayme acompanhou a vitória do Corinthians sobre o Al-Ahly, do Egito, e depois seguiu para o Yokohama, para o duelo contra o Chelsea, da Inglaterra. A essa altura, a faixa já fazia sucesso na torcida do Timão. Mas a fama mundial só veio depois da confirmação do título.

– Na hora da volta olímpica, um auxiliar do Tite se aproximou e pediu a faixa emprestada. Aí dois torcedores falaram que ele queria a faixa, pegaram e jogaram na pista. Um repórter levou até esse auxiliar. Fiquei até meio bravo pensando "onde foi parar minha faixa?". Aí vi que ela chegou até o Tite. Ele abriu, deu uma gargalhada, fechou e colocou embaixo do braço. Pensei que levaria a faixa embora. Mas, pouco depois, ele veio em direção à torcida e estendeu a faixa. Foi aquele monte de flash dos fotógrafos. Na hora sabia que a foto rodaria o mundo.

E rodou. Tanto que Romanos não teve mais sossego. Seja com os amigos em Mogi das Cruzes ou nos jogos do Corinthians em que ele levou a faixa, todos queriam tirar foto. A frase virou símbolo da relação da torcida com o técnico Tite e voltou a ser lembrada no título Brasileiro de 2015, quando um grande mosaico foi feito com a imagem do treinador segurando a faixa e 40 mil réplicas foram distribuídas para os torcedores.

Cinco anos após o título e a fama mundial da frase “the favela is here”, Romanos ainda espera um encontro com Tite para que o atual técnico da Seleção Brasileira assine a faixa. Assim, ele poderá finalmente aposentá-la.

E se o Corinthians ganhar outro Mundial, uma nova faixa partirá de Mogi das Cruzes para onde quer que seja o campeonato. A frase? Ainda é segredo. Enquanto esse dia não chega, ele continua curtindo o bom momento do Timão com a tranquilidade de alguém que vive no maior bando de loucos do Brasil.

– Mogi deve ter, proporcionalmente, mais loucos do que em outros lugares, porque o corintiano não é normal. Eu me sinto orgulhoso de fazer parte dessa torcida na minha cidade. Isso pra mim é sensacional. Acaba sendo a cidade mais corintiana do Brasil. Posso caminhar tranquilo sabendo que sou mais um nessa massa – brinca Romanos.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









15666 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Voce esta pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV
asssinatura Liberação e DEMINUIMOS valor da
conta pra quallquer luga do Brasil WHATZSAP
11958640776

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade