19/11/2017 12:53

Hexa na favela! Conquista do sexto título brasileiro do Corinthians completa dois anos

Empate com o Vasco fora de casa deu a taça para o Timão, que fez a melhor campanha da história do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes

Hexa na favela! Conquista do sexto título brasileiro do Corinthians completa dois anos
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Há dois anos, o Brasil era pintado pela sexta vez de preto e branco pela Fiel. No dia 19 de novembro de 2015, o Corinthians empatou com o Vasco por 1 a 1 em São Januário, no Rio de Janeiro, e conquistou o hexacampeonato brasileiro.



O Timão foi hexacampeão com a melhor campanha da história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos desde quando a competição passou a ser disputada por 20 clubes, em 2006. O Alvinegro do Parque São Jorge somou 81 pontos, com 24 vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas. Também teve o melhor ataque (71 gols marcados) e a melhor defesa (31 sofridos).

O fator Arena Corinthians igualmente teve papel fundamental para a conquista do hexa. Nos 18 jogos que disputou no estádio alvinegro, o Timão venceu 15, empatou dois e foi derrotado só em um. Como mandante, o Corinthians também jogou em Araraquara, onde venceu a Chapecoense.

Já a Fiel fez jus ao nome e compareceu em peso na trajetória do Corinthians rumo ao hexa do Brasileirão. Em média, mais de 34 mil torcedores corinthianos foram aos jogos do Timão em casa. O maior público foi registrado na goleada alvinegra sobre o São Paulo por 6 a 1 na Arena Corinthians, jogo que marcou a festa e a entrega da taça de campeão brasileiro, visto por 44.976 pagantes.

Após o fim do campeonato, muitos jogadores do Corinthians ganharam prêmios individuais. O meia Renato Augusto foi considerado o Craque do Brasileirão pela CBF e ganhou o prêmio Bola de Ouro da revista Placar. O também meia Jadson, que fez 13 gols e foi o líder de assistências com 14, também foi apontado como um dos melhores da competição.

O artilheiro do Corinthians no hexacampeonato brasileiro foi Vagner Love -- autor do gol do título contra o Vasco --, com 14 gols. O atacante foi o vice-artilheiro do Brasileirão 2015, ficando atrás só de Ricardo Oliveira, do Santos, que fez 20.

A campanha do hexa

Comandada pelo técnico Tite, a equipe do Corinthians teve um início irregular. Nas oito primeiras rodadas, o time venceu quatro, empatou em um jogo e perdeu três vezes. A arrancada teve início na nona rodada, na vitória sobre o Figueirense por 2 a 1 na Arena Corinthians. Entre essa partida e a 25ª rodada, foram 17 confrontos sem perder.

Nesse período, tiveram jogos especiais. A vitória sobre o Flamengo por 3 a 0 no Maracanã. O triunfo sobre o Atlético-MG na Arena Corinthians por 1 a 0, que fez o Corinthians empatar com o time mineiro, então líder na época, em número de pontos. O emocionante duelo com o Sport em casa, 4 a 3 para o Timão decidido nos últimos minutos, que levou o Alvinegro do Parque São Jorge à liderança isolado. O 2 a 1 sobre o Avaí em Florianópolis que garantiu o título símbólico do primeiro turno. O eletrizante empate com o Palmeiras por 3 a 3 no Allianz Parque.

A invencibilidade foi quebrada na derrota para o Internacional por 2 a 1 no Beira-Rio, na 26ª rodada. Mas a partir daí, o Corinthians engatou outra sequência positiva. Dessa vez, rumo ao título brasileiro.

O principal adversário na disputa pela taça foi o Atlético-MG. Quis o destino que os times se cruzassem na reta final do campeonato, na 33ª rodada. O Timão teria de jogar fora de casa, no estádio Independência, em Belo Horizonte, mas tinha uma vantagem de oito pontos. Um resultado positivo deixaria o Coringão muito perto do título.

O placar final do confronto direto pelo título foi melhor do que o imaginado pelo mais otimista torcedor. Uma vitória incontestável por 3 a 0 na casa do Atlético-MG. Faltavam mais cinco rodadas, e o Corinthians tinha uma vantagem de 11 pontos.

Na rodada seguinte, mais uma vitória emocionante, 2 a 1 sobre o Coritiba na Arena Corinthians, com gol nos últimos minutos. Só faltavam mais dois pontos. Uma vitória no jogo contra o Vasco, fora de casa, carimbaria a conquista.

O Timão ficou no empate em 1 a 1 com a equipe carioca, mas a derrota do Atlético-MG para o São Paulo no mesmo dia selou o hexacampeonato brasileiro do Corinthians com três rodadas de antecipação. A comemoração da equipe com a Fiel foi feita no jogo seguinte. A entrega da taça de campeão na Arena Corinthians aconteceu logo após a goleada histórica sobre o São Paulo por 6 a 1.


VEJA TAMBÉM
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão









3393 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade