9/10/2017 09:55

Com seis reforços para a disputa, Corinthians estreia na Libertadores feminina

Com seis reforços para a disputa, Corinthians estreia na Libertadores feminina
O Corinthians/Audax estreia nesta segunda-feira, às 20h15 (de Brasília), na Libertadores feminina, no Paraguai. A missão é buscar o título inédito da competição sul-americana e, para assegurar, o time não mediu esforços. Foram contratadas seis jogadoras especialmente para a disputa, entre elas, nomes como a da experiente Rosana e também Raquel, ambas com passagens pela seleção brasileira. Ainda foram integradas as zagueiras Antônia e Agustina, a meia Patricia e a atacante Kerolin. Para o técnico Arthur, a adaptação à equipe com pouco tempo de treinamento não será um problema para elas. O perfil escolhido foi justamente de atletas que garantiriam um entrosamento rápido.



- Nos reforçamos com atletas que entendi terem características que facilitariam um entrosamento rápido e isso realmente aconteceu. Elas não tiveram dificuldade de entender nossas ideias de jogo a executá-las bem durante os treinos. E são grandes jogadoras assim como todas do nosso grupo. Algumas delas já irão estrear nesse primeiro jogo.

A tarefa para o Corinthians já será árdua logo no primeiro jogo. Integrante do Grupo C, a equipe enfrenta o Sportivo Limpeño, atual campeão da Libertadores, que também contará com a torcida local por jogar em casa. O treinador do grupo brasileiro ressalta a característica das rivais com um jogo vertical.

- Enfrentaremos o atual campeão na primeira rodada, portanto, se trata de uma equipe qualificada. Conseguirmos alguns vídeos e informações que estão sendo utilizadas na nossa preparação. Elas têm uma característica de jogo vertical e de muita disposição em cada disputa de bola.

Arthur fez, no entanto, uma ressalva. Acredita que a tabela elaborada pela Conmebol favoreceu os times da casa, que sempre jogam no segundo horário, ou seja, saberão os resultados anteriores até mesmo na última e decisiva rodada. Além Limpeño, disputam a competição os paraguaios Cerro Porteño e Deportivo Capiatá.

- Em relação à tabela acho errado o favorecimento que a Conmebol sempre dá os times da casa, que jogam todas as partidas no segundo horário, inclusive a última e decisiva rodada, o que lhes dão uma clara vantagem uma vez que entram em campo sabendo dos resultados anteriores.


Confira a entrevista completa com o treinador Arthur Elias:


Diferenças entre os torneios masculino e feminino

- Entendo que a competição é diferente da masculina pela proximidade entre um jogo e outro e o regulamento onde só o primeiro lugar se classifica junto com apenas um segundo entre os três grupos, o que torna todas as partidas com caráter de decisão diferente do masculino onde existem muito mais jogos na primeira fase e 4 mata-matas de ida e volta.

Estrutura da Libertadores feminina

- Estamos em um bom hotel porém com pouca privacidade uma vez que todas as equipes estão juntas. O campo de jogo tem um gramado não em ótimas, mas em boas condições. Assim como os campos de treinos. A alimentação estamos completando, por conta nossa, com uma refeição (lanche) a mais, pois consideramos que o ideal são as atletas fazerem cinco refeições por dia.



Times paraguaios levam vantagem por atuar em casa?
- O fator casa é sempre uma vantagem. Mas nossas jogadoras estão bem preparadas e acredito que assim que o jogo começar não deixaremos isso influenciar negativamente. E quanto mais público tiver nos jogos será melhor.


O que representa ganhar a Libertadores?
- Ganhar a Libertadores digamos que não será decisivo para minha carreira, até porque tenho muitos anos de trabalho pela frente (risos). Mas sem dúvida pode ser muito importante, pois se trata de uma competição internacional onde só participam equipes campeãs nacionais. Já tenho título do Brasileiro e da Copa do Brasil. Então agora vamos em busca desse que ainda não tenho. Espero que a FIFA decida pela realização do Mundial Feminino o mais rápido possível.

O que representaria um Mundial de Clubes feminino, caso fosse criado?

- A Fifa tem implementado medidas importantes para o desenvolvimento da modalidade, o que é extremamente justo, pois o acesso e igualdade de condições para todos se desenvolverem deve ser uma missão de toda entidade esportiva. E historicamente as mulheres sempre foram muito cerciadas no meio do futebol. Três pontos foram importantes para esse tratamento desigual.

1- Leis que as impediam de jogar no Brasil e em outros países.
2- Sociedades machistas e autoritárias que tiram a oportunidade de inclusão das mulheres no futebol.

3 - E a falta de visão de que quanto mais pessoas praticando e envolvidas no futebol, independente do gênero, só faz melhorar o esporte como entretenimento e mercado. Portanto, considero que um torneio mundial de clubes será muito importante para dar visibilidade a esse desenvolvimento que tem acontecido no futebol das mulheres, mesmo tarde, mais ainda em tempo.

Relação com o Corinthians masculino

- Em relação ao Corinthians eu penso que não cabe a comparação com o masculino e nem devemos ficar fazendo essa relação, pois são realidades distintas, e cada um (masculino e feminino) tem sua luta e escreve sua história dentro dos clubes. E é muito importante lembrar que nossa equipe representa uma parceira com o Audax, um clube que tem apoiado e incentivado muito o futebol feminino nesses últimos três anos, desde que começou o projeto.






VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









4851 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

vai corinthians

vamos la coringao

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade