5/10/2017 14:14

Ampliação da Arena Corinthians? Shows? Dirigente explica esta e outras dúvidas

Lúcio Blanco, superintendente de operações do estádio, explica planos e comenta realizações

Ampliação da Arena Corinthians? Shows? Dirigente explica esta e outras dúvidas
Arena Corinthians tem capacidade para cerca de 47 mil pessoas (Foto: Marcos Ribolli)


A Arena Corinthians pode ser ampliada? Como está a venda dos espaços comerciais? Haverá mais shows? Quais novidades o torcedor pode esperar para os dias de jogo? Estas e outras perguntas foram respondidas por Lúcio Blanco, superintendente de operações do estádio, em transmissão ao vivo pelo canal do Timão no Youtube.

O dirigente exaltou a média de público do clube em Itaquera (33.007 por partida nesta temporada), reafirmou que a Arena será paga e respondeu a dúvidas da torcida. Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Ampliação
– Estruturalmente, é possível que isso aconteça. O estádio foi construído de maneira que tivesse capacidade de ter uma nova estrutura para aumentar o público da Arena. Mas, hoje, sinceramente a gente não trabalha com essa possibilidade. Nosso desafio em um estádio que, contando todas as área corporativas e camarote de festa, tem uma capacidade de 47 mil pessoas, é ter esses espaços ocupados. A partir do momento que eu tiver a próxima temporada vendida em ingressos, é possível falar num processo desse (de ampliação). Mas hoje a gente não pode pensar nisso enquanto não ocupei todos os espaços da Arena.

Naming rights
– Este é um item extremamente importante, não é um segmento fácil de se negociar. Quem trata deste tema é efetivamente a diretoria do Corinthians, na figura do presidente, com pessoas que apoiam ele. Eu não participo, mas não quer dizer que o Corinthians não esteja trabalhando. Como na negociação da Caixa, não é fácil e simples, leva tempo. E quanto mais divulgado, pior é para a negociação avançar. E o Corinthians não está olhando apenas para o naming right.
– Está todo mundo pensando no nome da Arena, mas estamos trabalhando com setores, cadeiras, espaços... existem muitos outros "naming" sendo trabalhados na Arena. O público corporativo entendeu o valor desse produto, de associar a marca dele a um espaço na Arena. Tem muita coisa positiva acontecendo. Os profissionais direcionados para isso estão obtendo êxito, mas são coisas que levam tempo.

Shows

– É importante ressaltar que o Corinthians sempre manteve e manterá a seguinte política: o campo é um terreno que vai ser preservado. O que estamos fazendo são estudos técnicos de engenharia para que possamos ter estrutura que não comprometa o campo caso a gente venha utilizar. O evento Monster Jam no fim do ano é um exemplo disso. Ele será realizado pois já estava prevista a revitalização do gramado. Temos uma estrutura no nosso campo que é extremamente importante, já que nossa grama é de inverno e por baixo há uma estrutura de ar-condicionado, que não pode ser comprometida. É inegável que o desempenho do time na nossa casa é muito bom. Esse pode ser um dos fatores e trabalhamos para preservá-lo.
– Em contrapartida, temos muitos outros espaços, como estacionamento, onde já fizemos shows e fazemos eventos de manobra de veículos, uma série de coisas. São eventos que fechamos com um ano de antecedência. Nossa prioridade sempre foi organizar a casa, fazer um planejamento para que pudéssemos melhorar a operação e as ativações na Arena. Agora estamos em curso com uma empresa - mas existem outras - que são promotoras de eventos. Para que a gente possa mapear espaços, identificar oportunidades e trazer eventos para cá. Estamos trabalhando neste processo, não tem nada concluído, mas estamos trabalhando em outros eventos do mesmo porte do Monster Jam.
Relação com sócios

– O projeto Fiel Torcedor precisa de evolução. Todos nós concordamos com isso. Estão sendo feitos trabalhos relacionados a isso. Não é só o Corinthians e a Omni que estão envolvidos. Para falar de um projeto dessa grandeza, temos a área de comunicação, marketing, comercial e tecnologia. E empresas. Nosso próximo passo é fazer com que esse seja um projeto não só a quem quer vir aos jogos do Corinthians. Tem que ser muito mais. Você tem aquele torcedor que está distante ou que vem pouco aos jogos. Está sendo feito um trabalho em conjunto. Não é algo que se resolve de forma tão rápida, porque há uma série de integrações que precisam ser feitas. Mas todos nós reconhecemos que o Fiel Torcedor precisa dar novos passos e isso será feito.

Novas tecnologias
– Estamos dando novos passos, como o torcedor que compra pela internet, imprime o ingresso em sua casa, já vem com o ingresso na mão e entra no estádio sem ter nenhum serviço. Estamos reduzindo custo e melhorando atendimento, esse é nosso objetivo.

Parceria com a Omni
– Vamos voltar ao Pacaembu, onde tínhamos uma empresa prestadora do serviço de venda de ingressos e que tinha uma política de cobrança de valores em cima do resultado financeiro do boletim das partidas. Então começamos um movimento no qual dizíamos o seguinte: o trabalho que você tem para vender um ingresso de R$ 100 ou de R$ 30 é o mesmo, não justifica eu pagar percentual sobre a venda. A empresa não entendia e não aceitava que mudássemos. A Omni aceitou. Se fizer um comparativo, no Pacaembu a partir de 2009 começamos a economizar com esse serviço R$ 1 milhão. Passamos a pagar por ingresso vendido, não percentual total.
– Levando isso para a Arena, nossa economia é assustadora, porque as empresas têm por política cobrar sobre o boletim financeiro. Outra coisa: o Corinthians também tem hoje uma empresa de tecnologia que oferece o processo de venda de ingresso, mas quem executa a venda é outra equipe. Por que isso? Porque tenho condição de auditar, ver se o sistema está funcionando direito... Se eu tiver um problema de sistema, essa informação chega de maneira mais rápida. O benefício final para o torcedor é maior. Hoje é raro, quase nulo, o torcedor chegar na bilheteria no horário que estava previsto para abrir e ela estar fechada.


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7788 visitas - Fonte: Globo Esporte

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O problema é que quando terminar essa tal negociação pelos naning, pelos espaços, direito disso, direito daquilo, etc. A dívida já estará irreversível. Presidente incompetente!

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