5/10/2017 08:01

Veja por que o ataque é a maior preocupação do Corinthians no returno

Timão é o segundo pior em gols na metade final do Brasileirão

Veja por que o ataque é a maior preocupação do Corinthians no returno
O sinal de alerta está ligado no Corinthians. Menos pela pontuação no Campeonato Brasileiro, ainda confortável na busca pelo título, mais pelo desempenho ofensivo no segundo turno. O ataque é a chave do técnico Fábio Carille para fazer o Timão retomar logo as vitórias.



Com uma semana de preparação até o duelo com o Coritiba, na próxima quarta-feira, às 21h (de Brasília), em Itaquera, Carille tem o desafio de identificar problemas e buscar soluções rápidas.

Segundo melhor ataque do primeiro turno, com 32 gols (1,68 por jogo), o Timão tem apenas quatro gols em sete partidas no returno (0,57 por jogo). Só supera o Sport, com um gol marcado no período;

O Corinthians precisa, agora, de 25,5 finalizações para fazer um gol. No primeiro turno, necessitava de 6,7. Mais uma vez, supera só o Sport nesse quesito;

Com oito pontos somados em 21 possíveis (38% de aproveitamento), o Timão é apenas o 16º colocado no returno.

– Ainda temos uma diferença, mas não temos de nos ater a ela agora. Temos de achar essa regularidade. As correções e a melhora têm de existir constantemente. Nesse momento de pausa, é refletir bem aquilo que precisa ser feito – afirmou o lateral-direito Fagner, após o empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, domingo passado.

É preciso lembrar que o time deve ter reforço fundamental contra o Coritiba: Jô, artilheiro alvinegro no Brasileiro, com 13 gols, está praticamente recuperado de lesão muscular na panturrilha esquerda. Por outro lado, não terá Ángel Romero, Fagner e Gabriel, suspensos.

Com 55 pontos, o líder do Brasileirão tem oito de vantagem para o Santos, segundo colocado. O GloboEsporte.com mostra abaixo três pontos principais para a retomada do Corinthians.

Sem buscar resultado

O Timão saiu atrás no placar em cinco dos sete jogos no segundo turno – são dois empates e três derrotas. Na primeira metade do Brasileiro, isso aconteceu apenas uma vez: no 2 a 2 contra o Atlético-PR, em Itaquera. A equipe, portanto, ainda não venceu quando teve um resultado adverso no início do jogo.

Isso se deve muito à postura dos rivais, que se fecham quando fazem o gol. No 1 a 1 contra o Cruzeiro, por exemplo, o Timão foi vazado no primeiro tempo e mal conseguiu criar. A equipe celeste deixou campo para zagueiros e laterais trocarem passes, sem eficiência alguma.

Momento técnico de volta

Os dois principais meias do Corinthians não têm gols, nem assistências no segundo turno. Jadson e Rodriguinho deixaram de ser decisivos, e a recuperação deles é fundamental para que o jogo ofensivo volte a fluir.

Jadson, principalmente, precisa recuperar a confiança. O camisa 10 não tem apresentado o futebol do primeiro semestre e vê Marquinhos Gabriel e Clayson pedirem passagem. Os dois reservas, ao lado de Jô, têm sido os melhores do segundo turno. A tabela abaixo mostra isso.

Artilheiros e garçons do Timão no segundo turno

Jogo Gol Assistência
Chapecoense 0 x 1 Corinthians Jô Clayson
Corinthians 1 x 0 Vasco Jô Marquinhos Gabriel
São Paulo 1 x 1 Corinthians Clayson Ninguém (rebote do goleiro)
Cruzeiro 1 x 1 Corinthians Clayson Ninguém (pênalti)
Fonte: GloboEsporte.com
Capricho nas finalizações

Como mostramos no início do texto, o Corinthians precisa de 25,5 finalizações para fazer um gol no segundo turno. No primeiro, esse número era bem menor: um gol a cada 6,7 tentativas, melhor marca do campeonato ao lado do Grêmio.

O número também é fruto dos fatores já citados: a postura mais defensiva dos rivais favorece a pressão do Corinthians, que tenta atacar mais e, consequentemente, finalizar mais. O momento técnico ruim, porém, aumenta o índice de erros.

O maior exemplo está na derrota por 1 a 0 para o Atlético-GO: 32 finalizações, nenhum gol. Estatísticas que precisam mudar se o Corinthians não quiser correr riscos na reta final do Brasileirão.


VEJA TAMBÉM
- Provável escalação do Corinthians para duelo contra o Flamengo
- DECiSÃO TOMADA? Cássio analisa futuro e mantém possibilidades em aberto
- Ex de Jô ironiza situação de jogador preso por falta de pensão









3948 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Carille tem que fazer esses meninos ter cede de gols

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Ter - 19:00 - ueno Defensores del Chaco -
X
Nacional Asuncion
Corinthians

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Fortaleza EC
publicidade
publicidade
publicidade